Parceria entre borboletas e formigas
As primeiras liberam açúcar enquanto as lagartas são protegidas
O biólogo Lucas Kaminski, foi um dos grandes colaboradores que fizeram muito para o sucesso do nosso livro de borboletas.
Abraços amigo Lucas.
Segue texto publicado no EPTV.com-noticias, em 21/01/2011 - 10:10
Mas aqui, desta vez, a parceria descoberta entre elas pelo biólogo Lucas Kaminski, em sua pesquisa de doutorado na Unicamp, provou que as borboletas possuem glândulas que produzem uma substância doce, das quais as formigas se beneficiam. Quase que instintivamente, o trato está feito.
Em outras palavras, numa relação mútua, quando essas borboletas têm suas “filhas” (as lagartas), elas são protegidas contra os ataques de outros inimigos naturais e podem se alimentar das plantas ocupadas pelas formigas sem correr risco de serem atacadas.
Em resumo, as borboletas, que geralmente não têm como lutar contra outros herbívoros, no caso dessas famílias, têm nas formigas as guardiãs das larvas.
A tese de doutorado está inserida dentro de uma linha de pesquisa consolidada na Unicamp, que aborda a interface da interação entre plantas, formigas e herbívoros no Cerrado, coordenado por Oliveira.
Parabéns amigo Lucas Kaminski
Outras informações no http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2010/ju463_pag03.php.
Nenhum comentário:
Postar um comentário