terça-feira, 31 de maio de 2011

Quem tem MEDO da Borboleta Bruxa?



Saiba por quê a pobre leva o nome de borboleta bruxa.


Mariposa Bruxa (negra)  Ascalapha odorata.



Pobre mariposa... Uma tradição tão ampla e tão antiga, fica difícil desmitificar. Tal como o gato preto, vem sofrendo por conta de crendices humanas
Pense, no entanto, agora: quem tem mais azar, o humano que viu um animal que só quer calor e foi atraído pela luz ou a mariposa que entrou na casa de uma pessoa "desinformada"?

Mas a ciência é assim mesmo, cheia de mitos, fantasias e tabus.




A mariposa-imperador (Bruxa Branca) Thysania agrippina

Trata se de uma mariposa brasileira da família dos noctuídeos. É a maior mariposa do mundo e, em função disso, é bastante procurada por colecionadores.


Borboleta coruja, Caligo illioneus

Borboleta-coruja: Tem este nome, pois nas asas pelo lado de dentro, ela tem um desenho semelhante ao rosto de uma coruja, com destaque para os olhos enormes e abertos. Esta estampa serve de maneira eficiente para driblar seus predadores.Borboleta de rara beleza é injustamente chamada e confundida com a verdadeira  Borboleta Bruxa de nome  Ascalapha odorata (Linnaeus, 1758);

Para os supersticiosos, quando uma borboleta grande e preta entra na sua casa, é sinal de mau agouro. Dizem também que é uma encarnação de bruxa, ou criança que morreu sem ser batizada. Se é por causa dessas crendices não se sabe, mas muitas pessoas têm medo desses animais inofensivos.
O analista Anderson Novais diz que desde a infância tem medo desse tipo de borboleta. “Quando eu vejo uma, meu coração dispara e eu começo a tremer”, revela.
Ele conta que, quando tinha dez anos, quase tocou em uma que estava na vitrola de seu pai. “Como ela é preta e o aparelho também era, não percebi, mas quando me dei conta, saí correndo de casa, parecia um louco. Nossa! Elas metem medo! Desde então, tenho medo. Nem é por superstição, mas elas não são bonitas e são grandes”, comenta.

Ao contrário dele, o vendedor Fabrício Tomás diz que não tem medo, já que as borboletas são inofensivas. “Elas nem morder mordem. Não te pegam, não fazem nada e acho até bonito de ver”, destaca.

Mas nem todos são como ele. A estudante Jaqueline Godinho, por exemplo, tem pavor desse tipo de inseto. “Eu saio correndo toda vez que me deparo com uma. Não consigo ficar perto. Uma vez uma dessas entrou na sala de aula onde estava e fiz um escândalo. Minhas amigas acham que eu preciso buscar ajuda psicológica”, conta.
A aposentada Maria Inês acredita que, quando uma borboleta dessas pousa na sua janela, é mau presságio. “Não tenho medo delas, mas sinto como se elas viessem me trazer alguma notícia ruim”, explica.


Superstições assombram as borboletas desde a Antiguidade. 



Para os egípcios, quando uma pessoa morria, o seu espírito deixava o corpo sob a forma de borboleta. A crença viajou até Roma, passando pela Grécia, onde a palavra psiké, a psique, servia ao mesmo tempo para a alma, o espírito e a borboleta. Segundo a superstição japonesa, acreditam que a borboleta representa a renovação da vida, e quando duas delas estão juntas representam o amor, no entanto várias delas juntas é sinal de que maus dias virão; e quando uma borboleta entrar na sua casa, com certeza alguém que você gosta o visitará! Algumas pessoas acreditam que as borboletas vem no primeiro dia do ano “avisar” sobre como será aquele ano para a pessoa. Se a borboleta for branca, a boa sorte está garantida. Mas se for preta… O problema é que algumas pessoas acreditam de verdade nisso e matam as pobres borboletas pretas, que são chamadas de “bruxas” em algumas regiões do país.  Dizem que quando as borboletas azuis volteiam voando em nossa volta é sinal de boas notícias a caminho e quando as borboletas marrons, a que se chamam de "bruxas" e principalmente quando elas entram dentro de casa, é sinal de má notícia ou uma perda que vem com um grande aborrecimento. Se ela morrer dentro da própria casa, sem ninguém tocar ela, é sinal que o mal foi cortado.


A pouco, a Gazeta online publicou a seguinte nota:

Com as altas temperaturas, mariposas se proliferam na Grande Vitória.Especialista explicou que os insetos não fazem nenhum mal a saúde.

