terça-feira, 31 de maio de 2011

Borboletas fêmea fecham as asas para evitar machos insistentes


 Espécie Lycena phlaeas

 30.05.2011

As borboletas fêmeas da espécie Lycena phlaeas desenvolveram uma técnica para evitar o assédio sexual de machos insistentes, fechando as asas e tornando-se menos visíveis, concluiu estudo japonês publicado na última edição da revista “Ethology”.
Jun-Ya Ide, do Instituto de Tecnologia Kurume, em Fukuoka, explicou à BBC que as borboletas fechavam as asas quando outras borboletas da mesma espécie voavam muito perto. Além disso notou que estes animais fechavam as asas com menor freqüência à aproximação de borboletas de espécies diferentes.

Esta será uma estratégia das borboletas fêmeas que já copularam a fim de se protegerem, já que são muito frágeis.

Depois de utilizar um modelo de borboleta macho para testar a reacção das fêmeas, Ide concluiu que “quando as fêmeas já não necessitam copular, elas fecham as asas para se esconder”. No entanto, as fêmeas virgens que querem copular “mantêm suas asas abertas para ficarem visíveis”.

Espécie Lycena phlaeas

2 comentários:

  1. Olá,espero que você possa me ajudar. Meu filho e eu somos apaixonados por Borboletas e ficamos sabendo do Borboletário de Campinas,porém,o telefone que temos não atende e gostaríamos muito de visitar.Por acaso você pode me ajudar?
    Seu Blog é incrível!
    lo.carvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir