sexta-feira, 25 de março de 2011

Taturanas _ Lagartas urticantes.


Taturanas Lagartas urticantes, (que queimam)

O CICLO BIOLÓGICO DAS TATURANAS
Todos os lepidópteros têm o mesmo tipo de desenvolvimento, variando apenas os períodos conforme a espécie. Devido à sua importância, usaremos como exemplo a já citada Lonomia obliqua. Esta taturana, mais conhecida no Sul do Brasil pelos nomes de Ruga, Oruga, ou Lagarta-taturana, inicia seu ciclo biológico através do acasalamento dos ADULTOS (mariposas macho e fêmea). Estes adultos vivem em média 15 dias e não se alimentam, pois seu aparelho bucal é atrofiado. Após a cópula, fazem as posturas (aglomerado de OVOS) nas folhas e galhos de árvores frutíferas comestíveis, como abacateiro, ameixeira, pessegueiro, comuns em pomares, ou mesmo em árvores nativas dentro das matas. Após 25 dias em média, as LARVAS eclodem dos ovos, passando a se alimentar das folhas da planta hospedeira durante a noite. Neste período larval de aproximadamente dois meses, as taturanas trocam de pele (ecdise) várias vezes, aumentando de tamanho, podendo atingir 8 cm de comprimento. Vivem em grupos (gregarismo) podendo ser vistas “‘repousando” nos troncos das árvores durante o dia.

Após a última ecdise, elas se transformam em PUPAS, alojando-se na base das árvores, sob o húmus, onde a umidade é alta. Este período dura em média 25 dias sendo uma fase importantíssima no desenvolvimento do lepidóptero devido às mudanças morfógicas e fisiológicas que ocorrem. Após o período pupal, emergem os adultos machos e fêmeas, reiniciando o ciclo biológico.

*As fotos a seguir são de uma das várias espécies de Automeris,  uma mariposa  muito colorida da família Saturniidae e que suas lagartas são responsáveis pelo maior número de acidentes com pessoas.

Lagarta urticante de Automeris sp.


O CICLO da Automeris, assim como todos os lepidopteros, passa de ovo para lagarta, pupa e adulto.

Lagarta urticante de Automeris sp.

ESTRUTURA DAS CERDAS URTICANTES

As taturanas, de forma geral, apresentam uma coloração variada que fascina pela sua beleza, atraindo com muita facilidade principalmente crianças. Ao tocá-las, cerdas contidas no corpo do inseto perfuram a pele humana desencadeando acidentes dermatológicos.
Nas taturanas urticantes, as cerdas são estruturas de ponta aguda e resistente, contendo glândulas produtoras de veneno. Existem diferenças morfológicas que variam conforme a família. Nos Megalopigídios, a base da cerda apresenta uma única glândula inserida no tegumento da lagarta. Quando pressionada por ocasião do contato, a glândula libera o veneno que percorre um canal, sendo injetado na pele humana. A principal característica dos Megalopigídeos é a presença de longas cerdas, frágeis, sedosas e inofensivas, semelhantes a “pêlos” que camuflam os verdadeiros “espinhos” venenosos.
Nos Saturnídeos, a cerda é constituída por um eixo central com ramificações laterais, com glândulas de veneno no ápice. Estas cerdas, cujo nome científico é Scoli, são facilmente identificáveis devido à semelhança com pequenos “pinheiros” . Geralmente, a gravidade do acidente é diretamente proporcional ao número de cerdas envolvidas.

Lagarta urticante de Automeris sp.
NÃO tente fazer isto em casa.


As taturanas, de forma geral, apresentam uma coloração variada que fascina pela sua beleza, atraindo com muita facilidade principalmente crianças. Ao tocá-las, cerdas contidas no corpo do inseto perfuram a pele humana desencadeando acidentes dermatológicos.
Nas taturanas urticantes, as cerdas são estruturas de ponta aguda e resistente, contendo glândulas produtoras de veneno. Existem diferenças morfológicas que variam conforme a família. Nos Megalopigídios, a base da cerda apresenta uma única glândula inserida no tegumento da lagarta. Quando pressionada por ocasião do contato, a glândula libera o veneno que percorre um canal, sendo injetado na pele humana. A principal característica dos Megalopigídeos é a presença de longas cerdas, frágeis, sedosas e inofensivas, semelhantes a “pêlos” que camuflam os verdadeiros “espinhos” venenosos.
Nos Saturnídeos, a cerda é constituída por um eixo central com ramificações laterais, com glândulas de veneno no ápice. Estas cerdas, cujo nome científico é Scoli, são facilmente identificáveis devido à semelhança com pequenos “pinheiros” . Geralmente, a gravidade do acidente é diretamente proporcional ao número de cerdas envolvidas.

