segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cultive o manacá-de-cheiro e atraia borboletas à varanda e ao jardim.






  • Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora)
O manacá de cheiro era presença certa nos quintais das casas das vovós do início do século 20. Hoje não é tão fácil encontrar essa espécie nativa da Mata Atlântica em quintais, porque boa parte desses lotes cheios de pomares e flores deu lugar a apartamentos. “Vintage”, esses arbustos de flores brancas e roxas ou azuis podem ser cultivados em vasos.
“Porém, como seu perfume é bem forte, deve-se ter o cuidado de não plantá-lo próximo a dormitórios de crianças e de pessoas mais sensíveis”, explica o paisagista João Jadão, da Planos e Plantas.
Além de disseminar seu odor característico, o manacá é conhecido por atrair borboletas, a “borboleta do manacá” (Methona themisto), que se desenvolve exclusivamente nas folhas dessa planta. Portanto não se assuste se “brotarem” lagartas, além de flores de sua arvorezinha. Elas não fazem mal a planta, portanto, evite destruí-las.

O manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) é um arbusto lenhoso da família dasSolanaceaes, da qual também fazem parte o tomate, a batata e o tabaco. Seus nomes populares mais comuns são: manacá-de-jardim, garetataca, mercúrio-vegetal e romeu-e-julieta.
Parecido com uma pequena árvore, detém copa que pode atingir de 2 a 3 metros de altura e até 2 m de diâmetro. Seus ramos são densos e suas folhas ovaladas, lisas e verde escuras. “Se podado, o arbusto toma a forma de arvoreta”, explica Jadão. É uma planta de zonas tropical e subtropical, adaptada a climas quentes. Mas tem um melhor desenvolvimento em zonas onde há grandes diferenças de temperaturas (dias quentes e noites frias).

       Adulto de Methona themisto
De acordo com o paisagista Paulo Cezar Heib, as flores do manacá nascem nas extremidades de seus ramos e passam do azul violeta ao branco, durante a floração, principalmente na primavera e verão. “A beleza e o perfume conferem à planta um grande valor ornamental”, avalia.
Cultivo
No mercado é possível encontrar desde pequenas mudas com cerca de 50 cm até plantas já formadas com quase 2 m de altura. A escolha do tamanho dependerá do projeto paisagístico e do espaço disponível.
O cultivo do manacá é feito através sementes, por estaquia ou - simplesmente – pelo transplante de mudas que surgem das raízes de um exemplar maior, o que torna o manacá-de-cheiro uma espécie entouceirada.
  • Arquivo Jardim Botânico de São Paulo/ Divulgação
    Menor que o "de cheiro", o manacá-da-serra tem menos perfume e flores mais violáceas
Para o bom desenvolvimento, o manacá precisa de muito sol. Versátil, a planta pode ter cultivo isolado ou em grupo, inclusive na forma de renques (as populares cercas-vivas). Quando em vasos, cuide para que os recipientes sejam profundos e com grande diâmetro para não sufocar as raízes e dar boa sustentação ao arbusto.
Para o plantio, a melhor época é o final do inverno ou início da primavera, em solo rico em matéria orgânica. O substrato farto geralmente é suficiente para suprir os nutrientes pedidos pelo manacá, mas isso não impede a adubação química (adubo com enxofre e potássio). Todavia, neste caso, é fundamental seguir a recomendação via embalagem quando do preparo da terra virgem. Depois dessa primeira adubação, repita o processo a cada três meses.
Manutenção
Para manter a boa hidratação e evitar apodrecimento, as regas em canteiros devem ser diárias durante o período de floração, regulares em época de poucas chuvas e moderada em períodos chuvosos, em todos os casos, porém, a terra deve ser regularmente drenada. No caso dos vasos, as regas devem ser sempre regulares (2 a 3 vezes semanais) e a terra que envolve a planta deve ser trocada a cada dois anos.
De acordo com Heib, o manacá-de-cheiro é uma planta que aceita muito bem as podas. O arbusto pode ser limpo após o outono, quando a planta se prepara para entrar em dormência. “Essa limpeza consiste na retirada dos galhos secos e folhas amarelas”, explica.
Pragas
Se encaradas como pragas, as lagartas amarelas e pretas são a ocorrência mais comum nesse arbusto lenhoso, pois depositam seus ovos nas folhas do manacá. Porém, as lagartas e borboletas não trazem dano à planta.
De outro modo, os fungos tendem atacar o manacá nos períodos mais úmidos do ano. Tais microrganismos podem ser eliminados sem grandes dificuldades com uso de fungicida, sob recomendação de um paisagista ou engenheiro agrônomo.
Além dos fungos, o arbusto também é suscetível à ação de cochonilhas e pulgões, mas esses insetos só devem ser combatidos com repelentes quando o manacá não estiver no período de floração.

