terça-feira, 1 de março de 2011

Livro cataloga borboletas em São Paulo na Região de Piracicaba.

Pesquisadores realizaram estudo completo para identificar e avaliar a fauna de borboletas e a flora associada a elas.


Foto: Divulgação - Além de apresentar as espécies de borboletas, o livro também orienta como montar um borboletário

O conhecimento na criação de borboletas tem contribuído para reduzir o risco de extinção de espécies desse grupo, não somente pela aplicação de técnicas de manejo, mas também pelo fato de sensibilizar os visitantes no contato com animais tão belos e, ao mesmo tempo, tão frágeis. Com o propósito de apresentar, de forma didática e com linguagem simples, as espécies de borboletas encontradas no Estado de São Paulo, foram catalogadas pelo professor Evoneo Berti Filho e pelo técnico de laboratório João Angelo Cerignoni, respectivamente, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), e organizaram o livro “Borboletas”.

Lançamento da Editora Fealq, a publicação surgiu a partir da necessidade do LEA concentrar e ampliar a área de visitação escolar ao borboletário. Iniciaram-se então as pesquisas para identificar e avaliar, na região, a fauna de borboletas e a flora associada a esses lepidópteros. “Assim fizemos um estudo dos aspectos biológicos, das condições de habitat, da estrutura do criadouro, além da manutenção de criação massal e de populações”, comentam os organizadores da obra.

Os dados publicados foram coletados entre 2000 e 2010, em visitas feitas a criadores credenciados nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com objetivo de desenvolver técnicas de criação sustentável.

“Borboletas” traz informações sobre os estágios de desenvolvimento até a fase adulta e sobre as plantas hospedeiras das lagartas. Com destaque para as fotografias dos insetos, o livro está organizado em capítulos por famílias (Pieridae, Papilionidea, Lycaenidae, Nymphalidae), informado características biológicas e de hábito de cada espécie. Além disso, o leitor encontrará todas as informações de como organizar um borboletário, normas e leis do Ibama, diretrizes do plano de manejo sustentado para a criação desses insetos, dúvidas freqüentes e um capítulo sobre lagartas urticantes.

*Ainda dá tempo de você adquirir o seu exemplar...

Informações no site da Fealq (www.fealq.org.br), pelo e-mail livros@fealq.org.br ou telefone (19) 3417 6600.
>
>

Nenhum comentário:

Postar um comentário