quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Lycorea em Jaracatiá


Lycorea cleobaea halia 

Reino : Animalia
Filo : Arthropoda
Classe : Insecta
Ordem : Lepidoptera
Superfamília : Papilinoidea
Família : Nymphalidae
Subfamília : Danainae
Gênero : Lycorea
Espécie : cleobaea halia
Citação : Hübner, 1816

Uma espécie que é fácil de criar em cativeiro, tendo como planta hospedeira o mamão comum ou o silvestre, alguns cipós e podendo ocorrer também em Jaracatiá, uma planta usada em reflorestamento e que dela se pode fazer deliciosas doces dos frutos e do tronco.
Boa leitura.

Lagarta de Lycorea em folha de Jaracatiá.

Lagarta de Lycorea em folha de Jaracatiá.

Lagarta de Lycorea em folha de Jaracatiá.

Lagarta de Lycorea em folha de Jaracatiá.

Lagarta de Lycorea em folha de Jaracatiá.

Lagarta de Lycorea em folha de Jaracatiá.

Lagarta de Lycorea.

Lagarta de Lycorea.

Lagarta de Lycorea.

Lagarta de Lycorea entrando em pré-pupa já com cor amarelada.

Lagarta de Lycorea entrando em pré-pupa já com cor amarelada.

Lagarta de Lycorea entrando em pré-pupa já com cor amarelada.

Lagarta de Lycorea entrando em pré-pupa já com cor amarelada.

Lagarta de Lycorea entrando em pré-pupa já com cor amarelada.


Planta hospedeira : Jaracatiá, (Jacaratia spinosa) Mamão, (Carica papaya), e algumas trepadeiras.



A planta Jaracatiá, (Jacaratia spinosa)



O Jacaratiá.


Nome popular: mamoeiro-do-mato; mamoeiro-bravo; mamãozinho
Nome científico: Jacaratia spinosa (Aubl.) A. D
Sinonímia botânica: Carica dodecaphylla Vell., Jaracatia spinosa (Aubl.) A. D
Família botânica: Caricaceae
Origem: Brasil - ampla distribuição


CARACTERÍSTICAS DA PLANTA

Árvore de grande porte podendo atingir 20 m de altura, tronco e ramos armados de espinhos, casca rugosa. Folhas compostas por s a 8 folíolos. Flores esverdeadas, pequenas, que surgem de setembro a outubro.

FRUTO
Frutos de Jaracatiá coletados por mim.

De forma oval ou arredondada com coloração amarelo-alaranjada quando maduro. Polpa amarelada ou avermelhada de acordo com a fase de maturação, adocicada, envolvendo numerosas sementes. Frutificação de janeiro a março.
*Do fruto e de partes de tronco se fás doces deliciosos, mais dificilmente são encontrados. Fizemos deste material colhido e ficou divino...

Jacaratia spinosa, frutos.

CULTIVO

Planta silvestre comum em solos férteis. Propaga- se por sementes.
O jaracatiá é árvore nativa do Brasil, onde pode ser encontrada em ampla distribuição, por grande parte do território nacional.
O viajante Gabriel Soares de Sousa já notava sua presença na terra, na metade do século XVI, dizendo- a "indígena da Bahia". Segundo Harri Lorenzi, o jaracatiá pode ocorrer em várias formações florestais distintas, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, passando por Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Jacaratia spinosa, frutos.