22 comentários:

  1. Olá! Fiquei com uma dúvida. Nesse caso a lagarta preta e amarela pode prejudicar a planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! As lagartas se alimentam das folhas velhas e logo depois se transformam em borboletas. Aí é quando o manacá ganha nova vida, produzindo lindas novas folhas.

      Excluir
  2. Oi Glaucia, como vai. Sim, ocorre a desfolia, contudo, as lagartas e a planta hospedeira vivem em harmonia pois se as lagartas matarem a planta elas seriam extintas.

    ResponderExcluir
  3. boa noite, Bem eu tenho um pé de manacá pequeno, mas ja deu ate q bastante flores, mas observei q as folhas estão comidas e vi q tem um monte de lagartas pretas, pois estou pesquisando na internet como eliminar as lagartas, mas neste blog é falado q não prejudica a planta, mas como assim? Pois meu pé esta quase 90% sem folhas, então oq fazer, pois não quero perder o pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixem as lagartas! Elas vão se transformarem em lindas borboletas e não vão destruir o seu manacá! Aqui em casa é assim! Eu as chamo de Ludimilas e fico acompanhando o seu desenvolvimento.Essas lagartas não fazem mal.

      Excluir
  4. Meu manaca de cheiro tem uma praga cinza e crespa nos galhos.O que devo.fazer?

    ResponderExcluir
  5. Retirei 150 lagartas de um micro manaca do jardim de um predio, que já tinham decidido dedetizar. Achei melhor levar p meu apto,do que serem mortas como pragas. Coloquei com folhas de manaca q retirei de outro manaca, dos troncos ladroes. Encasularam nos moveis, tetos, mesas e nasciam 8 borboletas por dia, e voavam para fora felizes e faceiras. Fui no instituto butantan e eles dizeram q a taxa de sobrevivencia delas foi acima da media na natureza. É uma experiência incrivel assistir seus encasulamentos e seu primeiro voo. Nesta epoca, por pegar as lagartas com a mão para colocar em lugares mais apropriados, qd viravam borboletas, assim q nasciam, grudavam em mim e na minha filha. Ate depois de soltas, 2 delas vieram pousar em mim, na rua de casa. Um presente, aquelas borboletas é que me salvaram!

    ResponderExcluir
  6. meu Deus, eu tenho pavor de lagartas e meu arbusto de manacá esta cheio, n sei o que fazer///

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, elas são inofensivas e nunca matam sua planta hospedeira

      Excluir
  7. Boa tarde,meu pé de manaca,não consegue florir pois as lagartas comem todas as folhas do pé. Como faço pra impedir a floração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa TB é minha dúvida. As lagartas impedem a floração...

      Excluir
    2. Eu não conheço relatos de ataques de lagartas que chegam a comprometer a planta hospedeira, contudo, se este é um caso seria necessário retirar algumas lagartas para poupar a planta. Repito, nunca soube de plantas mortas por conta de infestações.

      Excluir
  8. Pra impedir a floração? Ou para ver a floração?
    Você pode fazer a catação dos ovos antes das lagartas comecem o estrago.

    ResponderExcluir
  9. Sinto muito pelas borboletas, mas se eu quiser ter flor, preciso acabar com elas. Borrifo aerosol;

    ResponderExcluir
  10. Para quem não gosta de larva na arvore e só colocar uma casca de ovo na arvore e a borboleta vai entender que ali tem um predador maior que ela e não vai botar o ovo ali e a arvore vai fica limpa sem larva simples assim tem vídeo no youtuber ensinando como fazer e realmente funciona

    ResponderExcluir
  11. Quero saber se elas venesosas ao tocar nelas ,tenho pé lindíssimo aqui ,e deixo as lagartas ali acho lindas elas e ainda em todos cantos cheios de casulos prontos para nascer a belas borboletas , minha dúvida é só pra saber se elas são venenosas ? Pois tenho crianças .
    Grata desde de ja

    ResponderExcluir
  12. o manaca da serra tambem da lagarta?

    ResponderExcluir