quinta-feira, 30 de maio de 2019

Ciclo de Vida da Borboleta

Um plano de aula sobre o Ciclo de Vida da Borboleta.




Prepare uma aula interessante e divertida sobre o ciclo de vida da borboleta. As crianças vão adorar o assunto e você pode envolvê-las com muitas atividades criativas, como música, vídeos e exercícios para colorir. 




Existem muitos materiais disponíveis na internet sobre o ciclo de vida de um dos animaizinhos mais observados e queridos pelas crianças. O plano de aula Ciclo de Vida da Borboleta do Escola Educação fez um apanhado de boas ideias sobre o assunto para divertir e ensinar os pequenos.



Objetivos da aula 
  • Sequenciar o ciclo de vida da borboleta;
  • Desenvolver habilidades motoras, de memória e criatividade através de pintura, recorte e colagem;
  • Estimular o desenvolvimento da oralidade por meio de roda de conversa;
  • Conhecer o fenômeno da metamorfose das borboletas.
Grau: Educação Infantil
Disciplina: Ciências
Prepare um cartaz para a sala de aula com imagens de cada fase do ciclo de vida da borboleta. Uma sugestão muito legal, e que chama atenção dos estudantes, é montar o material com tipos diferentes de macarrão. Veja exemplos abaixo que estão em inglês, mas podem ser facilmente replicados em português.



Para que o macarrão fique colorido, pinte a massa com canetinha ou tinta guache. As fases do ciclo de vida da borboleta são: lagarta, pupa (crisálida), borboleta e ovos.

Introdução da aula 

Com o exemplo ilustrativo pronto, comece a aula e receba as crianças com a música “A borboleta e a lagarta” do grupo Palavra Cantada  (letra de Paulo Tatit). 

Você também pode copiar, no quadro, o poema de Vinícius de Moraes, ” As Borboletas”  e ler com as crianças no início da aula, confira o texto:

As Borboletas (1970)

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.Borboletas brancas
São alegres e francas.Borboletas azuis
Gostam muito de luz.As amarelinhas
São tão bonitinhas!E as pretas, então…
Oh, que escuridão!

Vídeo explicativo e divertido sobre metamorfose

Após a introdução do tema com o poema ou a música do Palavra Cantada, ou se você tiver tempo, com os dois, pergunte para as crianças o que elas sabem sobre as borboletas, se sabem como elas nascem. Questione, sabia que a borborleta já foi uma lagartinha? E que passou por um lindo processo de transformação chamado metamorfose?
Diga que agora vão assistir um vídeo sobre a vida da borboleta, sobre metamorfose. Passe um vídeo explicativo animado em sala. O conteúdo abaixo pode ser uma boa opção.
 Confira:

Depois do vídeo, promova uma roda de conversa, questione os estudantes o que eles entenderam, exponha o cartaz do ciclo de vida da borboleta preparado por você para a aula e vá repassando fase por fase.

 Exercícios práticos de fixação do conteúdo

Para fixar o conteúdo estudado, distribua atividades para pintura e memória. Você também pode levar tipos de macarrão diferentes para a sala, os mesmos que você utilizou para o cartaz,  e separar os alunos por equipes para construirem o trabalho deles. Forneça tinta guache, canetinhas e papel para colagem.
Veja exemplos de atividades práticas que podem ser utilizadas na aula.


Imagem: Reprodução Ale Fazendo Arte



Imagem: Reprodução Ale Fazendo Arte


Imagem: Reprodução Ale Fazendo Arte


Imagem: Reprodução Ale Fazendo Arte 

Nessa atividade você pode pedir para completarem com escrita, indicando todas as fases e disponibilizar os tipos de macarrão para pintura e colagem.(Imagem: Reprodução)

Ao final dos exercícios de fixação, cole os trabalhos dos estudantes no mural da sala.

Materiais necessários

Se você organizar o final da aula com colagem, irá precisar dos seguintes materiais:
  • Tinta guache;
  • Pincéis;
  • Canetinha;
  • Cola;
  • Exercício para colagem;
  • Diferentes tipos de macarrão para representar as fases da borboleta.
Fonte: https://escolaeducacao.com.br/plano-de-aula-ciclo-de-vida-da-borboleta/

2 comentários:

  1. Bom dia! Muito bom, vou tentar fazer com os meus pequenos.Obrigado/a.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Amei as sugestões para conduzir uma aula sobre o assunto.

    ResponderExcluir