terça-feira, 31 de maio de 2011

BORBOLETAS EM EXTINÇÃO

Mais de 50 tipos de borboleta estão em extinção



Os insetos mais populares do mundo precisam de ajuda.

  Rede Ambiente

Quando falamos de animais ameaçados, o que vem imediatamente à cabeça são os pandas, os micos-leões-dourados, macacos-prego, onças-pintadas. Mas e outros animais – insetos, por exemplo? Existem borboletas em extinção?

Existem, sim, e muitas: mais de 50 espécies estão na lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Animals, União Internacional para Conservação dos Animais, em inglês), e uma já foi considerada oficialmente extinta. A Grande Branca da Madeira costumava habitar florestas úmidas de grandes altitudes da ilha da Madeira até 2007.

A borboleta é um importante agente polinizador, como as abelhas. O desaparecimento da espécie afetaria diretamente a população de plantas que, vale a pena lembrar, são a base da cadeia alimentar.

As principais ameaças às borboletas não são mais os caçadores/colecionadores, já que colecionar borboletas, assim como colecionar selos, já saiu de moda há muito tempo. Os maiores problemas são as extensões agrícolas e os incêndios, que destroem não apenas seu habitat como quase todos os ingredientes da sua dieta.

As borboletas contém inúmeras referências culturais. São símbolos da transformação e vida nova. Em alguns lugares, são sinais de boa sorte. No Japão, representam a alma. A palavra grega para borboleta, psiqué, é a mesma utilizada para mente e alma. O antigo filósofo taoísta Zhangzhi teve um sonho em que era uma borboleta. Quando acordou, pensou “Eu era um homem que sonhou ser borboleta, ou uma borboleta que sonha ser homem?”

Recentemente, o museu de História Natural londrino promoveu uma exposição, “Sensational Butterflies”, que exibia mais de 600 espécies com o objetivo de estimular o plantio de flores que atraíssem estes animais. Uma bela iniciativa que deveria se espalhar por todo o mundo.
 
  João Angelo Cerignoni   em 31.05.2011
Realmente, elas precisam de ajuda pois elas são indicadores de ambiente em equilibrio, algo está errado onde não vemos estas belas formas voando em harmonia.
 
Abraços.

8 comentários:

  1. Sabem me indicar algum colecionador que queira comprar uma borboleta 88???
    Meu contato

    angelaneme@msn.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. LARGA MÃO DE SER IMBECIL, TEMOS QUE ACABAR COM ESSES COLECIONADORES, VAMOS E CRIAR BORBOLETAS NA NATUREZA.
    SOUBE DE UM ANALFABETO DE UM CIENTISTA QUE TEM MAIS DE UM MILHAO DE BORBOLETAS NA SUA COLEÇÃO.(CIENTISTA DE MERDA). VAMOS AJUDAR AS BORBOLETAS A NAO DESAPARECER.
    CHEGA DE TAMANHA IGNORÂNCIA, VAMOS CRIAR E SOLTA-LAS NA NATUREZA.
    DESCULPEM A MINHA DESELEGÂNCIA, MAS NAO ME CONFORMO COM TANTA ESTUPIDEZ.
    ADILSON CESCHIN - CURITIBA -PARANA

    ResponderExcluir
  3. AFFFFFFF procurando comprador de borboleta!!!!
    aprenda a amar a natureza111 plante flores e plantas que as lagartas gostam para proporcionar liberdade as borboletas, fa'ca a sua parte. Estou fazendo a minha

    ResponderExcluir
  4. Hoje entrou uma e está na minha cortina, não sou supersticiosa, mas sou curiosa, queria saber o significado,ela é enorme e preta com pequenos detalhes em azul.

    ResponderExcluir
  5. Casualmente entrei no Google para saber a espécie de uma borboleta que vi. Achei linda e provavelmente rara. Fui pesquisar . Estou pasma . As pessoas procurando colecionador? Pra quê?. Negociar? Os animais são livres ou deveriam ser.Comprar. Vender.Acho errado. Não gostei disso. Decepcionante.

    ResponderExcluir