terça-feira, 22 de julho de 2014

Lagartas de borboletas ou de mariposas

Lagartas; São de borboletas ou de mariposas? Todas provocam queimaduras? Como proceder?


O que são?

As lagartas ou taturanas (tata=fogo, rana=semelhante) são imaturos de um grupo de insetos conhecido como Lepidópteros (lepido=escamas, ptera=asa). Este grupo abrange as borboletas e mariposas, que são os indivíduos adultos. Quando se acasalam, põem os ovos em uma planta da qual as lagartas irão se alimentar. Nesta fase as lagartas trocam de pele diversas vezes até formarem um casulo no qual irão sofrer metamorfose para se transformar em uma borboleta ou mariposa, recomeçando o ciclo de vida.

E quanto ao veneno?

Nem todas as lagartas possuem veneno. Apenas as lagartas de mariposa podem causar acidentes, o chamado erucismo (eruca=larva; erucismo é o envenenamento causado por uma larva de mariposa). O contato com as lagartas causa queimadura e dor, não havendo lesões mais graves, exceto quando o acidente ocorre com Lonomia obliqua, a qual pode causar um quadro hemorrágico.
No Brasil existem aproximadamente 50.000 espécies de Lepidópteros, mas as principais espécies de importância médica são apenas 16 e pertencem a quatro famílias: Saturniidae, Megalopygidae, Actiidae e Limacodidae.

Família Saturniidae

As lagartas desta família se caracterizam por apresentarem espinhos em formato de pinheiros. As glândulas de veneno localizam-se na extremidade das ramificações destas estruturas. Estas lagartas costuman ficar agrupadas, dificilmente sendo encontradas sozinhas ou isoladas.
Lonomia obliqua
Automeris spp.
Hylesia sp




Lonomia obliqua


Podendo atingir 6 cm de comprimento, estas lagartas apresentam espinhos verdes sobre o corpo, chamados de scoli. O corpo é marrom escuro com uma faixa marrom (diferenciada do resto do corpo) que se estende por todo o dorso do inseto, sendo margeada por um estreito contorno preto, e este é limitado por um outro contorno branco mais externo Em Santa Catarina, estas lagartas ocorrem principalmente no Oeste. Acidentes causados por Lonomia são os mais perigosos porque, além de provocarem dor e queimadura, podem evoluir para quadros hemorrágicos.

                                                           

Automeris sp.

Atingindo até 8 cm de comprimento, elas possuem espinhos e corpo de coloração verde-claro, com manchas brancas laterais. Depois da metamorfose, no casulo, chegam a fase adulta e são conhecidas como mariposas olho-de-boi.


             








Automeris ilustris

             




Automeris leucanela

        

Megalopyge lanata

Estas lagartas possuem o corpo branco com manchas pretas transversais e dorsais largas em cada segmento. Têm tufos de pêlos pretos, longos e curtos, e espinhos avermelhados na base destes tufos.

         



Podalia sp.

Possui o corpo amarelo, completamente coberto por tufos de “pêlos” de coloração variada, geralmente marrom. Recebem o nome popular de taturana ou lagarta-gatinho. Possuem curtas cerdas avermelhadas, secretores de toxinas, na base dos tufos de pêlo.

                   

Família Limacodidae

Apresentam o corpo quase todo nu, com as cerdas de veneno restritas a pequenos aglomerados que se localizam na região anterior e posterior do animal. Também diferencian-se das outras famílias de mariposa por não apresentarem falsas pernas, locomovendo-se por ondulações da região ventral.
Sibine sp.
Phobetron sp.


Sibine sp.

Com cerca de 2 cm de comprimento. Têm o corpo verde claro, com cerdas apenas nas regiões anterior e posterior do corpo, em forma de pequenos tufos, através dos quais liberam o veneno. São comumente encontradas em limoeiros.

               

Phobetron sp.

Conhecida popularmente por lagarta-aranha, devido às projeções laterais de seu corpo que fazem lembrar uma aranha.

             



Família Arctiidae

Semelhantes às lagartas da família Megalopygidae, pois também apresentam cerdas que parecem pêlos escondendo as cerdas de veneno.


Lagartas de borboleta

Diferentemente das lagartas de mariposa, as lagartas de borboleta não apresentam cerdas (pêlos ou espinhos), tendo o dorso nu. Por não apresentarem as estruturas citadas, estes animais não causam nenhum tipo lesão.







Como prevenir acidentes

  • Os acidentes ocorrem geralmente na manipulação de árvores frutíferas e ornamentais (seringueiras, araticuns, cedro, figueiras do mato, ipês, pessegueiros, abacateiros, ameixeiras, etc.). Por isso, deve-se verificar previamente a presença de folhas roídas na copa, casulos e fezes de lagartas no solo com seu aspecto típico, semelhante a grãos dessecados de pimenta-do-reino;
  • Observar, durante o dia, os troncos das árvores, locais onde as larvas poderão estar agrupadas. À noite, as taturanas dirigem-se para as copas das árvores para se alimentarem das folhas;
  • Usar luvas de borracha para realizar atividades de jardinagem.

Primeiros socorros

  • Lavar imediatamente a área afetada com água e sabão;
  • Usar compressas com gelo ou água gelada que auxiliam no alívio da dor;
  • Procurar o serviço médico mais próximo;
  • Se possível, levar o animal para identificação.





56 comentários:

  1. Como identificar a espécie da lagarta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, é muito dificil identificar o imaturo, sempre devemos esperar o adulto para a identificação.

      Excluir
    2. Bom dia!É possível enviar fotos para identificação? Se sim, como fazer? Obrigada. Sou Janeth Coutinho de Guabiruba SC. O Google não me permite outro nome a não ser "encantada"...

      Excluir
  2. olhando com atenção e usando o guia acima! As de mariposa são peludas, as de borboleta são lisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Claude, a maioria, mas não é regra.

      Excluir
    2. Tem alguma largarta peluda que pode virar uma borboleta? Encontrei algumas largartas peludas pretas com cabeça vermelha no jardim o q faço?

      Excluir
  3. Encontrei um lagarta preta peluda.
    Como envio a foto dela para vcs me dizerem de qual se trata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Erivam, estava com problemas para receber os comentários. jaceri@usp.br

      Excluir
    2. Tbm encontrei uma assim... Preta peluda com a cabeça vermelha, vcs tem informações dela? Já procurei em vários lugares mas nn achei as informações, ela infestou o troco de uma árvore inteira e comeu as folhas

      Excluir
  4. quantos ovos da borboleta viram lagartas?

    ResponderExcluir
  5. A escola de educação infantil que eu trabalho, quer fazer uma experiência mostrando a metamorfose da lagarta em borboleta, alguém sabe onde eu posso adquirir as larvas (compra).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sugiro uma hortinha, compostagem e plantio de couve. Na couve sempre aparecem ascia monuste que e uma lagarta fácil de se manter e a borboletinha é linda.

      Excluir
  6. Ajudou muito... Agora eu sei que vai sair uma mariposa. Vou acompanhar o processo de perto, vai ser legal! Valeu!

    ResponderExcluir
  7. precisavado nome da lagarta branca com pelos

    ResponderExcluir
  8. Alguém saberia explicar o que este inseto? do link abaixo

    blob:https%3A//web.whatsapp.com/f28ec31a-96fd-4a63-a940-b0dbfdca7710

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser uma larva de mariposa, gostaria de ter certeza, se alguém conhecer.

      Excluir
  9. Desculpe amigo, este (link) não abre. Me mande a foto por e-mail.

    ResponderExcluir
  10. Olá, João Ângelo. Tudo bem?
    Gostaria de saber sobre um suposto inseto que surgiu aqui em casa. Na verdade são dois. Ambos estão num certo tipo de casulo aglomerados à parede. Assemelham-se a um pedaço de madeira.
    Poderia me ajudar a identificá-los?
    Ah, e parabéns pelo artigo. Muito bom!

    Segue o link das imagens abaixo:
    https://s19.postimg.org/yesg7yob7/20171209_163534.jpg

    https://s19.postimg.org/yrjudxw8j/20171209_163452.jpg

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo Coelho, bom dia. As pupas das suas fotos são da borboleta rosa de luto, Heraclides anchisiades. Provavelmente se alimentaram de algum citrus próximo e puparam ali.
      Abraços.

      Excluir
    2. Uau!
      Que demais!
      Muito obrigado, João!
      Infelizmente não pude ver quando elas tornaram-se borboletas.

      Contudo, agora que você me deu o nome delas, ao pesquisar, percebi que são da mesma borboleta que eu tirei foto antes de ver as pupas.

      Teve uma outra pupa dessa que encontrei agarrada à garrafa de Brahma aqui em casa. Kkkk Espero que ela não tenha levantado vôo alcoolizada! Haha

      Brincadeiras à parte. Está aí a foto da belíssima Borboleta Rosa-de-luto , que, por sorte, pude tirar antes mesmo de ver as pupas e saber seu nome:

      Borboleta Rosa-de-luto

      Ela virou até modelo! Kk Postei numa página que gerencio.
      Obrigado pelas informações, João!
      Abraços!

      Excluir
  11. Boa Noite... Estou com um pé de limão com muitas lagartas... Você sabe me dizer se são venenosas? Uma hoje entrou na minha cozinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, como vai? Se forem peludas ou com espinhos, provavelmente sim, são urticantes mas se forem lisas, não deve se preocupar. Provavelmente são (lagartas de Papilionidae em citrus). Pesquise imagens Google. Abraços.

      Excluir
  12. Parabéns pelo Blog. Muitas informações.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. Lagartas de Colobura dirce são urticantes? Seus espículos são canaliculados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, desculpa.
      Não são urticantes não.
      (Lagartas de borboletas não queimam).

      Excluir
  14. Olá, no jardim há muitas lagartas peludas brancas com cabeça amarela. Procurei pelo Google e não achei nenhuma identificação, apenas lugares suspeitos dizendo que elas queimam. Procurando pelo banco de espécies norte-americanas achei uma espécie parecida: Charadra deridens.

    Como será que procedo? Moro em São Paulo. Será que há algum lugar que posso levá-las? Ótimo blog. Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oi Sara Kim, primeiramente obrigado por comentar. Minha sugestão é (não pegue) antes de saber do que se trata. Penso que Charadra deridens não ocorra aqui pra nós. Peço que entre em contato com o Prof. Roberto de Moraes do Butantan e envie lhe fotos.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela postagem. Estou aprendendo bastante. No meu manacá-de-cheiro há muitas lagartas lisas de cor preta com listras amarelas. Elas sãp tóxicas? Elas viram mariposas ou borboletas? De vez em quando vejo uma borboleta nessa árvore, da mesa cor da lagarta e fico pensando que pode ser a fase adulta delas rsrs, será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Dá uma olhada nesta postagem:
      https://borboletasbr.blogspot.com.br/2012/10/cultive-o-manaca-de-cheiro-e-atraia_22.html
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços.

      Excluir
  17. Oi amigo! Gostaria de ajuda para identificar uma lagarta. Vou descrevê-la, porém talvez não muito bem pois sou daltônico. Ela tinha listras marrons ou verde escuras e pretas, além de duas listras de coloração muito mais clara ao redor das laterais de seu corpo. Tinha também uma especie de ferrão único e longo na parte inferior das costas. Agradeço desde já por qualquer ajuda que possa me fornecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo Anônimo, rsrs, como vai?
      Pelo que me fala, provavelmente se trate de uma Lagarta de mariposa da família Sphingidae.
      Peço que pesquise imagens com o tema (Sphingidae) e se encontrar algo me retorne. Abraços.

      Excluir
  18. Urina é o melhor neutralizador de toxinas de lagartas

    ResponderExcluir
  19. Como diferenciar largatas borboletas e largatas mariposas ? ouvi dizer q as peludas são futuras mariposas e as lisas borboletas. Isso é verdade ? e pode ocorrer uma largata peluda q se tornará uma borboleta ?

    ResponderExcluir
  20. encontrei a bendita lagarta q eu pisei sem querer 😔😔😔😔 uma dor horrível o pé inxou na hora, sorte q passou mais fiquei um bom tempo sentindo dor, meu quintal está cheirinho dessas sibine sp. e tem mais uns 3 tipos q não encontrei aqui na postagem, uma eh amarela, peludinha, uma parece ser preta, com alguns espinhos longos e enormes e alguns curtos, uma preta peludinha, não encontrei nenhuma nessa postagem e fiquei curiosa pra saber qual mariposa ou borboleta elas virarao

    ResponderExcluir
  21. obrigado pelas informações.
    todas foram e são úteis.

    ResponderExcluir
  22. Oi muito bom o artigo!!! Parabéns! Encontrei uma lagarta muito diferente aqui, com espinhos verdes e brancos e o corpo escuro. Estou tentando identificar mas não encontro nafa parecido com ela. Se possível gostaria de mandar uma foto para vocês verem. Meu e-mail marinadvm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oiii tudo bem? Qual a espécie da primeira imagem? Achei duas no meu quintal. São venenosas?O que elas comem? É urgente!!

    ResponderExcluir
  24. Da primeira imagem é uma lagarta de borboleta, (não Urticante), Morpho sp. Se ela está na planta, provavelmente esta mesma planta é o seu alimento. Me manda uma foto.

    ResponderExcluir
  25. Aqui em casa sempre tem pelo menos umas 5 lagartas elas ficam na parede,sempre tiro e jogo elas na grama, mas elas sempre voltam, tem verdes e pretas, vou ver se tiro uma foto pra te mandar e você me diz qual é? Daí vou pesquisar mais sobre elas.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, esta lagarta em seu pé de manga pode ser Megalopyge lanata, tome cuidado pois ela é urticante e pode causar problemas.

      Excluir
  28. Heyy encontrei algumas lagartas na casa da minha tia e eu as trouxe para casa para cuidar, são da mesma espécie, vc saberia me dizer que espécie poderia ser? Se é perigosa ou não... onde posso te mandar uma foto delas??

    ResponderExcluir