segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Borboletas e outros insetos polinizadores.



Abelhas, borboletas e muitos outros insetos são  polinizadores que correm grande risco ou estão na lista de  ameaçados de extinção, de acordo com estudo do Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES).

Borboleta visitando flor.

A diminuição no número de abelhas, borboletas e pássaros, essenciais para a polinização dos cultivos, ameaça parte da produção agrícola mundial, inclusive de frutas, café e chocolate. O alerta foi lançado nesta sexta-feira (26) por especialistas que avaliam o retrocesso da biodiversidade.

Abelha visitando flor em busca de mel e pólen.


                             Abelhas visitando flor em busca de mel e pólen.

A organização chegou a esta conclusão em seu primeiro relatório, divulgado em Kuala Lumpur e redigido por cerca de 80 cientistas. O documento, a primeira análise de tal magnitude realizada sobre o tema, alerta que é necessário frear o fenômeno, que, segundo a IPBES, compromete a alimentação das populações.





A organização indica que de 5% a 8% da colheita agrícola mundial são diretamente dependentes da ação dos polinizadores nas colheitas (cereais, frutas, etc). Em valores, essa produção representa entre US$ 235 e US$ 577 bilhões.






Três quartos das colheitas dependem dos polinizadores

Existem mais de 20 mil espécies de polinizadores no mundo, sejam selvagens, como as borboletas ou o os mamangabas, ou domésticos, como a abelha-europeia (Apis mellifera), que fabrica mel. De modo geral, ao menos três quartos das colheitas mundiais dependem deles para o desenvolvimento das plantas.
Diferentemente do trigo ou do arroz, a maioria das frutas e verduras, as oleoginosas e certos cereais - que constituem "fontes importantes de vitaminas e minerais" - dependem da polinização. Daí a advertência dos cientistas sobre uma "possível alta dos riscos de desnutrição".
"Sem os polinizadores, muitos de nós não poderíamos consumir café, chocolate ou maçãs, entre outros alimentos de nossa vida diária", diz Simon Potts, vice-presidente do IPBES e professor da Universidade de Reading, no Reino Unido.
América do Norte e Europa são as regiões mais ameaçadas
Atualmente, 16% dos polinizadores vertebrados, como pássaros ou morcegos, estão ameaçados de desaparecimento, um número que chega a 30% entre as espécies insulares, afirmam os especialistas.
Para os insetos, os maiores polinizadores, não há avaliação em escala mundial por falta de dados disponíveis. No entanto, "as estimativas locais e regionais indicam ameaças muito elevadas, em particular para as abelhas e as borboletas, às vezes com mais de 40% de espécies de invertebrados ameaçados localmente", indica o documento.
A América do Norte e a Europa ocidental estão particularmente ameaçadas pela diminuição de polinizadores selvagens. Embora existam dados incompletos para América Latina, Ásia e África, os cientistas estimam que as mesmas tendências são registradas nestas regiões.
O retrocesso tem várias causas, explica um dos vice-presidentes da IPBES, Robert Watson. "A diminuição dos polinizadores selvagens deve-se principalmente à mudança na utilização das terras, às práticas de agricultura intensiva e à utilização de pesticidas, às espécies invasivas, aos agentes patogênicos e às mudanças climáticas".
O grupo de especialistas lembra que a melhor forma de preservar os polinizadores é ter uma maior presença de flores selvagens perto das colheitas, reduzir o uso de pesticidas e fazer um melhor controle de parasitas.
(Com informações da AFP)  http://br.rfi.fr/ciencias/20160226-extincao-de-polinizadores-ameaca-producao-de-frutas-cafe-e-chocolate-1
Preservar se tornou palavra de ordem.
Maiores informações sobre o assunto "Abelhas polinizadoras importantes para a agricultura brasileira" podem ser encontradas em: 
http://abelha.org.br/abelhas-polinizadoras-importantes-para-a-agricultura-brasileira/


4 comentários:

  1. Boa noite. Parabens pelo site e pelo texto. Tenho uma dúvida e gostaria de compartilhar com vcs: Quais plantas alimentíceas são polinizadas por borboletas ? E quais espécies seriam? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora. A maioria das borboletas que se alimentam de nectar das flores visitam todas as flores e sim pode poliniza las, contudo não são polinizadores dos mais eficientes.

      Excluir
  2. Que legal suas explicações, gostei muito. Tenho um blog também venha ver também no Blogspot estou escrevendo uma visita que fiz no MUSA (Museu da Amazônia). Em breve estou publicando. Faz uma visita. Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleia, obrigado pelas palavras. Preciso do link de seu blog para poder fazer uma visita. Felicidades.

      Excluir