Veja em: 



“Ela tem uma aparência peluda e as pessoas a chamam de bruxa, mas ela não faz mal nenhum. Também tem gente que diz que colocar a mão na asa de borboleta e depois no olho, faz mal para a vista, mas isso é mentira”.



Bruxa??? Onde ??? Tão linda e inofensiva...


O mais apropriado para caracterizar o dia de Halloween seria mesmo as bruxas, deixemos para falar sobre a  (mariposa da morte), como borboletas ou mariposas do bem que vivem livres e são consideradas, além de mensageiras da paz, importantes  indicadores de um ambiente em equilíbrio.



Textos: Redação Fotos: Liana Fernandes e adaptados.
Direitos reservados ao autores.

.

67 comentários:

  1. as borboleta bruxa também tem cor de laranja ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, na verdade, chamam de borboletas bruxa várias espécies, cientificamente falando, ela não existe, são apenas apelos ou manias culturais.
      Alguns costumam dizer bruxa para aquelas enormes que ficam nos cantos escuros de abrigos construídos pelo homem aguardando o anoitecer para voarem pois são de hábitos noturnos.

      Excluir
    2. NOSSA TAMBEM TENHO PANICO DESSA BORBOLETA, NAO GOSTO DELAS.. AQUI EM CASA QUANDO É EPOCA DE CHUVA,ELAS APARECEM..

      Excluir
    3. João Ângelo, existe sim e é mencionada nessa matéria, Ascalapha odorata (Linnaeus, 1758)

      Excluir
  2. MORRO DE MEDO DESSAS BORBOLETAS,MORO NO 2° ANDAR,IMAGINA MEU PANICO HJ AS 6:00H ACORDEI COM UMA PRETA ENORME VOANDO NO MEU QUARTO,SAI CORRENDO FUI PRA SALA TINHA OUTRA VOANDO,QUASE INFARTEI,COMECEI A CHORAR LIGUEI PARA O PORTEIRO MAS ELE NÃO PODIA DEIXAR A PORTARIA,SOMENTE AS 7:00 QUE ELAS FORAM RETIRADAS PELO ZELADOR,É UMA SENSAÇÃO ESTRANHA DE MEDO DE PAVOR,PENSO QUE SEJA ALGO DE RUIM ESTA PARA ACONTECER,NÃO SEI É TERRIVEL,AI COMO É RUIM...

    ResponderExcluir
  3. Essa Borboleta Significa Renovação de Vida !
    não significa nada dessas coisas maliciosas q escreveram aí.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda a razão Kaike.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Aí que bom... Aqui em casa sempre tem ...

      Excluir
    3. Amo borboletas tem uma linda aqui em casa faz 3 dias ,ela sai de dia pra árvore e volta pra descansar quando está anoitecendo ,já viro um inseto de estimação RS

      Excluir
    4. Amo borboletas tem uma linda aqui em casa faz 3 dias ,ela sai de dia pra árvore e volta pra descansar quando está anoitecendo ,já viro um inseto de estimação RS

      Excluir
    5. Amo borboletas tem uma linda aqui em casa faz 3 dias ,ela sai de dia pra árvore e volta pra descansar quando está anoitecendo ,já viro um inseto de estimação RS

      Excluir
  4. Eu vi uma na fila de um terminal de ônibus aqui em Fortaleza,ela voou perto de uma estudante que se assustou.

    ResponderExcluir
  5. Mas antes da minha mãe falecer, msm qdo ficou mto doente, várias boboletas enormes e totalmente pretas entaram em seu quarto, qdo ficou internada, tb, apenas desapareceram qdo soubemos do seu falecimento, to com medo, pois meu pai ta murchinho e ja veio uma ontem e outra hj... melhor eu tirar isso da cabeça, é mto sofrimento de uma vez só!

    ResponderExcluir
  6. gente em 15/11/12 fiz minha mudança e voltei parapegar um clchao apareceu uma borboleta preta com olho na asa ele veio na minha direção cai e quebrei minha perna ate hj ando com deformidade me falaram que ela foi mandada por uma pessoas para me acontecer o mal sendo que uma semana antes ela ja tinha me asustado

    ResponderExcluir
  7. Medo é pouco tenho é pânico, independente do tamanho e da cor, o pior é quando ela vem em minha direção,Ontem 13/11/13, estava em uma sala de aula da minha escola quando uma borboleta bruxa enorme e preta entrou na sala, enquanto ela estava longe de mim, eu até tava tremendo, mas quando ela tirou um rasante da minha cabeça saí correndo gritando e os alunos atrás, nossa que desespero,parece coisa e que elas percebe que tenho medo e vem em minha direção....

