terça-feira, 10 de outubro de 2023

Guia básico das borboletas ameaçadas de extinção do Brasil.v1

 Segue link disponibilizado na página do Labor,

Laboratório de borboletas da Unicamp.






Augusto H.B. Rosa, Onildo J. Marini-Filho & André V.L. Freitas

Se você já viu qualquer borboleta presente nesse guia na
natureza, pedimos a gentileza de entrar em contato:
augustohbrosa@hotmail.com
Facebook: Augusto Rosa

Versão 2 atualizada disponível. Clique aqui!

Resumo

Este guia básico faz parte do projeto: “Como a ciência cidadã pode ajudar na conservação das borboletas ameaçadas de extinção do Brasil?” Iniciado em 2019, esse projeto visa avaliar como o conhecimento do público em geral sobre borboletas ameaçadas de extinção do Brasil (baseado em registros visuais/coletas/relatos) pode auxiliar na conservação desses organismos. O projeto será aplicado via mídia social FACEBOOK, utilizando chamadas contendo imagens das borboletas ameaçadas e suas informações básicas. Ao final, os dados gerados podem fornecer novos registros de ocorrência, notas sobre o comportamento das espécies e essas informações serão utilizadas para uma melhor avaliação do status de risco de extinção dessas espécies da nossa fauna brasileira.

Para melhor visualização, por favor, use o browser do seu computador

Informações

- As espécies retratadas aqui são aquelas constantes na última lista de espécies ameaçadas (Portaria MMA nº 444, 2014) e também espécies fora da lista, mas que também são de interesse de estudo;
- Esse é um guia básico, portanto nem todas as imagens estão completamente limpas e com boa qualidade;
- Parte das imagens não são de nossa autoria, assim citamos a fonte na legenda da imagem e nas referências. As demais são de nossa autoria;
- Poucas imagens possuem escala (1 cm), então as que não possuem podem não ter seu tamanho real retratado no guia.
- Muitas borboletas desse guia podem ser confundidas com outras espécie não ameaçadas de extinção pois há uma grande quantidade de espécies muito parecidas. Então atentem-se para as siglas dos estados brasileiros na legenda das imagens, pois a maioria delas possui restrição geográfica.
Exemplo: Se a foto da sua borboleta for do estado Pará (PA) e a borboleta ameaçada é do estado Espírito Santo (ES), muito provavelmente não será a espécie ameaçada em questão. De todo modo, sugerimos que nos envie a foto para confirmar a espécie.

Modelo imagem


A publicação encontra-se no link a seguir:






Nenhum comentário:

Postar um comentário