Lagarta urticante de Automeris sp.
NÃO tente fazer isto em casa.

PRINCIPAIS LAGARTAS URTICANTES BRASILEIRAS

Embora algumas espécies de taturanas das famílias Limacodidae e Arctiidae possam causar “queimaduras”, são sem dúvida alguma os representantes dos Megalopigídeos e Saturnídeos os responsáveis pelo maior número de acidentes no Brasil. Destacam-se entre estes:

Lagarta urticante de Automeris sp.
NÃO tente fazer isto em casa.


Família Megalopygidae

                           
Taturana-gatinho ou Taturana-cachorinho.

- Podalia sp (Taturana-gatinho ou Taturana-cachorinho) - Megalopyge sp. - Megalopyge lanata - Megalopyge albicolis - Podalia sp. M. lanata M. albicolis

Lagarta urticante de Automeris sp.
NÃO tente fazer isto em casa.

Família Saturniidae

Lonomia obliqua (Oruga, Ruga ou Lagarta-taturana) - Dirphia sp. - Automeris sp.- Hylesia sp.

GUARDE BEM AS CARACTERÍSTICAS DA LONOMIA OBLIQUA


                           
Lonomia oblicua (lagarta macaquinho)

Colorido geral marrom; cerdas em forma de “pinheirinhos”; manchas brancas em forma de “U” no dorso; hábitos gregários; aproximadamente 7cm de comprimento.
Algumas espécies de Hylesia sp. causam acidentes tanto na fase larval como na fase adulta constituindo-se uma exceção. Mariposas fêmeas deste gênero possuem cerdas microscópicas no abdôme que causam dermatite em contato com a pele humana. Este tipo de acidente recebe o nome de Lepidopterismo.

Lagarta urticante de Automeris sp.
NÃO tente fazer isto em casa.

O DOLORIDO ACIDENTE

O maior número de acidentes por lepidópteros é do tipo Erucismo, ou seja, causado pela taturana. Normalmente ocorrem da seguinte forma: manuseando a vegetação, a pessoa toca a lagarta com as mãos ou a espreme com os dedos. Após a introdução das cerdas, o veneno é injetado. A dor é imediata e violenta com sensação de queimação, podendo irradiar-se para outras partes do corpo. O local fica vermelho e inchado podendo ocorrer ínguas.
Acidentes com lonomias apresentam, além dos sintomas citados, hemorragias em qualquer parte do corpo. São comuns o sangramento pelas gengivas, hematomas e urina escura. Este último sintoma caracteriza problemas renais. Hemorragias intracranianas também foram observadas resultando em óbito.

TRATAMENTO

Nos acidentes por taruranas, recomenda-se aplicação de compressa de água fria no local do contato. Caso a dor seja insuportável há necessidade da aplicação de anestésico injetável local. Essa medida deve ser realizada por profissional da área médica.
Havendo sangramento, o acidentado deverá procurar auxílio médico para aplicação de soro específico.
Devido ao grande número de acidentes hemorrágicos a partir de 1989, o Instituto Butantan desenvolveu o Soro Antilonômico que tem a propriedade de reverter o distúrbio causado pela taturana. Atualmente é o único tratamento eficaz . É também de grande importância que a taturana causadora do acidente acompanhe o acidentado, para uma identificação correta.

COMO COLETAR

As taturanas são insetos lentos e mansos. Não “pulam” e não “voam”. Geralmente estão aderidas às folhas, galhos ou troncos das árvores, ocasião em que são “tocadas” pelas pessoas. Para coletá-las basta fazer uso de pinças, gravetos ou objetos semelhantes. Podem ser levemente pinçadas e colocadas em frascos variados de boca larga ou “empurradas” para dentro de uma caixa através de leves toques, forçando-as a entrarem no recipiente. Caixas de sapato são excelentes para a coleta.