    ResponderExcluir
  8. Acabou de entrar uma aqui no meu quarto pelo buraco do ar-condicionado (em manutenção) enquanto eu tentava dormir. Fez um barulho de um ser voador na cortina e pensei ser realmente esse tipo de borboleta ou coisa pior. Peguei minha lanterna tática e a localizei. Tentei baixá-la com uma forte chinelada mas percebi que só ficou a marca do chinelo na parede. Fiz novas buscas no recinto e a encontrei atrás do frigobar. Empurrei o frigobar contra a parede e ela foi para trás do guarda-roupas enorme. Estou aqui na espreita porque essa hora não pretendo empurrar 200kg. Quando ela der as caras, vai folgar! É a segunda que entra aqui por esse buraco. A outra se evadiu antes da minha ação repressiva. kkkk.

    ResponderExcluir
  9. Ontem por volta das 23:00 quando sai do banheiro me deparei com uma enorme entrando pela janela do meu quarto, pensei ser até um morcego, sai gritando desesperada pela minha mãe que ja dormia, para poder matá-la bom, tive que enfrentá-la com todo meu medo e pavor,ela custou a morrer, tive muto medo escondi no banheiro e minha mãe me ameaçando me bater, se eu não a matasse, chegou a me bater com borracha de ferro me empurrava na cozinha, me fazia apagar a luz, fiquei em pânico chorei muito, ela fazia muito barulho no forro e nas paredes, foram horas de terror, imagino que os vizinhos devem ter se assustado com meus gritos, demorou mas a matei graças a DEUS, mas quando dormir acabei sonhando com uma amigo que eu gosto muito e vai viajar hoje, no sonho ele estava conversando com uma amiga minha e no sonho eu chorava, espero que fique tudo bem com ele sua família e a amiga que eu sonhei, porque, gente eu dormi chorando e no sonho eu chorava muito desesperadamente e auto, tenho pavor de insetos grandes e voadores, e pretos, j das borboletas grandes e coloridas não tenho medo, meu coração acelera quando uma delas sobrevoam perto de mim, mas não me apavoram e me deixam em pânico com as grandes e pretas, quero passar por isso mais não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maldade sua mãe te forçar a matar ela.Muito egoísmo,só quem tem medo sabe o quanto é ruim.Minha mae sempre respeitou meu medo e se ela tivesse feito eu enfrentar o bicho ,ou eu morreria do coraçao,ou eu nunca mais perdoaria ela.

      Excluir
    2. Que maldade sua mãe te forçar a matar ela.Muito egoísmo,só quem tem medo sabe o quanto é ruim.Minha mae sempre respeitou meu medo e se ela tivesse feito eu enfrentar o bicho ,ou eu morreria do coraçao,ou eu nunca mais perdoaria ela.

      Excluir
  10. Meu pai faleceu há cinco meses e sempre tem uma imensa,que ama ficar no quarto que era dele..,ela é linda, marrom, com uma carinha simpática...bem gorda...tem duas asas de cada lado.,qdo ela voa aparece o desenho nas asas de baixo.
    Não a vejo como uma ameaça..e até me preocupo em saber se ela está se alimentando...
    Até entrei nesse blog pra saber se existe alguma forma que possa ajudar a prolongar a vida dela..
    Só o que tenho feito é colocar ela no jardim toda vez que ela volta ao quarto do meu pai....por receio que ela não se alimente...
    Fiquei surpresa com os comentários e pela ignorância das pessoas que matam o pobre do bicho...
    Fazer o que? Só torcer pra que ela consiga sobreviver nesse mundo cheio de superstições e hostilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho fobia desse bicho,nao por superstiçao,pois meu medo é desde criança e só agora conheci as supertiçoes a respeito delas.
      Sempre peço para alguém espantá-las mas nao matá-las nem machucá-las.

