segunda-feira, 9 de maio de 2016

Mariposa migratória desperta atenção por onde passa em Manaus


Especialista acredita que a espécie esteja vindo da região de Roraima com destino ao Sul do Amazonas

MANAUS - Uma visita chama a atenção dos manauaras. Trata-se da mariposa Urania leilus de cores vibrantes, incomuns entre os insetos da cidade. Nas redes sociais, os relatos sobre a presença da mariposa são muitos. De acordo com o técnico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e observador de insetos, Francisco Felipe Xavier, elas provavelmente estão vindo de Roraimaou do Sul da Venezuela com destino ao Sul do Estado do Amazonas.
"Estamos assistindo a uma 'invasão' desses bichos impressionantes aqui em Manaus. Por toda parte e a todo momento você vê uma passando. Não descobri ainda seu nome popular, se é que tem um, mas já a batizei de 'passageira'. Parece sempre estar viajando pra algum lugar, sempre cruzando rapidamente a sua frente", escreveu o veterinário Anselmo d'Affonseca em seu perfil com a postagem da belíssima imagem que ilustra esta matéria.


A 'passageira', Urania leilus, em registro do veterinário do Inpa. Foto: Anselmo d'Affonseca/Inpa

De acordo com Xavier, a Urania leilus é uma espécie de mariposa diferente da maioria dos insetos da ordem dos Lepidópteros. "Ela é uma mariposa diurna, enquanto a maioria delas têm hábitos noturnos", explica. Os Lepidópteros compõem uma ordem muito diversificada de insetos, entre eles, borboletas e mariposas. Não se sabe o porquê a Urania leilus se adaptou a vida diurna.
"Nós conhecemos muito pouco da vida das mariposas, mas existe um sistema de reprodução biológica que as orienta a depositar ovos em um ambiente melhor e seguro. Por isso elas migram", acrescenta.
Sobre a passagem por Manaus, Francisco diz, com a experiência de mais de 25 anos coletando espécies para a coleção do Inpa, que a mariposa passa pela cidade todos os anos. "O que é atípico é a quantidade. Normalmente, elas passam em menor quantidade, mas este ano estão em população muito maior. Talvez isso esteja acontecendo por causa das mudanças climáticas", opina.
É importante observar
A migração de borboletas é um acontecimento importante nos Estados Unidos. Lá, a migração da Monarca, durante o inverno frio para locais mais quentes no México, é atração turística por onde a espécie passa. "Os hotéis ficam lotados durante o período", diz Xavier. Outra peculiaridade interessante sobre a Monarca é que a espécie possui uma bússola biológica. "Os descendentes retornam ao local de origem dos 'seus pais'", explica. Ele diz que a atividade de observação da passagem destes insetos é muito importante, mas no Brasil ainda é pouco praticada.


Migração das monarca é atração turística nos EUA. Foto: Reprodução/Shutterstock

Para que as borboletas, ou mariposas, possam migrar, a rota precisa de vegetação abundante, pois elas usam as árvores de florestas nativas ou fragmentos florestais para descansar. O próprio movimento está ligado à segurança alimentar das larvas.

Como bom observador, ele promete monitorar o movimento da Urania leilus em Manaus e região metropolitana para ter certeza do destino da espécie. "Também vou falar com amigos de outras cidades, pois a troca de informações é importante. Acredito que elas estejam indo para a região do Rio Amazonas, mas ainda é cedo para afirmar", conclui.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Fonte: http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/meio-ambiente/mariposa-migratoria-desperta-a-atencao-por-onde-passa-em-manaus/?cHash=2e8619c9b6081d39a78187b6d8ca0a3a

Créditos: Izabel Santos
izabel.santos@portalamazonia.com