quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Lagartas são devoradas vivas.


Larvas de vespa que comem lagarta viva!




O que são estes ovos na lagarta?



Uma lagarta taturana que foi parasitada por micro-himenópteros, umas vespinhas bem pequenas ,sendo que suas larvas se desenvolveram no interior da lagarta e agora saíram para empupar, a lagarta ficou viva este tempo todo, só agora ela foi morrer.


Essas estruturas brancas presas na lagarta parecidas com ovos cilíndricos são na verdade pupas de uma vespa. Isso mesmo! Precisamos “começar do começo”… Bem, as vespas (insetos da mesma ordem das formigas e das abelhas) pertencentes, geralmente à família Braconidae, são conhecidas por serem insetos diminutos, com menos de 1 cm de cumprimento, no geral de cor escura que possui um ciclo de vida bastante interessante.
Essas vespas escolhem uma lagarta bem saudável e gordinha para iniciar seu ciclo reprodutivo. Cuidadosamente utilizam seu ovopositor para fazerem a postura de seus ovos (que podem chegar a 80) sob o tegumento (a pele) da lagarta. O processo é tão sutil que a lagarta mal percebe o que está acontecendo. Uma vez inoculados no corpo da pobre lagarta, os ovos amadurecem e então eclodem. Dali, saem larvas de vespas famintas que iniciam logo seu ritual macabro: elas devoram toda musculatura e vísceras da pobre lagarta, tomando os devidos cuidados para que seus órgãos vitais não sejam comprometidos logo, pois com a morte do hospedeiro, todo o ciclo não teria sucesso.
As larvas da vespa, se alimentam e crescem ali mesmo, dentro da lagarta, que a essas alturas já não está tão bem. Quando estão devidamente desenvolvidas e prontas para se tornarem adultas, “comem” o caminho de volta através da pele do hospedeiro e uma vez fora, pupam formando inúmeros casulos ovais e esbranquiçados do lado de fora do corpo da lagarta. Ficam ali presos torturando a pobre lagarta até que comecem a emergir desses casulos. Quando as últimas vespas saem de seus casulos a nossa lagarta já estará tão indefesa e enfraquecida que terminará morrendo.
Essas vespinhas são consideradas inimigas naturais das lagartas. E funcionam como um controle de pragas principalmente nas plantações de tomate. Então, queridos leitores, se virem uma infeliz lagarta carregando casulos por aí, saiba que um fantástico ciclo de vida de uma vespa está prestes a concluir!


Foto 1: Uma vespa escolhendo sua vítima, uma pobre lagarta gordinha e saudável!
Foto 2: Depois de comer a lagarta por dentro, as larvas empupam e ficam do lado de fora do corpo da lagarta.
Fotos 3 e 4 : Com o tempo começam a emergir vespas adultas e a lagarta, enfraquecida,  morre!


Um dos maiores problemas entre os cientista que estudam modificações de um hospedeiro causadas pelo parasita é separar entre o que é “intencional” e adaptativo para o parasita do que é uma simples consequência do processo. Por exemplo, você espirra quando está resfriado porque suas vias respiratórias estão irritadas ou porque essa é a maneira que o vírus encontrou de se espalhar? Não me lembro da resposta para essa pergunta, e se você tiver fique à vontade nos comentários. Já o caso que veremos abaixo não deixa dúvidas do quão capazes as vespas são de mudar o comportamento do hospedeiro intencionalmente.

Foto Thyrinteina sp


A lagarta da foto acima é de uma mariposa da espécie Thyrinteina leucocerae e se alimenta de folhas de goiabeira e de seu parente próximo, o eucalipto, também da família Myrtaceae. A goiabeira provavelmente convive com a lagarta por tempo suficiente para desenvolver defesas que mantém sua população baixa (lembre-se da dinâmica de interação parasita hospedeiro), já o eucalipto não, pois ele é uma planta exótica, trazida da Austrália recentemente, de maneira que esta lagarta causa bastante estrago em plantações. O grupo de Entomologia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, estudando este problema encontrou uma interação realmente impressionante.