      Excluir
  11. Oi joão Angelo!!
    Lembra de mim a Sofya?? Aquela que caçava borboletas que tem 12 anos. Se lembrar... Tenho muitas novidades de meu aprendizado e a minha experiencia com as borboletas!
    Eu peguei uma taturana cabeluda, que eu encontrei na laranjeira da minha visinha. Depois coloquei ela num vidro e começei a cuidar, depois de umas 2 semanas ela fugiu do vidro mas eu peguei ela, ai ela virou casulo!!
    Outra coisa é que meu tipo pegou a mariposa Automeris Naranja, e ela colocou um monte de ovos dentro do vidro... passou 1 mes ou mais e quando eu fui olhar as mini larvinhas tinham nascido eu fiquei muito feliz porque nasceu mais de 50 larvinhas. Eu coloquei elas num vidro e estou alimentando! Também uma moça de uma casa me deu uma lagarta e um casulo para mim cuidar. Agora eu comprei o seu livro e estou fazendo um borboletario pequeno com caixa de papelão, eu vou mandar fotos por e-mail, e estou procurando fazer uma ficha com nome e etc... de cada borboleta que eu pego!!
    Até!! :)

    ResponderExcluir
  12. Nuitos seres vivos em varias religiões ou crenças são associadas a muitos fatos, contudo, cabe a cada um levar a sério ou não. Acreditem que borboletas e mariposas nada mais são que indicadores de ambiente em equilíbrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade borboletas não faz mal algum o que faz mal e a mente ridícula do ser humano ,de querer encontrar um mito pra casa coisa na vida ,loucura deixa as borboletas em paz rs

      Excluir
    2. Verdade borboletas não faz mal algum o que faz mal e a mente ridícula do ser humano ,de querer encontrar um mito pra casa coisa na vida ,loucura deixa as borboletas em paz rs

      Excluir
  13. Eu achei que eu era a única pessoa do mundo que tem medo desse bicho.Gostaria de poder conversar com pessoas que tem esse problema.
    Eu tenho muito medo mesmo,desde criança,desenvolvi até um sexto sentido para esse bicho,sempre consigo perceber a presença de uma ,eu sinto nao sei como,e minha visao periférica é treinada para percebe-las.
    Só para voces terem ideia ,se uma pessoa colocar uma maleta com alguns milhoes dentro de um quarto com algumas delas,e eu só tiver que entrar para pegar para o dinheiro ser meu,eu sem a grana.Já quase morri por causa desse bicho,já fiquei debaixo do cobertô suando de calor após ter visto uma no quarto e ficar muito tempo gritando por socorro.
    Eu nao sei porque tenho medo.É algo muito forte,sou capaz de morrer se...melhor nem falar.
    Uma cara no depoimento ali encima passou pelo mesmo que eu.Uma vez tinha uma pousada na vitrola do meu pai e eu já ia levar a mao nela,mas quando cheguei perto vi.
    Foram muitas coisas que aconteceram.
    Se alguem ler isso entre em contato comigo para conversar sobre.Talvez possamos descobrir a causa do medo se encontrarmos pontos em comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Td o q vc falou aí tem a ver comigo. Agora msm estou pesquisando sobre o assunto pra tentar entender o meu medo, pois mais cedo fiquei apavorada porque tinham 5 na sala de aula e mal consegui fazer a prova.

      Excluir
    2. Eu tenho medo, pânico desses ( bichos) quando estava grávida uma pousou no quarto em cima da TV, era enorme , quase perdi meus filhos, tive um sangramento de susto.Aqui onde moro sempre aparece ,eu peço alguém ou me escondo, para espantar ou matar ...

      Excluir
    3. Eu tenho medo, pânico desses ( bichos) quando estava grávida uma pousou no quarto em cima da TV, era enorme , quase perdi meus filhos, tive um sangramento de susto.Aqui onde moro sempre aparece ,eu peço alguém ou me escondo, para espantar ou matar ...

      Excluir
    4. Olha Leandro me identifiquei muito com sua historia tenho pânico de borboleta passo mal mesmo chego desmaiar de medo começo a suar tanto meu deus onde eu estiver deixo tudo e corro porque nao consigo nem ficar perto meu deus acho que se uma pousar em mim eu morro é muito pânico ja caí de moto por causa do medo da borboleta

      Excluir
  14. Eu morro de medo pela seguinte história.
    Um dia apareceu uma na minha casa n era como essa era td preta mesmo.
    Aí minha vizinha me viu apontando a borboleta e disse:Tira essa borboleta da sua casa,quando ela aparece quer dizer q algo ruim vai acontecer e quando apareceu em minha casa o meu pai morreu.

    Bom eu n levei fé,mas expulsei a borboleta.
    E mais tarde +ou- 23:00 da noite me veio a notícia de que meu pai tinha sofrido um acidente as 15:00 e n resistiu...
    E 15:00 foi o horário em que a borboleta apareceu em minha casa.
    Em fim td vez q vejo me da MT medo.

