quinta-feira, 10 de março de 2011

BORBOLETÁRIO

O  Google me mandou o seguinte alerta:



Borboletário - UniverCidade
O Borboletário é um espaço no qual os alunos, após um período de capacitação, ministram palestras e recebem visitas de turmas de alunos das diversas ...www.univercidade.br/uc/cursos/graduacao/.../borboletario.asp

Vamos ver as noticias fresquinhas ???

Alunos e Professores do Curso de Licenciatura em Ciências – Habilitação em Biologia e Bacharelado em Ciências Biológicas – Ênfase em Biologia Ambiental vêm fazendo um inventário das espécies animais e vegetais existentes na área da UniverCidade, na Unidade Recreio, dentro do Projeto Nossa Flora Nossa Fauna.
Foram coletados e identificados dois machos da borboleta  Parides Ascanius, espécie ameaçada de extinção. Os espécimes, após a identificação, foram libertados.
Este foi o fator determinante na construção da proposta de criação de um espaço que objetivasse não só a preservação desta espécie, como também integrasse as áreas de Pesquisa, de Ação Comunitária e de Educação Ambiental, dentro dos cursos.
O Borboletário é um espaço no qual os alunos, após um período de capacitação, ministram palestras e recebem visitas de turmas de alunos das diversas unidades do Colégio Cidade, de escolas públicas, escolas particulares, clubes, associações etc. As mudanças da sociedade causadas pelo desenvolvimento industrial e agrícola, o aumento da urbanização e da sociedade de consumo resultam em uma onda de mudança social em nações desenvolvidas e em muitas nações em desenvolvimento. Os efeitos das transformações em sistemas urbano-industriais no meio ambiente e na sociedade vêm sendo assunto de vários relatórios mundiais, tais como: The Limits to Growth (Meadows et al.1956), The World Conservation Strategy (IUCN / UNEP / W W F, 1980), o Relatório Brundtland, Our Common Future ( World Commision on Environment and Development, 1987), e Caring for the Earth ( IUCN / UNP / W W , 1991).
Esses e outros relatórios enfatizam a necessidade de conservação para sobrevivência e um apelo por maior conscientização sobre o meio ambiente e por parte de todos os povos. A Educação Ambiental contínua, ao longo de toda vida, é essencial para esse processo de mudança social.
A preocupação com a conservação para sobrevivência motivou um grupo de professores e alunos do curso de Biologia Ambiental da UniverCidade, situada em uma área de aproximadamente 500.000m² de Mata Atlântica, em Vargem Grande - Rio de Janeiro. Nessa Unidade funciona o Colégio de Aplicação da UniverCidade, que atende uma clientela de alunos desde o 1° segmento do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
O objetivo geral do projeto é o de sensibilizar os alunos dos diversos segmentos e as comunidades de Vargem Grande, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, sobre a importância da conservação para sobrevivência dos ecossistemas existentes nessa região, tais como: restinga; mangue e mata atlântica a partir da auto-ecologia das borboletas, que são animais sensíveis às mudanças do meio.
Tendo em vista que a clientela da UniverCidade reside na região, espera-se que  os alunos se tornem multiplicadores do projeto junto à sua comunidade (condomínio, escola, igreja, clube etc.)
As borboletas são insetos que atraem a atenção das pessoas por sua beleza, ampla variedade de formas, tamanhos, cores e considerados por muitos como símbolo de renovação e transformação. Outro fator importante é o ciclo de vida do animal que é curto, permitindo acumulação rápida de informações taxonômicas, ecológicas (bioindicadores) e evolutivas.
Espera-se que o Borboletário da Cidade se transforme num espaço de aprendizado a ser utilizado por escolas, clubes, associações, pesquisadores etc. O uso de áreas locais em cidades grandes, médias, e pequenas promove o sentimento de território próprio na medida em que este trabalho de campo tenha relevância direta para o meio ambiente no qual vivem (Hale, 1986).
A área de abrangência do projeto consiste em uma das regiões que mais crescem, tanto em nível de urbanização como no setor de negócios (empreendimentos). Essas atividades são extremamente importantes para a região, mas requerem projetos que contenham medidas mitigadoras com relação ao meio ambiente.
Os futuros empreendedores, fiscalizadores e trabalhadores, hoje, encontram-se nos bancos das escolas, nas praias e nos clubes da região. Essas crianças e jovens necessitam de uma formação que procure desenvolver em cada um o sentimento de harmonia entre o empreendedorismo e a qualidade de vida, independente do papel que desempenhará no futuro.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário