quinta-feira, 31 de março de 2011

Um ilustre visitante de todos os anos.

Pseudosphinx tetrio (Linnaeus 1771).



Pseudosphinx tetrio é espécie de mariposa da família Sphingidae, ordem Lepidóptera. Distribui-se desde o sul do Brasil até o sul dos Estados Unidos da América.



As lagartas se alimentam de plantas, e no processo desintoxicam o venenoso látex presente na maioria das Apocynaceae. A mariposa adulta se alimenta de néctar.

Todos os anos podemos observar sempre na mesma época do ano e na mesma planta, as lindas e perigosas (impalatáveis para pássaros) lagartas coloridas desta mariposa. *(Desconsiderar perigosas).Ler errata.


Lagarta de Pseudosphinx tetrio.

As lagartas tem uma série de defesas contra predadores. O consumo de plantas tóxicas as tornam impalatáveis para a maioria das espécies. Uma exceção é o anu-preto, que consegue se alimentar da lagarta evitando o intestino, parte que concentra o material tóxico. Quando ameaçada, a lagarta pode morder em um gesto de defesa.

Maiores esclarecimentos em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pseudosphinx_tetrio



Lagarta de Pseudosphinx tetrio.

Lagarta de Pseudosphinx tetrio.

Lagarta de Pseudosphinx tetrio.

Lagarta de Pseudosphinx tetrio.

Lagarta de Pseudosphinx tetrio.

Lagarta de Pseudosphinx tetrio.

Lagarta de Pseudosphinx tetrio.

Lagarta de Pseudosphinx tetrio.


O ciclo se inicia com as fêmeas depositando seus ovos.

As plantas hospedeiras das lagartas pertencem a  família Apocynaceae, principalmente do gênero Plumeria, incluindo espécies como a Jasmim-manga (P. rubra), Plumeria Alba e a Orélia (Allamanda cathartica).


Depois de se tornarem pupas, emerge o adulto.


Adulto de Pseudosphinx tetrio.


Plumeria rubra - Jasmim-manga
Planta hospedeira da lagarta.



Plumeria rubra - Jasmim-manga
Planta hospedeira da lagarta.

Plumeria rubra - Jasmim-manga

Nome Científico: Plumeria rubra
Sinonímia: Plumeria aurantia
Nome Popular: Jasmim-manga, frangipane, árvore-pagode, plumélia, jasmim-de-são-josé, jasmim-do-pará, jasmim-de-caiena
Família: Apocynaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene

O jasmim-manga é uma árvore encantadora, seu aspecto exótico e suas flores perfumadas envolvem a todos. Seus caule e ramos são bastante robustos e apresentam uma seiva leitosa e tóxica se ingerida. As folhas são grandes, largas e brilhantes e caem no outono-inverno. A floração inicia-se no fim do inverno e permanece pela primavera, com a sucessiva formação de flores de diversas cores e nuances entre o branco, o amarelo, o rosa, o salmão e o vinho. Está disponível no mercado uma forma variegada da planta.

Errata: *(Desconsiderar perigosas).Quando disse que a lagarta é perigosa, quis dizer para um predador que, por ventura, venha a ingerir uma lagarta pois sua planta alimento passa a ela toda sua toxidade tornando-a impalatável, (para aves e ou pequenos mamíferos).




Aos mais interessados, sugiro os seguintes links:

http://www.eol.org/pages/505600

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plumeria


50 comentários:

  1. Sua matéria me ajudou muito... Valeu... :D

    ResponderExcluir
  2. Oi, João! Por que essa lagarta é perigosa?
    leandros@usp.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei com essa mesma dúvida. Diz que é perigosa, mas não cita o porquê. '-' Só sei que perigosa ou não, cortei meu jasmim manga, pois sempre detestei essa lagarta.

