sexta-feira, 18 de julho de 2014

Um hormônio típico da juventude

Hormônio da juventude transforma lagarta em mestre do disfarce

Lagarta muda completamente de aparência do início da fase larval até o final. 

Um hormônio típico da juventude é o responsável pelo enorme talento para o disfarce das lagartas, de acordo com pesquisadores japoneses, da Universidade de Tóquio. A borboleta rabo-de-andorinha, na sua fase larval, apresenta camuflagens completamente diferentes, de acordo com a fase da vida em que estão. 



A lagarta em três estágios: logo no início da vida; durante a transformação para o segundo estágio; e com a camuflagem para se esconder nas folhas (Foto: Science/Divulgação)

Em seus primeiros estágios, ela se parece, com o perdão da imagem, cocô de passarinho: preta e branca -- e meio nojenta. Quando ela se desenvolve mais um pouco e passa a viver em folhas, fica grande e verde para se esconder na folhagem. Ao comparar os dois momentos, parece que estamos falando de dois bichos completamente diferentes.


Na pesquisa apresentada na revista "Science" desta semana, a equipe do pesquisador Haruhiko Fujiwara descobriu que a mudança ocorre pela queda nos níveis de um hormônio após essa fase inicial. "Esse hormônio é conhecido por estar envolvido na regulação da metamorfose em borboleta", afirmou Fujiwara ao G1. "Agora, descobrimos que ele também trabalha na transição da aparência da larva", disse ele.



Borboleta 'golpista' engana formiga para que ela adote seus filhos.



Iludida, formiga acha que larva que carrega é de sua ninhada.Quando descobre a trapaça, começa uma 'guerra evolutiva'

Beleza não serve de nada sem uma boa dose de esperteza. Que o digam as borboletas européias Maculinea alcon, que desenvolveram um truque para lá de sujo para garantir alimento abundante para seus filhotes. Elas enganam as formigas, que passam a acreditar que as larvas de borboletas são suas e as criam como mães dedicadas. Quando percebem a enganação, as formigas iniciam uma verdadeira guerra pela sobrevivência.

Enganada, a formiga nem percebe que a larva da borboleta é bem maior que 
a sua (Foto: Science/David Nash)


Tudo começa com a química. As borboletas desenvolveram uma camada protetora que é muito parecida com a das formigas. Quando vêem uma larva de borboleta em seu caminho, as ingênuas formiguinhas acreditam que se trata de seus filhotes, que por acaso foram parar fora de ninho. Elas pegam a larva e levam para casa, onde criam as futuras borboletas, que, por serem muito maiores que uma larva de formiga, acabam ganhando mais comida que as irmãs de criação.

Foto: Science/David Nash
Borboleta da espécie Maculinea alcon (Foto: Science/David Nash)
Mas como mentira tem perna curta, as formigas estão começando a perceber o engodo. Com isso surge o mais interessante para o líder do estudo, David Nash, da Universide de Copenhagen, na Dinamarca: as duas espécies passam a travar uma verdadeira “corrida evolucionária”.

Em seu estudo publicado na revista “Science”, Nash mostra que as borboletas têm mais chances de sucesso quando entram em formigueiros que não eram normalmente parasitados. As formigas que já tinha caído no truque eram mais difíceis de enganar. Em resposta, algumas borboletas parecem estar matando seus pais adotivos e procurando outras espécies para iludir. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário