sexta-feira, 16 de março de 2012

Como criar a Zebrinha,Colobura dirce


Colobura dirce (Linnaeus, 1758) 
Em folhas de plantas do gênero Cecropia sp.


Colobura dirce.
Uma borboleta neotropical da família Nymphalidae



Colobura dirce dorçal.
Colobura dirce ventral



Família: Nymphalidae 


Particularidades: Conhecida como "zebra", devido ao desenho da face inferior das asas.

Fácil, muito fácil de detectar a sua ocorrência após ela seu desenvolvimento, ela consegue (dobrar) a folha de sua planta alimento, onde se aloja escondida.
Pode se acreditar que ela corte o fluxo de seiva da planta por ela ser tóxica ou por um outro motivo.
Ali, escondidas de possíveis predadores, elas se desenvolvem procurando se alimentar discretamente durante o dia e mais a noite,
Sua forma imatura, lembra muito as lagartas urticantes, mostrando claramente seus espinhos amarelos, contudo, como (via de regra), nenhuma lagarta de *borboleta é urticante.

Embaúba,  a planta hospedeira:

Embauba- Nome científico: Cecropia pachystachya.





Embaúba  é a designação comum de várias espécies de árvores, principalmente do gênero Cecropia. Também é chamada de embaúva, imbaúba, imbaúva, umbaúba, umbaúva,ambaúba, embaíba, imbaíba e torém. Pode chegar a quinze metros de altura. Pertence ao estrato das plantas pioneiras da mata atlântica. É também chamada de árvore-da-preguiça, pois seus frutos são o alimento preferido deste animal.


As embaúbas são árvores leves, pouco exigentes quanto a solo e muito comuns em áreas desmatadas em recuperação. Possuem frutos atrativos a várias espécies de aves. São capazes de se dispersarem rapidamente. Como possuem caule e ramos ocos, vivem em simbiose com formigas, especialmente as do gênero Azteca, que habitam no seu interior e que as protegem de animais herbívoros - daí os nomes castelhanos para a planta:  hormigo ou hormiguillo, numa referência a hormiga ("formiga").

Em outros idiomas: trumpet tree, bois canon, bois trompette, grayumbe, grayumbo, trompette, trompettier, yagruma, yagrumo, akowa, chancarpo, chancarro, guarumbo, guarumo, hormigo, hormiguillo, snakewood tree, pop-a-gun, tree-of-laziness, trompetenbaum, yaluma, certico, ambiabo, ambai, tree-of-sandpaper, palo lija.

Ovos de Colobura dirce em folha de Embaúba.

Folhas dobradas indicando a presença de lagartas de Colobura dirce 

Folhas dobradas indicando a presença de lagartas de Colobura dirce  

Lagarta de Colobura dirce 

Lagartas de Colobura dirce.

Cortam e dobram as folhas para baixo em um tipo de abrigo com a forma de um  guarda-chuvas. Pouco se sabe a este respeito, mas há quem afirme que elas procuram impedir parte do fluxo de seiva,  tornando a folha mais palatável.(?) 

Pré Pupa.



Pupa


Local da planta hospedeira


Planta protegida com lagartas de Colobura dirce 


Etiqueta de identificação.

Uma etiqueta de identificação é feita para para cada criação, contendo os dados da criação.

Lagartas de Colobura dirce 
As lagartas  se transformam em pupas dentro do telado.

Material (pupas) é coletado e levado ao laboratório e assim que emergirem os adultos, inicia se novo ciclo.



Habitam floresta primária e secundária em altitudes entre zero e 1.400 metros, sendo mais fáceis de se encontrar em altitudes inferiores a 800 metros; em florestas decíduas e perenes, mas também ocorrendo com frequência em pomares. Ambos os sexos são encontrados com frequência, assentando em troncos de árvores onde habitualmente se estabelecem em uma posição de cabeça para baixo a uma altura de cerca de 2 metros, enquanto absorvem a umidade dos musgos ou de fissuras nos troncos. Se incomodadas, tentam fugir correndo, sem voar, para o lado oposto da árvore, voltando para a posição original se perseguidas e sendo extremamente relutantes em alçar voo. Às vezes elas são encontradas isoladamente, porém mais frequentemente em grupos de 2 ou 3 indivíduos Em vista inferior são de coloração clara, possuindo padronagem de desenhos escuros; vistas superiormente são de coloração castanha, apresentando duas amplas áreas claras nas asas anteriores, que aparecem também em seu verso. Atingem de 5 a 7,5 centímetros de envergadura e se alimentam de substâncias exsudadas de troncos de árvores, em frutos fermentados ou sobre excrementos.


2 comentários:

  1. Estou muito interessada em fazer um criadouro em minha propriedade, situada em Teresópolis, numa `area de preservação.

    ResponderExcluir
  2. Agora temos artigo sobre ela, Colobura dirce, na Wikipédia em língua portuguesa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Colobura_dirce

    ResponderExcluir