quinta-feira, 23 de junho de 2016

A Borboleta Rosa-de-luto




Heraclides anchisiades capys (Hübner)
Lepidoptera, Papilionidae. 

Lagarta conhecida como rosa de luto, ou até flor de defunto, devido ao cheiro fétido exalado pelo *osmetério, que é um órgão de defesa bifurcado que fica escondido acima da cabeça da lagarta.

Uma dica na criação desta e de outros papilionideos.

 

Não é mais segredo que *bandejas de papel para ovos, tornou se item entomológico nas criações em pequena escala, criações comerciais ou até nas criações massais de insetos, seja para ração animal ou para alimentar pets, tornou se vital, pois deixa o nicho areado e fornece abrigo.

Com isso, a criação de insetos para ração animal ou mesmo vivos para alimentar pets é a grande oportunidade no País.



 

A Organização das Nações Unidas (ONU) sugeriu o consumo de insetos no combate à fome. A prática pode ser alternativa para melhorar o estado nutricional de populações carentes de proteína. Por razões culturais, esse é um mercado pouco difundido no Ocidente - ao menos nos moldes sugeridos pela ONU.


Assim, nesta linha de raciocínio, muitas pesquisas se mostraram atraentes, como exemplos;


Nutrição de precisão eleva produtividade na pecuária.

Especialista holandês diz que pessoas preferem comidas com insetos.

Representante da FAO aposta no consumo de insetos: vai ser como sushi.

Organização recomenda alimentação com insetos para combater a fome.


FAO quer explorar potencial alimentício dos insetos.

 etc, etc... Mas isso é outro assunto, então vamos voltar ao foco.


Material a partir de adulto (fêmea) coletado em campo e colocado em telado  foi oferecido plantas do gênero citrus sp. onde foi feita a postura.


 Material mantido em BOD.






Eclosão dos ovos, lagartas de primeiros ínstares se alimentando.


Lagartas de várias idades.


Próximas de Pré-pupa.


Pré-pupas.



Nesta fase de Pré-pupa decidimos  em não deixar mais em galhos e após se transformarem em pupas adotamos a Bandeja de papelão.

Pupas sexadas e acondicionadas.


Close das Pupas acondicionadas.




Curioso que o diâmetro do furo da base de cada compartimento dos ovos, é a medida certa para encaixar as pupas de modo que quando ocorra a emergência do adulto, este possa distender suas asas sem maiores dificuldades.


                                      
Pupas sexadas e acondicionadas.



Próximo de emergir adultos.



Primeiros adultos de inverno.


Primeiros adultos de inverno.

Material de baixo custo, muito fácil de ser adquirido e depois de usado ainda pode ser reciclado.

Muito bom, deu prova, recomendo.
Abraços.



João Angelo Cerignoni, LEA-Departamento de Entomologia 
Técnico de Laboratório - Entomologia Florestal e Controle Biológico.
http://borboletasbr.blogspot.com.br/
ESALQ/USP/PIRACICABA 



















17 comentários:

  1. Muito obriago João. Valiosa informação!

    ResponderExcluir
  2. Estou com um monte dessas lagartas em minha laranjeira que é bem pequena tem 1,20 de altura, não queria matar as lagartas, mas temo que elas acabem com a minha laranjeira. O que eu posso fazer neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o mesmo problema. O que fiz foi tirar as lagartas, colocar em um pote de vidro e alimentá-las. Vou podando minha pequena laranjeira e dando as folhas para as lagartas. É uma maneira de tentar salvar a ambos.

      Excluir
  3. Marcia o Gabriel fez o mais correto, desta forma preserva a planta e da uma chance para as lagartas atingirem a fase adulta. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá João, estou me formando em agroecologia e para compor minha caixa entomológica estou criando essas lagartas, gostaria de saber quanto tempo em média leva até as larvas virarem pupas e quanto tempo de vida total leva o ciclo de vida do inseto.
    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara depende do instar que estão as lagartas, contudo, depois que se transformarem em pupas, em mais ou menos 10 dias emergem os adultos. Pode ser que algumas demorem mais que outras para formarem uma outra população. Abraços.

      Excluir
  5. As lagartas da rosa-de-luto comem folhas de acerola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane, não tenho relatos, ela prefere citrus, contudo, pode ocorrer em arruda e algumas espécies de piperaceae.

      Excluir
    2. Oh, João Angelo, muito obrigada. Pode me tirar outra dúvida? Recolhi os ovos da rosa-de-luto que estavam no meu pé de ponkan, os coloquei num potinho plástico com furinhos e eles acabaram de eclodir. Essas larvas se alimentam imediatamente de folhas ou comem os ovos de onde saíram? Tenho mais uma folhinha com ovos que devem também estar prestes a eclodirem. Como devo proceder?

      Excluir
  6. Jane, desculpa a demora. :/ . Elas comem as cascas dos ovos e e depois procuram folhas da brotação. Pode encontrar outra planta de citrus e colocar os ovos ou lagartas para tentarem a sorte. :)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, João. Eu fiz isso. Espero que vinguem :)

    ResponderExcluir
  8. oi sou a Rose , tenho umas pupas que peguei das laranjeira ja estão saaindo borboletas mas quero fiar com algumas , quero saber o que dou de alimento para elas , desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  9. É normal as borboletas rosa de luto voltarem para morrer onde nasceram? Acompanhei todo o processo delas na minha laranjeira, e após virarem adultas, algumas voltaram depois de umas duas semanas e estão morrendo aqui na laranjeira onde nasceram. Tem 3 nesse momento.

    ResponderExcluir
  10. Quanto tempo demora o processo de entre a lagarta de trincar borboleta?
    João, obrigada por esse post. Ajudou muito aqui.

    ResponderExcluir
  11. Achei várias larvas em uma folha no meu limoeiro, cortei a folha da árvore onde estavam, pois não sabia o que era, depois pesquisei e vi que era a borboleta rosa de luto, e elas foram para a minha parede, tem algumas larvas e outra em um casulo.

    Não quero jogar elas fora,por não conhece-las tenho medo que voltem pro limoeiro e uma outra árvore frutífera que tenho,e no mesmo espaço tenho plantas medicinais e temperos também.

    Poderiam me orientar como deve proceder, agradeço.

    ResponderExcluir