    ResponderExcluir
  15. Eu morro de medo pela seguinte história.
    Um dia apareceu uma na minha casa n era como essa era td preta mesmo.
    Aí minha vizinha me viu apontando a borboleta e disse:Tira essa borboleta da sua casa,quando ela aparece quer dizer q algo ruim vai acontecer e quando apareceu em minha casa o meu pai morreu.

    Bom eu n levei fé,mas expulsei a borboleta.
    E mais tarde +ou- 23:00 da noite me veio a notícia de que meu pai tinha sofrido um acidente as 15:00 e n resistiu...
    E 15:00 foi o horário em que a borboleta apareceu em minha casa.
    Em fim td vez q vejo me da MT medo.

    ResponderExcluir
  16. Já apareceram duas em minha casa nos últimos dias.Uma era enorme,muito preta.,parecia um morcego.Entrei em pânico, mas consegui expulsa-la.Em seguida fiz uma oração forte,repreendendo todo o mal que ela pode ter vindo anunciar. Aí hoje apareceu outra. Agi da mesma forma. Que Deus repreenda todo o mal que esses insetos possam ter vindo anunciar.

    ResponderExcluir
  17. Estava olhando os comentários e morri de rir Lili,
    Eu Amo borboletas sempre estou pesquisando sobre elas , hoje faz 3dias que tem uma enorme aqui em casa , ela São de dia e volta quando está escurecendo ,percebi que quando esfria ela entra em casa , deixo a janela aberta pra ela voltar ,pois eu acredito que se um ser tão lindo que Deus criou entro na minha casa 3 vezes e sempre volta é porque encontro paz pra descansar RS , eu já adorei ela ,quando ela se for vo sentir saudades.😃

    ResponderExcluir
  18. Estava olhando os comentários e morri de rir Lili,
    Eu Amo borboletas sempre estou pesquisando sobre elas , hoje faz 3dias que tem uma enorme aqui em casa , ela São de dia e volta quando está escurecendo ,percebi que quando esfria ela entra em casa , deixo a janela aberta pra ela voltar ,pois eu acredito que se um ser tão lindo que Deus criou entro na minha casa 3 vezes e sempre volta é porque encontro paz pra descansar RS , eu já adorei ela ,quando ela se for vo sentir saudades.😃

    ResponderExcluir
  19. Amo Borboletas são tão lindas <3 Tão belas vi uma no meu quintal hoje,ela era enorme e tinha asas da cor marrom muito linda.

    ResponderExcluir
  20. Sou apaixonada por borboletas, a duas semanas apareceu uma aqui em casa com assas com olhos iguais as da foto, mais na parte de dentro era azul, fique apaixonada por ela. fiz várias fotos dela! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente uma Caligo illioneus, a borboleta coruja.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. Boa noite pessoal. Não tenho medo de mariposas. Tenho pavor!!! Para minha infelicidade nos últimos tempos já apareceram três ou quatro "bruxas" nos quartos do fundo de casa. Não entro neles sem olhar bem quando abro as portas. Se tiver não entro por dinheiro nenhum. Achei este "site" pesquisando para ver se existe algo que espante esse "bicho". Por favor, alguém sabe de algo ou alguma coisa para evitar a presença de mariposas? Só quem tem medo sabe qual a sensação de se deparar com uma. Agradeço muito se alguém souber e puder informar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb morro de medo, desde a infância....

      Excluir
    2. nossa morro de panico , nao sei mais o que fazer , hoje tinha 6na garagem do meu serviço , estou em panico com medo , sera que tem alguma data pra essa bichas aparecerem , ta d++++ aqui , me ajudem .

      Excluir
    3. Alexsantana, como vai?

      Acredito que esteja passando por uma crise de Entomofobia ou
      esse teu pavor esteja ligado a algum tipo de Motefobia.
      Não posso fazer você perder este medo mas posso afirmar que
      insetos são do bem.

      Felicidades.

      Excluir
  22. Boa noite pessoal. Não tenho medo de mariposas. Tenho pavor!!! Para minha infelicidade nos últimos tempos já apareceram três ou quatro "bruxas" nos quartos do fundo de casa. Não entro neles sem olhar bem quando abro as portas. Se tiver não entro por dinheiro nenhum. Achei este "site" pesquisando para ver se existe algo que espante esse "bicho". Por favor, alguém sabe de algo ou alguma coisa para evitar a presença de mariposas? Só quem tem medo sabe qual a sensação de se deparar com uma. Agradeço muito se alguém souber e puder informar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho meu filho, esse seu pavor por borboletas indica que deve procurar ajuda medica, pois nada que eu lhe falar vai tirar seu temor. Saiba são muito importantes.