EVITANDO O ACIDENTE

É Importante ressaltar que a prevenção ainda é o melhor remédio contra acidentes com animais peçonhentos. Com taturanas não é diferente. Ao trabalhar na lavoura, colher frutos no pomar ou em qualquer atividade em ambiente silvestre, observe bem os troncos, folhas, flores, gravetos antes de manuseá-los. Sempre use luvas!

NA NATUREZA NÃO EXISTEM VILÕES

Apesar das taturanas causarem acidentes e algumas prejuízos, como pragas às lavouras, elas são importantes dentro do equilíbrio da natureza. Sabe-se, atualmente, que o surgimento de lonomias em abundância deveu-se ao desequilíbrio ambiental provocados por desmatamentos, queimadas, extermínio de predadores por aplicação de agrotóxicos e por proliferação de loteamentos em áreas preservadas. Ao encontrar taturanas, não mate-as. Colete-as e procure um profissional para a identificação correta e encaminhamento ao órgão competente. Desta forma, você estará colaborando com a ciência e preservando a natureza.








Fonte: http://www.butantan.gov.br/

Abraços ao amigo e companheiro
Roberto Henrique Pinto Moraes, O (Sr. Taturana)
Com carinho e admiração.




60 comentários:

  1. Caro João,
    Belo artigo sôbre taturanas.
    Como estamos colhendo caquis não raro somos contemplados com umas queimadurinhas.
    E quem seriam aquelas com cerdas cor marrom avermelhadas, também bastante urticantes?
    Um grande abraço
    Otavio/Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Um bom resultado, (não publicado) se fás quando ao entrar em contato com determinada lagarta urticante, se encontra la, tentar esmagar la e aplicar sobre a região afetada, parte de seu intestino... (Nunca fiz isso), mas em nome da ciência vou tentar e reportar o resultado. Abrs João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Ângelo eu já fui queimada por uma taturana...
      Ela grudou no meu braço e dali ninguém conseguia tirar ela...
      Sorte que um tio meu chegou nessa hora...
      Ele veio correndo até a mim e me pegou no colo e me colocou dentro do tanque de roupas...
      Ligou a torneira e deixou a água escorrer pelo meu corpo tdo...
      Com muito custo ele conseguiu tirar a taturana...
      Ele pegou e amassou a barriga dela no meu braço...
      Eu não conseguia nem falar...
      Só gritava e chorava...
      E Graças a Deus e ao meu tio..
      A dor foi diminuindo...
      Meu tio foi esmagando a taturana no meu braço afetado...
      Passado alguns minutos, começou a fazer efeito...
      Foi como um passe de mágica...
      Numa hora eu estava queimando de febre e gritando...
      E depois já estava sorrindo de alívio por a dor ter passado...
      Nunca mais subi num pé de abacate..
      Peguei trauma...rsos..
      Nesta época eu está com 11 anos...
      E hj tenho 51 anos e tenho a marca até hj da queimadura da taturana...

      Excluir
    2. Eu achei uma lagarta, ela é muito grande em relação as outras deve ser pelos pelos ela é idêntica a esta taturana gatilho só que os pelos são cinzas e parecem maiores e entre os cinzas tem uns amarelos pequenos e a mesma?

      Excluir
  3. Funciona, mas faça com um objeto e não com a mão!
    Pode espremer a lagarta e passar a massa verde amarelada que a dor diminui e talvez nem dê íngua.
    Abraço.
    Rogério Amaro.

    ResponderExcluir
  4. Eu toquei em uma a "lagarta-taturana",logo depois senti queimacao e meu dedo inchou,estou com medo de q aconteca algo grave,é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 anos depois vou perguntar "se estiver vivo", como foi a experiência com a lagarta taturana?

      Excluir
    2. Eu expremi uma com gosto na mao sem querer. Pior dor que eu ja senti na vida ate o voltaren e anti alergico na veia fazerem efeito. Isso foi ante ontem ate essa postagem e ate hoje, dois dias depois, eu fico meio grogue e com um gosto ferruginoso na boca.

      Excluir
  5. Digo uma lagarta urticante da familia Automeris sp.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, como é possível alguém pegar essas taturanas mostradas na mão e não acontecer nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque na palma da mão e na sola do pé os efeitos sao menores, e ele não a esmagou ou tocou nos pelo, sendo assim ela não se sente ameaçada e nao lanca os pelos e nem ele toca nos mesmos.

      Excluir
    2. No adulto a pele dos dedos e das palmas das mãos são grossas o bastante para não serem perfuradas pelos espinhos, o quê não ocorre com as crianças e quê também são mais suscetíveis ao veneno e não devem tocar nas taturanas.