Uma vespa do gênero Glyptapanteles deposita seus ovos na lagarta, algumas vezes mais de 80. A lagarta continua se alimentando e crescendo, enquanto as larvas da vespa devoram a lagarta por dentro, tomando todo o cuidado para não consumir os órgãos vitais (pois é, a sabia natureza, cheia de paz e amor sempre), e acredite, isso não é incomum. Incomum é o que acontece depois. As larvas parasitódes saem da lagarta e formam casulos, para empupar enquanto amadurecem e passam para a fase adulta. Nesse período a lagarta para de se alimentar e passa a montar guarda, protegendo as pupas. Isso mesmo, ela protege as mesmas vespas que a devoraram, atacando com cabeçadas qualquer besouro ou percevejo que se aproxime, de maneira tão eficiente que morrem metade das pupas que morreriam se estivessem desprotegidas.
O comportamento é tão diferente, que se percebe com os dois vídeos abaixo, no primeiro uma lagarta não infectada não dá nem bola para o percevejo, no segundo a lagarta infectada, que está protegendo as pupas nos casulos, ataca com movimentos laterais o percevejo que se aproxima. O que faz isso com a lagarta? Cerca de duas larvas permanecem dentro da lagarta, provavelmente liberando substâncias que alteram o comportamento dela, e posteriormente morrem, junto com a pobre da lagarta. Intrigado com o altruísmo das larvas que se matam para o sucesso das irmãs? Aguarde algus textos que vc verá uma série de exemplos e motivos para isso.


Pois bem, isso é Controle Biológico, onde não se usa agrotóxicos de forma alguma.







15 comentários:

  1. encontrei uma lagarta em uma árvore que parece com as cascas dos ovos. Como posso fazer para mandar a foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perdoe Renata Schol, não recebia comunicados de comentários em minha página. Perdão, agora está td ok. Me mande um email: jaceri@usp.br

      Excluir
  2. incrível!! a natureza é fantástica...estou com lagartas na couve da minha horta e todas estão com ovos de vespa...fui pesquisar curiosa, pensando que lagartas estavam colocando ovos pela primeira vez hahahaha...muito boa a explicação aqui!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia, que bom que a postagem lhe ajudou. Suas lagartas de Coruquereê da couve, (Ascia monuste) foram parasitadas. O controle biológico está agindo naturalmente em sua propriedade. Felicidades.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Também encontrei uma lagarta carregada de casulos na minha goiabeira. Achei que iriam sair dezenas de lagartinhas pra comer todo o meu quintal. Aqui descobri o que realmente estava acontecendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é
      Evelyne Magna Pessoa Chaves.
      A pobre estava parasitada.
      Felicidades.

      Excluir
  5. Agora descobri que minhas lagartas da couve foram parasitárias, vou ter que começar do zero, pois coletei as lagartas para dar início a um borboletario.

    ResponderExcluir
  6. Eu acabei matando a lagarta porque achei que estava carregando os próprios ovos nas costas

    ResponderExcluir
  7. tem uma lagarta que está dentro da pupa e quero saber se ela tem alguma defesa caso uma vespa apareça.

    ResponderExcluir
  8. Ola entao, peguei um desses na mão, tem perigo?

    ResponderExcluir
  9. Comecei um borboletário recentemente e na segunda "leva" de lagartas que recolhi vi uma desse jeito; sabia que era parasita, mas não tinha todo esse conhecimento então eu arranquei esses casulinhos e a lagarta continuou sua vida. Ontem eu vi que outra ficou com os casulinhos dentro do vidro então eu arranquei as duas para colocarem em "quarentena"... Será que elas sobreviverão? Elas não comem, apenas bebem água e hoje vi um cocozinho vermelho, mas a matéria disse que continua larvinhas suicidas dentro da lagarta...Seria melhor sacrificar as lagartas ou vivo a experiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane, infelizmente as lagartas que foram parasitadas não sobreviverão.

      Excluir
  10. Ai, coitadinha. Acabei de tirar esses ovos parasitas de cima de uma lagarta aqui no quintal kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Olá! Quanto tempo leva desde a postura dos ovos da vespa até elas empuparem no exterior da lagarta?

    ResponderExcluir