      Excluir
    2. Professor tenho pavor dessa borboleta por incrível que pareça uma entro no meu quarto e mijo em mim ou cago sei la fiquei apavorada comecei a orar pois o povo tem mania de dizer que ela e coisa ruim

      Excluir
    3. Professor tenho pavor dessa borboleta por incrível que pareça uma entro no meu quarto e mijo em mim ou cago sei la fiquei apavorada comecei a orar pois o povo tem mania de dizer que ela e coisa ruim

      Excluir
  23. Acabou de entrar uma aqui em casa, enorme so tamanho da minha mao e marrom,me assustei quando entrou parecia um morcego, sempre gostei de borboletas mais essa me deu medo e fiquei com uma sensação estranha 😨
    Tem algum significado quando elas entram dentro de casa e pousam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim
      Pode significar várias coisas
      uma delas é que ela estava do lado de fora já que entrou dentro de casa
      outra coisa é que ela estava voando já que pousou
      Sabe o que significa tudo isso?
      Que a borboleta entrou em sua casa e pousou
      Ou seja
      quer dizer exatamente o que aconteceu

      Excluir
  24. Não acredito que animal nenhum traga mau agouro. São inofensivos até que nós os humanos atribuamos a eles algo bom ou ruim.

    ResponderExcluir
  25. É isso ai Lillian Lika. Elas além de indicadoras de ambiente em equilírio, são ótimas polinizadores.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Caramba, tomara que estejam errados. Apareceram 4 borboletas bruxas no dia primeiro e uma hoje....
    Deu uma sensação ruim ler esses comentários...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RosaAnjoRosa, Bom dia. Apenas superstição, não deve se preocupar.

      Excluir
  28. Eu recebi varias visitas de bruxas no início de dezembro, não matamos, apenas espantamos ela, alguns dias depois minha mãe achou novamente escondida na cozinha, tiramos ela de casa, eu e meu marido entramos numa crise terrível, até agressão física aconteceu, e nós estavamos na melhor fase das nossas vidas!
    Mais alguns dias apareceu na sala, dia 15/12 era aniversário da minha filha e eu virei a noite nos últimos preparativos, ela (bruxa) apareceu no escritório de madrugada, só assustei ela com a vassoura pra tirar ela de lá. No dia 16 enquanto eu preparava a festa, recebi uma ligação que meu pai havia sido atingido por um tiro e estava na UTI muito mal, fomos correndo, não deu nem pra me despedir, ele faleceu em menos de uma hora, com 49 anos, um grande baque pra mim.
    Com o falecimento do meu pai meu esposo se aproximou e deixamos de lado a crise pra nós apoiar, mas antes da virada do ano a bruxa voltou, se escondeu no escritório, em baixo do balcão, meu marido se assustou com ela e tirou novamente, acabamos tendo um desentendimento antes da virada, de lá pra cá, ela apareceu no guarda-roupa essa semana, e hoje pela manhã estava na minha área de serviço, eu e meu marido não conseguimos nos entender mais, estamos preparando as coisas pra separação, pois o ambiente em casa tá insustentável, para evitar agressões físicas, vamos separar o mais rápido possível.
    Se esse bichinho não é maligno ele vem pra nos avisar, eu não vou matar, mas não consigo descartar a relação dessa bruxa com os acontecimentos atuais na minha vida. Um relacionamento que estava no auge, tudo perfeito, e do dia pra noite desmorona dessa forma, acredito que isso é uma força maligna terrível de destruição agindo.
    No momento eu só pratico gratidão a cima de tudo e oração pra que Deus me dê sabedoria!

    ResponderExcluir
  29. segundo dizem este bichos sao perrigosos ela solta um po diz se toca na pele abre uma ferida enorme ruim de cicratriza melhor se elas tive ai na sua casa toca ela melhor previnir do que remediar fica a dica

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Agora mesmo eles estão caçando uma!

    ResponderExcluir
  32. Uma entrou hoje no meu quarto,preocupado com esses comentarios.

    ResponderExcluir
  33. Minha filha comeu uma bruxa dessa, meu deusto preocupada?

    ResponderExcluir