      Excluir
    2. Oi Fran, essa lagarta só é perigosa para os predadores, mas ao contrário da maioria das lagartas essa vc pode trocar que não queima

      Excluir
  3. Não disse que a lagarta é perigosa, sim para um predador que venha a ingerir pois sua planta alimento passa a ela toda sua toxidade tornando-a impalatável, para
    aves e ou pequenos mamíferos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim, tá explicado. Poderia ter explicado isso melhor no post para não gerar dúvidas.

      Excluir
    2. Fran Souza, eu irei prestar mais atenção. Obrigado.

      Excluir
    3. Caro João, sugiro a vc dar uma pequena editada em seu texto, assim não passará a impressão de que a lagarta tem toxidade.
      Um abraço terno.
      Juny

      Excluir
    4. Juny Carvalho, Obrigado pela dica, fiz umas mudanças que penso ter melhorado. Peço a todos que leiam o texto todo e se preferirem, que abra os link´s inseridos para entender melhor a postagem. Felicidades.

      Excluir
  4. Sempre tive curiosidade sobre esta relação entre a lagarta gigante com o jasmim manga, desde criança observava todo ano estas visitantes junto com as flores...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reginaldo, a natureza é sábia, toda vida as duas espécies viveram em harmonia sem que uma delas fosse prejudicada.

      Excluir
    2. Eu gostaria de saber como limpar um pé de jasmim que ficou totalmente preto e porque isso aconteceu.

      Excluir
    3. Como assim preto? as folhas? Caso seja as folhas, provavelmente seja fumagina que é causada por fungos do gênero Capnodium sp.Provavelmente culpa de Pulgões.

      Excluir
  7. Boa tarde!
    Gostaria de saber se existe risco para a árvore de Jasmim Manga?
    Temos um pé em nosso jardim, que está infestado de Pseudosphinx tetrio. Pelo menos 20 delas.
    Existe algo a ser feito que não agrida a ambos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baoba, como disse ao colega Reginaldo, a natureza é sábia, toda vida as duas espécies viveram em harmonia sem que uma delas fosse prejudicada pela outra. Pode deixar que elas sabem o rumo que devem tomar.

      Excluir
  8. Muito bom! Aprendi com o post e com os comentários.

    ResponderExcluir
  9. Acho que acabei de pisar, sem querer na cauda de uma delas e meu jardim. Ela vai sobreviver?

    ResponderExcluir
  10. Ela está se mexendo, mas saiu um líquido de dentro dela. Coloquei ela de volta na árvore;

    ResponderExcluir
  11. João, apareceu uma destas minha garagem, agora já empupou, qtos dias sai o adulto? É praga de alguma cultura? Come Ficus tbem?

    ResponderExcluir
  12. Ela pode morder uma pessoa ? Tenho criança e achei ela linda, mas confesso que estou preocupada... E se ela morder transmite alguma doença ou veneno ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer a intensidade da dor pq nunca fui mordido por elas ,mas em relação a doenças ou veneno não precisa se preocupar pós ela não passa nada disso não

      Excluir
    2. Eu não sei dizer a intensidade da dor pq nunca fui mordido por uma mas em questão de doenças ou veneno não precisa se preocupar pq elas não passam não

      Excluir
  13. Apareceu em casa no sitio... q arvora ela da ? Essa especie q citou nao tenho em casa e aparece sempre esta lagarta... eu tenho pavor dela...

    ResponderExcluir
  14. Nossa! apareceu uma enorme no quintal e pensamos que algum passaro nao a aguentou no bico e deixou cair. Meu pai matou. mas custou pra morrer. Ate agora estavamos pensando de onde saiu aquilo. Pai achou qte q era bicho mandado kkkkkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma lagarta inofensiva, nao faz mal a ninguem entao nao presisam fazer mal a ela podem pegar na mao e colocar em algum outro lugar

      Excluir
  15. Temos um pé de jasmim manga, com mais de 40 anos de idade (minha irmã tem uma foto sentada numa galha dele, era ainda bebê, hoje tem 37 anos ela), e todos os anos, desde que tenho lembrança, essa lagartas aparecem, comem todas as folhas e desaparecem. Depois a planta coloca flores e nascem mais folhas. Acho que as lagartas fazem uma poda natural, para a floração ser mais intensa. A natureza é perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja só Ângela como a natureza é sábia, planta e lagarta vivem em harmonia...Abraços.