Mais um entre os muitos frutos típicos da região dos cerrados do Brasil, ali, por exemplo, o jaracatiá ocorre naturalmente nas matas calcarias e nas chamadas matas de galeria, aglomerações de árvores que seguem os cursos d'água.
Aliás, ocorria: no Cerrado o jaracatiá é, hoje em dia, fruto que está em risco de desaparecer, sendo apenas encontrado nas fazendas tradicionais, onde as plantas e árvores nativas foram preservadas ou, então nos viveiros do Centro de Pesquisa Agropecuária do Cerrado da EMBRAPA do Distrito Federal.
O jaracatiá é fruta interessante. Apesar de conhecida regionalmente, entre outros, pelos nomes de mamão- nativo-de-árvore, mamão-de-espinho, mamão-bravo e mamão-de-veado, o sabor adocicado de sua polpa difere muito do mamão comum.
Em primeiro lugar, o jaracatiá nasce em árvores bastante grandes se comparadas ao mamoeiro.
Alcançando entre 10 a 20 metros de altura, a árvore do jaracatiá é extromamente ornamental, pois todo o conjunto - tronco em cone que vai afinando no alto, ramos espinhentos e bem distanciados, copa pouco densa de folhas especialmente bonitas, de formato e organização bastante peculiares - compõe um desenho bizarro e elegante, todo voltado para cima.
Em segundo lugar, mamão e jaracatiá, apesar de apresentarem aparência, formato e coloração semelhantes, distinguem-se pelo tipo de polpa e de sementes.
Devido à consistência e à composição gelatinosa de sua polpa, a fruta presta-se muito bem ao preparo de geléias, ao contrário do mamão que é mais adequado para doces e compotas.
O jaracatiá é fruto avidamente procurado por pássaros e por macacos, podendo também ser consumido pelo homem in natura.
No dicionário de Pio Corrêa há apenas uma ressalva quanto ao abuso da ingestão do jaracatiá: em virtude do efeito purgativo e irritante do leite que a fruta contém, especialmente quando está verde, tal abuso causaria um mal-estar geral no organismo, acompanhado de febre.
Consta que tal mal-estar teria sido provado várias vezes pelos soldados das expedições comandadas pelo Marechal Rondon no início do século, em incursões pelo interior do Brasil.
Assim, a maneira mais indicada para neutralizar um pouco o efeito do leite que o jaracatiá segrega é cozinhá-lo como legume. No nordeste do Brasil, para ser consumido cru é costume, também, fazer-se sulcos com o garbo em sua casca e deixar a fruta "serenar" de um dia para o outro.
Fonte: www.bibvirt.futuro.usp.br

DESCRIÇÃO

Esta é uma bela arvore frutífera nativa do Brasil, é apenas uma das 21 espécies de plantas frutíferas da família das caricáceas. O nome indigna “jaracatiá” talvez signifique “fruto que queima a língua”, devido ao látex extremamente ácido dos frutos.
Jacaratia spinosa, folhas.

A árvore cresce até 10 metros de altura, em terrenos férteis, das mais variadas formações florestais, sua copa é rala e cônica. O tronco é esbranquisado e espinhoso. As folhas são  palmatilobadas ou seja parecendo uma mão com muitos dedos. As flores são pequenas, verdes com estames brancos.
Já os frutos, tem forma de pêra, medindo 5 a 7 cm de comprimento por 2 a 4 cm de diâmetro, são amarelos ou alaranjados e com sabor que lembra a manga e o maracujá juntos. Os frutos devem ser consumidos bem maduros, devendo cortar ao meio e lavá-los para eliminar o leite drástico que contém. Os frutos amadurecem nos meses de março a abril. O miolo do Tronco é usado para fazer um excelente doce.

PROPRIEDADES MEDICINAIS

Os frutos contem substancias papainicas de ação desobstruentes e antidispépticos, o leite combate as hidropisias e as folhas em forma cataplasmas curam feridas.

Jacaratia spinosa, frutos em formação.


CULTIVO
A árvore propaga-se facilmente por sementes crescendo rapidamente e frutificando logo no 3ª ano após o plantio.


CURIOSIDADES

Na floresta a árvore cava um poço naturalmente, devido as suas grossas e profundas raízes pivorantes quando a arvore morre, fica uma fenda ou buraco de até 20 metros de profundidade, podendo ser usada como um estreito poço.

Fonte: heltonsaputa.vilabol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário