quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sobre a Exposição "O mundo das Borboletas"

Borboletas são um símbolo de beleza natural, mas poucos sabem que esse inseto é um importante indicador da qualidade do meio ambiente. Se elas estão presentes, o ecossistema está equilibrado. Se desaparecem, é sinal de que há poluição demais. Esta e outras lições podem ser aprendidas até o dia 30 de junho na exposição O Mundo das Borboletas. O evento acontece na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e reúne 28 painéis com informações sobre espécies localizadas na região de Piracicaba. Também há exposição de vídeos e coleções de casulos e carcaças de borboletas.

A exposição é fruto do livro Borboletas, uma produção científica lançada em setembro do ano passado, pelo professor Evoneo Berti Filho e o técnico de laboratório João Ângelo Cerignoni. A dupla, que integra o Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, pesquisou as borboletas durante dez anos. "Nosso livro catalogou 47 espécies da região. E, infelizmente, chegamos a conclusão de que a ação do homem está dizimando os habitats naturais", ressaltou Berti Filho, apontando para um painel que mostra uma floresta nativa e outro que ilustra uma área reflorestada. "Quanto menor a diversidade da flora, menor será a da fauna", complementou.


O resultado do desmatamento é o risco de extinção de algumas espécies até então comuns na região, como a Parides Neophilus, cujas asas pretas são marcadas por manchas vermelhas. "Elas se alimentam de plantas que só existem na ‘borda’ da mata. Quanto mais o homem avança, maior a dificuldade delas para sobreviver", destaca Cerignoni.


Os dados publicados foram coletados entre 2000 e 2010, em visitas feitas a criadores credenciados nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Painel mostrando a metamorfose

Gavetas de coleção de insetos.

Gavetas de coleção de insetos exoticos.

Gavetas de coleção de insetos.

Painéis mostrando o ciclo de várias espécies de borboletas.

Painéis mostrando o ciclo de várias espécies de borboletas.

Painéis mostrando o ciclo de várias espécies de borboletas.

Painéis mostrando o ciclo de várias espécies de borboletas.

Algumas curiosidades como esta espécie de Bicho Pau Australiano.

SERVIÇO - A exposição fica até 30 de junho, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz. Pode ser visitada diariamente das 8h às 17h. Informações pelos telefones 3429-4305 ou 3429-4410. (Alessando Meirelles).

Nenhum comentário:

Postar um comentário