      Excluir
    3. Fui parar no pronto socorro por causa dessa lagarta...ao subir em um pé de louro toquei a região dos olhos nela...nem quero me lembrar da dor insuportável. Mas depois do inchaço fiquei com marcas por uns tempos..

      Excluir
  8. Lucas parece que ao tocar/espremer é que a lagarta pica...ele não lhe toca em cima do dorso com as mãos..penso que deve ser do tipo 'injeção'..apenas quando apertado é que solta o veneno..

    E não sei se são as mesmas cá de Portugal a que chamamos de lagarta de pinheiro que este ano tem sido uma terrível praga.. (nestas imagens a mais parecida é a lagarta macaquinha)
    Parabens pelo Blog, gostei muito de conhecer:)
    A Malaika

    ResponderExcluir
  9. Também achei estranho ele tocar essa largarta, que já me queimou várias vezes e nao acontcer nada com ele, deu até calafrios aqui de ver esta imagem...

    ResponderExcluir
  10. Uma vez uma Lonomia oblicua me picou, mas depois de 2 dias de muita dor e uma agonia incessante, a lagarta morreu...

    ResponderExcluir
  11. Brincadeiras a parte gente, agora é sério, eu tenho pavor de taturanas desde que fui picado (tinha uns 13 anos) passei mal e fui pro hospital, cheguei a ter pesadelos vários dias depois com a taturana (algo como se ela fosse gigante e fosse me devorar) kkk
    Desde então até mesmo nessa página olhando as imagens da mesma, eu sinto ânsia de vômito, começo a tremer, uma vez ou outra mudo a aba da página pra parar de ver...
    Mas os fatos são que eu devo ter um trauma sobre tais criaturas mas entendo que apesar da periculosidade, são criaturas lindas e necessárias no nosso meio ambiente...
    Portanto não saia matando quando ver uma, só mantenha distância e deixe a natureza seguir o rumo...

    ResponderExcluir
  12. Calma pessoal, são criaturas fantásticas, o segredo é respeitá-las.
    As pego com o maior cuidado por trabalhar a tempos com estes insetos, mas não aconselho.. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insetos???
      Eu achava que insetos eram classificados por terem 3 pares de patas e antenas
      Assim como aracnídeos, 4 pares de patas e 1 par de queliceras

      Excluir
    2. No caso as lagartas se enquadram a esse tipo (insetos) pela metamorfose posterior?

      Excluir
    3. Eu pensava que as lagartas eram larvas e depois de pulpa viravam insetos

      Excluir
    4. Ai Gabriel, Os insetos têm seis patas e as aranhas oito. O corpo do inseto tem três partes e o da aranha só dois. A maioria dos insetos possui antenas e asas e as aranhas não.

      Excluir
    5. Poxa, são características bem peculiares e que muitas vezes passam despercebido entre aranhas e insetos, eu sempre contava as patas de aranhas para ter certeza de que era mesmo uma aranha, se tivesse 4 pares BINGO!!! É uma aranha 😂

      Mas sobre as taturanas, elas se enquadram em que tipo antes de se transformar em algum inseto?

      Excluir
    6. Gabriel, boa tarde. Dá se o nome de lagarta ao primeiro estágio larval dos insetos da ordem dos Lepidoptera, que podem se transformar em borboletas ou mariposas. Possuem no tórax, seis pernas, usadas para segurar o alimento que são chamadas de “pernas verdadeiras”, permanecerão no corpo do inseto mesmo após a metamorfose.

      Excluir
    7. Essa das pernas verdadeiras eu não sabia, muito bom adquirir conhecimentos, obrigado por passar a nos o que sabe, isso diferencia muito as pessoas, as que sabem e guardam o que aprendem, e as que sabem e repassam seus conhecimentos ensinando os outros
      Parabéns

      Excluir
    8. Valeu Gabriel :)
      Que bom que pude ajudar.
      Felicidades.

      Excluir
    9. Elas tem veneno ou nn essas largatas eu achei umas aqui em casa sq NN sei se tem veneno aí NN peguei queria saber se tem algum risco

      Excluir
  13. Muito válido o texto, edificante parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Disponha pois o objetivo do site é informar e trocar informações. Att; joão.

