segunda-feira, 7 de março de 2016

Borboletário da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte.

Borboletário da FZ-BH, um passeio, não só divertido, mas também instrutivo, para adultos e crianças


Borboletário da FZ-BH Foto:divulgação

Um dos principais espaços de visitação da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZ-BH), o Borboletário,  foi reaberto ao público, após passar por ampla reforma, com sua total remodelação. O local agora oferece aos visitantes mais espaço e conforto para conhecer o ciclo de vida das borboletas e mariposas, descobrir algumas características e curiosidades das espécies e interagir com centenas de borboletas presentes no viveiro de exposição.
Borboletário da FZ-BH Foto:divulgação

O espaço do laboratório foi aumentado, assim como o viveiro de exposição, que passou de 100 para 250 metros quadrados. Foram construídos novos banheiros  e uma cascata e um lago, que proporcionam diferentes microclimas (temperatura e umidade) e mais bem-estar para os animais, além de aprimorar o circuito de visitação, inclusive com a adaptação de uma rampa de acessibilidade.

A preparação do espaço para receber as borboletas e mariposas foi feita com todo cuidado e critério. Foram utilizadas mudas de “plantas-alimento” e plantas ornamentais atrativas para as espécies, como camará, sálvia-de-jardim, camarão-azul, falsa-érica, titônia, zínia, miosótis e penta, entre outras, contemplando a alimentação das borboletas e mariposas em todas as fases de desenvolvimento. Também foram plantadas mudas que compõem um bosque para o repouso dos animais, como embaúba, aldrago, manacá e pariparoba.

O projeto de plantio da mudas, idealizado pela bióloga da Fundação de Parques Municipais, Margareth Ávila, considerou as características do local para estabelecer a harmonização dos jardins internos e externos de modo a criar um ambiente totalmente adaptado às necessidades dos animais e à estética do entorno. As borboletas executam suas danças de acasalamento ou voam pelo local em busca das plantas atrativas e ornamentais. Estas, com suas flores e folhas, oferecem a elas alimento, local para a postura de ovos e repouso. Enquanto isso, o público pode se encantar com a proximidade dos animais em um ambiente com elementos naturais.

Borboletário da FZ-BH Foto:divulgação

Espécies

Antes da reforma, o Borboletário mantinha, em média, mil indivíduos de dez espécies de borboletas que ocorrem naturalmente na região de Belo Horizonte, como Battus polydamas, Anteos menippe, Dryas iulia, Hamadryas februa, Ascia monuste, Dannaus erippus, Morpho helenor e Heraclides thoas. Com o novo viveiro, a expectativa é que haja um aumento do número de espécies e da quantidade de borboletas e mariposas, podendo chegar a cerca de dois mil indivíduos.
De acordo com a bióloga responsável pelo Borboletário, Regina Celi Antunes Nobi, o fato de essas espécies conseguirem completar todo o ciclo de vida dentro do Borboletário é o principal critério para a sua escolha e reprodução na FZB-BH. “Temos autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para coletar matrizes nas áreas verdes da FZB, dentro do grupo que definimos inicialmente, para permitir o melhoramento genético”, explica.
Educação ambiental

O Borboletário da FZB-BH também é um local importante para o desenvolvimento de atividades de conscientização ambiental. De acordo com a bióloga do Serviço de Educação Ambiental da FZB-BH, Gislaine Xavier, o Borboletário é um excelente espaço para trabalhar esse aspecto, porque possibilita aos visitantes não só contemplar as borboletas, mas conhecer os processos de interação desses animais com as plantas. “É possível discutir com o público o papel e a importância desses seres vivos no equilíbrio dos ecossistemas”, afirma.

Borboletário da FZ-BH


Horário de funcionamento: aberto ao público para visita livre de terça a domingo e nos feriados, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Agendamento de visita: a visitação de grupos organizados, como escolas, por exemplo, ocorre às terças e sextas-feiras em dois turnos, das 9h às 11h e das 14h às 16h. O agendamento deve ser feito por meio do site da Prefeitura
Informações: Telefone – 31 3277-7191
em : 7 De Março De 2016


http://www.santaterezatem.com.br/index.php/2016/03/07/borboletario-da-fz-bh/



Nenhum comentário:

Postar um comentário