quinta-feira, 24 de maio de 2012

O nascimento de uma borboleta.




Fotos: Caters News/The Grosby Group

O Nascimento da Borboleta ou Ciclo de Vida da Borboleta é dividido em várias fases, tudo começa com o acasalamento entre a Borboleta macho e a Borboleta fêmea, passando pelo ovo que é colocado pela Borboleta fêmea, o ovo eclode nasce a lagarta, depois de crescer e alimentar a lagarta se transforma em pré  pupa, pupa e da pupa emerge a Borboleta adulta e assim começa novamente o Ciclo de Vida da Borboleta com o acasalamento entre a Borboleta macho e a Borboleta fêmea.

Espie estas surpreendentes imagens do nascimento de uma borboleta. Na sequência, vemos o exato momento em que o animal se liberta de sua crisálida para ganhar os céus.




Foto 1 
Esta sequência surpreendente mostra o exato momento em que uma borboleta se liberta de sua crisálida para ganhar os céus. O fotógrafo Jimmy Hoffman esperou durante semanas para poder registrar o acontecimento.



Foto 2 
O ciclo da vida das borboletas engloba quatro etapas. A fase pré-larval, quando ainda estão dentro do ovo, a larva, a pupa, que se desenvolve dentro da crisálida e finalmente a fase adulta, chamada de imago.



Foto 3 
Quando a larva está pronta para virar crisálida, dependuram-se numa folha por um par de falsas pernas, de cabeça para baixo, assim que a pele de suas costas se abre, a larva se sacode e surge uma crisálida.



Foto 4 
O fotógrafo Hoffman se emocionou a fazer as imagens:
— É sempre um momento especial e maravilhoso ver uma borboleta saindo de sua pupa. É algo que muito raro de se testemunhar na natureza e eu tive muita sorte de ser capaz de registrar uma sequência de imagens de todo o processo.



Foto 5 
O nascimento desta linda borboleta foi fotografado por Jimmy Hoffman em sua casa na Espanha.



Foto 6 
Perto de se liberar totalmente de seu casulo, a borboleta começa a abrir as asas para voar livremente por aí.



Foto 7 
A borboleta é considerada um símbolo de transformação e de um novo começo, por isso sua participação em casamentos é tão bem-vinda. Afinal, os noivos estão começando uma nova vida juntos.


6 comentários:

  1. Olá, qual o nome dessa espécie?

    ResponderExcluir
  2. Olá "Ma G8.
    Me perdoe por não poder lhe responder pois trata se de uma espécie que não ocorre no Brasil. Esta foto pertence ao fotografo Jimmy Hoffman que fez os registros em sua casa na Espanha.

    ResponderExcluir
  3. olá, boa noite... Essa borboleta é a Charaxes jasius jasius ou Borboleta do medronheiro, um arbusto muito comum em Portugal, ela é considerada a maior borboleta diurna da europa. Att, Augusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Augusto CBS, pelas informações.Responde a pergunta de Ma G. Abraços.

      Excluir
  4. Gostaria de saber porque a lagarta bebê come o seu ovo após o nascimento.

    ResponderExcluir
  5. Oi Angela. Boa pergunta. Ela sabe (geneticamente) que devorar a casca do ovo o qual emergiu, lhe proporcionará uma rara fonte de proteína.

    ResponderExcluir