      Excluir
  16. É possível acabar com essas lagartas? Elas estão se multiplicando e acabando com minha árvore. Tô quase cortando pq tenho pavor a elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphaella Marques, fique tranquila pois a natureza criou a planta e a lagarta para viverem em harmonia, uma dependendo da outra portanto a lagarta nunca irá acabar com sua fonte de alimento ou ela se extinguirá.
      Não se assuste com os bichos, eles são do bem. :)

      Excluir
  17. Tenho 4 cadelas que gostam de brincar com as folhas que caem da minha árvore, infelizmente uma delas "comeu" uma lagarta e vomitou bastante, a veterinária disse que poderia ter morrido e ta custando a se recuperar... Prefiro acabar com essas lagartas antes que elas acabem com minhas cadelas.

    ResponderExcluir
  18. Olá essas lagartas costumam ficar em outros tipos de plantas?,pois onde moro não há dessa planta que você mencionou e sempre aparece dessas lagartas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, como vai?
      O habito alimentar das lagartas de P. tétio, pelo que sei, se restringe a plantas da família Apocynaceae, principalmente do gênero Plumeria, incluindo espécies como a Jasmim-manga (P. rubra), Plumeria Alba e a Orélia (Allamanda cathartica). Caso encontre (esta) lagarta se alimentando de outra planta que não estas, por favor, faça umas fotos e me mande para registros. Obrigado.

      Excluir
    2. Oi amigo acabei de encontrar cinco que acabaram com meu pé de alamanda.

      Excluir
  19. eu tenho essa largata em casa uma não 3 ela e muito linda enfim eu gostei muito do video e das noticias sobre ela prinsipalmente da planta que ela come

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde . Gostaria de saber caso um gato tenha contato com uma dessa lagarta o q pode ocorrer? Ele tá com febre e muito quieto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi colega, caso o gato tenha (ingerido) uma lagarta deve procurar um veterinário. Desculpa a demora em responder. Boa sorte com seu bichano.

      Excluir
  21. Elas sao lindas, mas ainda assim tenho pavor delas, sao enormes! Na casa do vizinho tinha mais de 100 em uma unica árvore! E só porque tenho medo delas, todos os dias aparece uma no meu quintal. Mas tenho pena e a coloco na árvore.... acho que meu pavor está diminuindo com eata ação rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. Gente, alguém sabe identificar essa lagarta que achei na capital do RJ em outubro, e que é do tamanho da Pseudosphinx tetrio? https://photos.google.com/search/_tra_/photo/AF1QipN7urrAlmVb0UCwC6RhdAHbEyX8pItT-P43F8wJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado, no mesmo bairro (Quintino Bocaiúva), encontrei uma semelhante e maior: https://photos.google.com/search/_tra_/photo/AF1QipNLI5teJlPZgIuA4yf3c1qx9nAx2e-L839ZaMBA

      Excluir
  23. Não possuo nenhuma das plantas citadas como fonte de alimento da lagarta, mesmo assim elas estão aparecendo no meu quintal. Meu gato gosta quer "brincar" vom ela. Tem algum perigo para ele?.

    ResponderExcluir
  24. Oi Lucia como vai.
    Então, eu sugiro que tente evitar essas brincadeiras, vai que.

    ResponderExcluir
  25. Achei uma lagarta dessas na escola onde trabalho mas acho que a machucaram...
    Ela está em fase de se enterrar onde a.xoloxo se ela não está se locomovendo só se mexendo lateralmente?

    ResponderExcluir
  26. Oi Ludimila, coloca ela em um balde pequeno com uns 10 cm de terra ou areia umedecida que ela se enterra e se transforma em pupa e depois de mais ou menos um mês, se não foi parasitada, emerge o adulto.

    ResponderExcluir