      Excluir
  14. Oi queria saber como alimenta las pq vou pegar uma da familia arctiidae e a princípio estarei dando folhad de manga e goiaba. ....quero criar até tornar borboleta para meu filho ver e soltar depois

    ResponderExcluir
  15. Fui picada por uma lagarta que não encontro na Internet, ela era colorida e tinha espinhos longos, mas só senti uma queimação, depois de 2 ou 3 anos minha pele mudou, tenho alergia à qualquer toque até de borracha e vento tudo isso causa uma irritação em minha pele, minha irmã foi picada por uma igual, mas os sintomas duraram apenas uns 02 meses, e era só quando ela entrava em rios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliene, peço para fazer estas e outras perguntas mais especificas diretamente com o colega Roberto do Instituto Butantan. taturana@butantan.gov.br
      Obrigado

      Excluir
  16. Adorei o artigo! Sou apaixonada por lagartas desde que me recordo! Quando tinha 6 anos eu era conhecida pela garota borboleta, garota lagarta e alguns me chamavam de garota inseptus ( inseptus mesmo, não insetos) eu vivia andando com lagartas nas palmas das mãos, boborletas paravam em mim hehehehe eu adorava! Sempre peguei com muito cuidado, parava a mão na frente delas enquanto andavam e as vezes pegava gravetos e relação nelas de vagar para andarem, já fui queimada por essa taturana Automeris doeu muito, mas foi por erro meu, com os anos aprendi que as que apresentam pelinhos ou cabelos finos como bicho de pelúcia você até pode tocar de vagar, mas as que apresentam esses pelos mais grossos e duros como pinheiro se tocar você leva ferruadas hehehehe... Queria tirar uma dúvida que tenho desde muito pequena, se eslas forem para o dorso das mãos ou para os braços e relarem nos pêlos que temos elas nos férrão? Sempre peguei, só as deixava andar nas palmas das mãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raiana, desculpa a demora. Só queimam quando as cerdas, ou (espinhos)quebram e o liquido entra em contato com a pele nas partes mais sensíveis.

      Excluir
  17. Eu achei esse texto em outro site também

    ResponderExcluir
  18. Sr. João Angelo encontrei uma lagarta se banqueteando na minha amoreira. Levei um susto e seguindo sua sugestão enviei e-mail com foto e filme para o Sr. Roberto Henrique do Instituto Butantan. Ele gentilmente e prontamente respondeu ao meu e-mail me tranquilizando quanto a identificação da lagarta (como da família Arctiidae), que podem causar irritações superficiais, nada mais importante.
    Enfim agradeço muito ao seu blog, e ao Sr. Roberto Henrique tão esclarecedor e tranquilizador.
    Obrigada
    Angela Maria Amaral de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela Maria, esta é a meta do nosso Blog. Obrigado por nos procurar.

      Excluir
  19. Quando eu era criança eu brincava e matava as lagartas do pé de laranja que tinha no quintal de minha casa. Me sentia a mulher Maravilha que "salvava" minha família dos monstros reais (as lagartas). Eram muitas !! Eu sentia medo e ao mesmo tempo coragem de matá-las. Tacava fogo em muitas por pura maldade rsrsrs .... coisas de crianças! Mas hoje eu morro de medo delas. Tenho pavor de ver uma lagarta de fogo na minha frente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já matei umas 38 aqui em casa, desde o último dia 12 de Janeiro. Não sei de onde estão vindo, mas não posso deixá-las vivas e circulando livremente pois são perigosas. Eu as queimo com jornais embebidos em álcool.

      Excluir
    2. Puxa...será que não tem uma forma rápida e menos cruel de matar?..tipo esmagando...

      Excluir
  20. Minha irmã achou muitas aqui em Curitiba na árvore de laranjeira. Horrível e gigantes matou todas as 11.

    ResponderExcluir
  21. Olá !
    Qdo vc diz "Colete-as e procure um profissional para a identificação correta e encaminhamento ao órgão competente", vc se refere ao Inst Butantan em SPaulo ???

    Ja tivemos infestação desta verde nas mãos nas fotos e tbém daquelas fedidas que aparecem em limoeiros. Qdo eu era criança a gente matava, mas hj em dia, mesmo tendo pavor, CASO eu as encontre novamente, gostaria de saber se seria interessante coletar e levar a algum lugar que REALMENTE deixe-as evoluir pois seria bem desagradável rodar SPaulo e não aproveitarem as lagartas.

