quarta-feira, 28 de maio de 2014

Editora Inpa lança Guia Ilustrado de Borboletas e Vozes da Floresta.


O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lançou, nesta sexta-feira (23), dois novos títulos editados pela Editora Inpa, o ‘Guia Ilustrado de Borboletas da Reserva Florestal Adolpho Ducke’ e o ‘Vozes da Floresta: A Arte de Contar Histórias do Passado e do Cotidiano Indígena’.  O lançamento será, às 10h, no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência, na rua Otavio Cabral, s/nº – Petrópolis (zona sul de Manaus).



Nos últimos oito anos, a Editora Inpa produziu 98 publicações, entre livros, cartilhas e revistas. Além disso, o Instituto participou da produção de mais de 200 títulos editados por outras editoras, que foram espalhados pelo Brasil e pelo mundo  


“O desafio de escrever um livro para a população, de uma maneira geral, como o ‘Vozes da Floresta’ e o ‘Guia Ilustrado de Borboletas’ é apenas a ponta de um grande iceberg que precisamos traduzir para a sociedade brasileira acerca da Amazônia”, assim declarou o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Adalberto Val, durante o lançamento dos dois novos livros, nesta sexta-feira (23), no Auditório da Ciência do instituto.
O Guia Ilustrado de Borboletas da Reserva Florestal Adolpho Ducke tem como autores Rosemary S. Vieira, Catarina Motta (in memorian), Daniela B. Agra, Livia Maciel Lopes e Kelve F. S Cezar. A obra apresenta 105 espécies de borboletas com o objetivo de atender parte da demanda de estudantes e técnicos do Inpa e de outras instituições empenhadas em promover o conhecimento e a manutenção da biodiversidade na Amazônia. Além disso, pretende estimular o turismo científico e ecológico na Reserva Florestal Adolpho Ducke. 
Cristina Motta Bührnheim, professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), filha da pesquisadora Catarina Motta (in memorian), participou do lançamento do livro Guia Ilustrado de Borboletas da Reserva Florestal Adolpho Ducke, representando os demais autores. “Esta é uma realização da minha mãe que plantou várias sementinhas. Este livro vai ajudar na divulgação do conhecimento sobre borboletas, não só para os entomólogos e colecionadores, mas também para um público interessado na beleza desse mistério tão carismático, e o livro mostra um pedacinho dessa diversidade espetacular das borboletas”, destacou.
A autora do livro “Vozes da Floresta: A Arte de Contar Histórias – Histórias do Passado e do Cotidiano Indígena”, a pesquisadora Ana Carla Bruno, ressalta que as histórias contidas na obra são dos Waimiri Atroari e ela foi responsável por compilar, organizar e traduzir para o português e dar sentido aos versos. “Agradeço, principalmente, aos Waimiri Atroari que abriram as portas das suas casas para mim e permitiram entrar nas suas aldeias e compartilharem suas histórias comigo”, disse Ana Carla, acrescentando que o livro é fruto de um trabalho de mais de 20 anos.
Para o editor-chefe da Editora Inpa, o pesquisador Mario Con-Haft, os lançamentos são “momentos de realização” para a nossa equipe. De acordo com ele, a Editora Inpa tem por função a editoração e a produção da Revista Acta Amazônica, além da produção e a divulgação de outros livros. “Esse guia de borboletas representa o que já está se tornando uma tradição dentro da editora, que é a produção de livro de identificação da biota amazônica e isso é uma coisa que nos orgulha bastante”, destacou Con-Haft.
Para o coordenador de Ações Estratégicas e diretor-substituto do Inpa (Coae), Estevão Monteiro de Paula, os livros são uma demonstração de que o Inpa tem alguns pesquisadores extremamente dedicados. “Eles sabem e gostam do que fazem”, disse o coordenador.

Divulgação Científica

Para Adalberto Val, os cientistas, de uma maneira geral, estão acostumados a escrever para os seus pares. “É muito mais fácil escrever um artigo para uma revista científica do que traduzir aquilo do que fazemos numa linguagem simples e perceber que a sociedade entende aquilo que foi escrito, isso não é uma tarefa trivial”, revelou o diretor.
Segundo Val, apenas 5% dos grandes cientistas do mundo se debruçam sobre essa atividade de escrever livros que decodificam a ciência (divulgação científica) e são responsáveis por 95% dos das publicações que circulam no mundo inteiro com esta característica. Ele revela que, atualmente, existe um movimento mundial para que se ampliem esses 5%, nos próximos dez anos. “Ana Carla e o conjunto de autores do Guia de Borboletas estão nestes 5% que fazem este belíssimo trabalho da socialização da informação”, destacou.
Para o diretor do Inpa, as duas novas publicações chamam atenção para duas questões fundamentais: uma é a interdisciplinaridade e a outra é a inclusão social e a geração de renda. “Acredito que não temos mais espaço para a ciência focal, estamos caminhando cada vez mais para a ciência da interface”, explica Val.
Quanto à questão da inclusão social e geração de renda, o diretor salienta que a região amazônica é pródiga nesse sentido. “E, além disso, é pouco explorada no que se refere às possibilidades que podemos oferecer para a sociedade e para o cidadão comum em conhecer um ambiente natural, como plantas, pássaros e borboletas”, defendeu.
Adalberto Val fez um balanço de sua administração que se encera no próximo mês junho. Segundo o diretor, nestes últimos oito anos, foram produzidas 98 obras pela Editora do Inpa e mais 200 títulos sobre diferentes assuntos editados por outras editoras com a participação do instituto e foram espalhados pelo Brasil e pelo mundo. “Esse é um momento de reconhecimento dessa realização. Com estas ações, chegamos ao fim desse mandato com o Inpa novo e com os portões abertos se comunicando com a sociedade”, disse.
Ele comenta que nada disso seria possível só com o editor; é preciso ter um grupo de trabalho forte e a Editora do Inpa tem uma equipe assim. “O Inpa precisa se fortalecer cada vez mais e ter uma editora forte, competente e competitiva para o mundo internacional. Definitivamente temos um Inpa preparado para o futuro”,ressalta.

Aquisição

“Guia Ilustrado de Borboletas da Reserva Florestal Adolpho Ducke” custa R$ 50 e o livreto “Vozes da Floresta: A Arte de Contar Histórias – Histórias do Passado e do Cotidiano Indígena” R$ 10. Ambos os livros e outros títulos podem ser adquiridos na livraria da Editora Inpa, em horário comercial, situada na sede do instituto, no Campus I, na Av. Otávio Cabral, s/nº esquina com Av. André Araújo, bairro Petrópolis, ou ainda pelos telefones (92) 3643-3223 / 3643-3438 ou via e-mail editora@inpa.gov.br. Para conhecer o catálogo completo das obras basta acessar o sitehttp://editora.inpa.gov.br

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Henrique Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário