Não pode não!
As asas da borboleta são cobertas por fina membrana formada por minúsculas escaminhas, uma sobre a outra, que se desprendem facilmente com simples toque ou vento. É por isso que, quando alguém a toca, essas escaminhas se soltam e grudam nos dedos. Ao passar nos olhos, podem irritá-los e provocar coceira.
SEM TOCAR! - O correto é admirar esse inseto sem tocá-lo. É isso mesmo, borboleta é inseto e passa por várias fases (saiba mais abaixo). A gente sempre deve lavar as mãos depois de mexer em qualquer bichinho. Mas alguns insetos podem causar irritação e queimadura, como muitas taturanas. As mais perigosas, em geral, têm o corpo coberto por pelos com toxinas que podem causar até feridas.
Há ainda insetos que picam como abelha, formiga e vespa. A substância que eles eliminam com a picada provoca dor, bolhas na pele e problemas mais sérios nas pessoas alérgicas.
Um dia ela foi lagarta e já morou no casulo
A borboleta passa por quatro estágios de vida em menos de um ano. Esse inseto nasce a partir de um ovo na forma de lagarta e esta é sua fase mais longa, quando passa um tempão alimentando-se de plantas. Depois disso vira casulo (quando parece um rolinho de linha), não come nada até se transformar em borboleta. Já adulta, seu alimento é o néctar das flores e frutas em decomposição. Esta fase final é a mais curta. A borboleta vive entre 15 e 30 dias.
Habita todo planeta, exceto a Antártica. É muito antiga. Vive na Terra há 40 milhões de anos. Existem cerca de 20 mil espécies, das quais 3.100 no Brasil.
Saiba mais
Quer ter borboletas por perto? Então cultive flores em casa. Pode ser no quintal, na varanda ou até em um vasinho ao ar livre. Elas vão aparecer, porque alimentam- se de néctar e fazem a polinização (levam o pólen de uma flor para outra para que nasçam novas flores).
Nem toda lagarta vira borboleta. Algumas transformam-se em mariposas. A diferença entre elas é que a borboleta voa durante o dia e quando parada suas asas ficam fechadas. Já a mariposa voa à noite e quando para suas asas ficam abertas.
Gabriely de Assis, 8 anos, de Santo André, sempre observa as borboletas no quintal de sua casa. "Temos flores e sempre aparece algumas por lá", conta. A garota adora esse bichinho, mas não tem coragem de tocá-lo. "É muito bonita por causa das cores, mas tenho medo de pegá-la; pode ser que a machuque."
Nenhum comentário:
Postar um comentário