    Grata

    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Monica, la no Butantan, procure o Prof. Roberto Pinto de Moraes, contudo, minha sugestão e que deixe as lagartas sigam seu ciclo Livres.
      :) Obrigado.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Parabéns pela página repleta de informações úteis!

    Vamos lá rs

    Eu estava atravessando uma cachoeira andando praticamente de quatro, quando fui me apoiar em uma outra rocha e enchi a mão em uma dessas chifrudas verdes!
    Juro que senti como se fossem vários palitos de dentes me perfurando e me assustei porém não tinha compreendido o que havia causado isso.
    Procurei e procurei quando vi que não havia nada em uma rocha em meio a água mas havia uma “graminha” eu olhei mais de perto e vi a lazarenta quietinha, eu surtei pq sempre tive pavor de taturana e bigatos!
    Dai eu passei a chorar feito criança rs
    Percebi que a bendita tinha caído de um galho da árvore que beirava o rio...

    Na hora queimou, vermelhou, inchou e pior! Ficou os buraquinhos do chifre em minha mão.
    Saímos do local e entre o trajeto de 20 min a minha mão inchou muito e os dedos ficaram roxos!
    Fui na farmácia e me mandaram para o hospital.
    No hospital me deixaram em observação tomando soro e medicação.
    Fiquei com a mão mega inchada uns 5 dias, hj duas semanas depois eu a minha mão está normal porém sinto dores no local afetado na palma da mão e no dorso da mão. Será que ainda estou em fase de reabilitação ou algo foi afetado ?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo Jacaré, o pior já passou, teve sorte pois poderia ser muito pior, sua sorte foi procurar atendimento médico. Esse pequeno incômodo vai sumir com o passar dos dias.
      Abraços.

      Excluir
  24. Es la misma que ll Saturniidae Hemileucinae Automeris naranja, como se puede ver en https://www.youtube.com/watch?v=xRhH8X4hvGs o es otra?

    ResponderExcluir
  25. Ola. Acabo de coletar 4 dessas lagartas verdes aqui no meu quintal em uma Ixoria. O que eu faço? No site do instituto Butantan diz até que eles usam para fazer soro. Mas eu moro no RJ.

    ResponderExcluir
  26. Eu já fui queimada por uma destas verdes...sem querer...pois coloquei a mão no muro e não vi que a gorduchinha estava lá...isto dói!

    Acabei de achar uma no meu quintal...tirei e joguei no jardim da frente...tenho dó de matar...mas amanhã vem o jardineiro...o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  27. Meu marido foi plqueimado por a dessas... foi ao médico ele mandou pra casa disse que nao existe remédio pra isso... estou idgnada esta muito inchado e coçando... owue faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa não ter respondido antes.
      Toma muito cuidado pois se a lagarta for Lonomia, tem remédio sim, caso seja outra espécie não tão perigosa como a lonomia,qualquer produto de limpeza que contenha amoníaco na formula ajuda muito.

      Excluir
  28. Como as lagartas das taturana verde ficam depois da metamorfose????

    ResponderExcluir
  29. Ontem esbarrei com a mão uma automeris, e como eu estava andando demorei uns dois passos pra perceber uma sensação de que parecia ter cortado minha mão. Num primeiro momento pensei ter esbarrado a mão nos espinhos de uma roseira. A dor aumentou demais e voltei para procurar onde eu teria "cortado" a mão. Olhando para a mão, a sensação era de corte, mas não podia ver nada. Encontrei numa moita a lagarta automeris. Em 2 minutos a dor era insuportável. Como eu estava no sítio, longe de qualquer remédio não pensei duas vezes, segui a crença popular e esmaguei a lagarta em cima de um tijolo. Peguei com a outra mão o líquido que saiu dela e passei sobre a região afetada. Em 1 minuto já não sentia mais dor nenhuma, porém a mão ficou bastante inchada. Hoje no dia seguinte, a mão está menos inchada e com vermelhidão, mas a sem dor. O líquido interno da lagarta funciona mesmo. Parece um milagre. É um veneno fortíssimo. Mas não deixa de ser um inseto lindo! Coisas da natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Davi pelo relato. Já li também que na falta de nada, a urina também ajuda. Qualquer produto de limpeza que contenha amônia em sua fórmula, pode ajudar também, contudo, o correto é procurar um atendimento médico.

      Excluir