quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Curiosidades sobre as Borboletas



A grande maioria dos estudiosos de borboletas e entomologistas,  concordam que;


  • As borboletas  são muito mais encontradas em regiões tropicais, devido ao calor e ao alimento em abundancia. A borboleta tem como alimento principal o néctar e as flores, porém, logo quando a borboleta sai do ovo, ou seja, quando ainda é uma pequena lagarta ela se alimenta apenas de folhas e restos de vegetais.
  • A borboleta é um animal pequeno e delicado, elas podem ter o peso mínimo de 0,3 gramas e as mais pesadas podem chegar a pesar 3 gramas, que é o caso da maioria. 
  • Foi comprovado há um tempo atrás, que alguns tipos de borboletas que podem chegar a medir até 32 centímetros de asa a asa, tudo isso na sua grande variedade de espécies, no total existem mais ou menos 200 mil espécies de borboletas, porém apenas 120 mil destas espécies foram comprovadas cientificamente.
  • Uma das coisas mais incríveis da natureza, sem dúvida alguma é a metamorfose de uma borboleta.
  • Infelizmente e normalmente a beleza da borboleta dura apenas duas semanas, e elas geralmente usam essas duas semanas para se reproduzir, e por isso, é tão grande a variedade e a quantidade de borboletas no mundo.
  • Algumas espécies podem permanecer na natureza até seis meses, uma delas se chama borboleta monarca.
  • Borboleta é um termo comum da zoologia, denominação recorrente que designa os exemplares da ordem de insectos dos lepidóptera. As características das borboletas em seu estado adultosão três pares de patas e dois pares de ases cobertas de escamas de cores variadas dependendo das espécies. As borboletas põem ovos que dão origem a larvas chamadas pupas.Estas últimas produzem a seda e formão depois um casulo ou crisálida, que se transformará numa borboleta.
  • As antenas das borboletas têm o mesmo papel que o nariz no caso dos humanos. Mas evidentemente, as antenas das borboletas são muito mais sensíveis aos odores do que os nossos narizes. As antas estão separadas uma da outra de forma a permitir localizar fontes de odores.
  • As borboletas utilizam os odores para encontrar flores e outros insectos. 
  • Os olhos da borboleta estão formados por milhares de pequenas lentes. Os olhos das borboletas são compostos.
  • Cada lente tem o seu nervo óptico. A disposição das lentes sobre os olhos tem inclinações diferentes para que cada lente possa ver numa direção ligeiramente diferente, o que permite ao insecto ter uma melhor perspectiva do seu redor.
  • Apesar das milhares de lentes que permitem ter uma visão muito completa, as borboletas não podem detetar movimentos lentos e têm uma vista muito pouco precisa.
Para aonde vão as Borboletas quando chove?
  • As Borboletas vão se esconder debaixo das folhas e de materiais vegetais ou encontrar fendas pequenas para espremer, como sob cascas de árvores e fendas de rochas.
Quais são os alimentos das Borboletas?
  • Muitas Borboletas bebem o néctar das flores, mas muitas Borboletas também se alimentam de pólen, frutas podres, esterco dos animais e a seiva das árvores.
Como as Borboletas se comunicam?
  • As Borboletas se comunicam principalmente por meio de sinais químicos. Algumas espécies se comunicam através do uso do som.
Quanto tempo vivem as Borboletas?
  • Depende da espécie, muitas Borboletas vivem apenas algumas semanas, mas algumas Borboletas migratórias podem viver muitos meses. As Borboletas Monarcas podem viver cerca de 10 meses.
Como é a hibernação das Borboletas?
  • As Borboletas são de sangue frio e não podem suportar as condições do inverno em estado ativo. As Borboletas podem sobreviver no tempo frio hibernando em locais protegidos.

8 comentários:

  1. É legal manter um borboletário em casa apenas por hobie ? Existe alguma autorização do IBAMA para isto ?

    ResponderExcluir
  2. É legal manter um borboletário em casa apenas por hobie ? Existe alguma autorização do IBAMA para isto ?

    ResponderExcluir
  3. estão nascendo em minha casa protegidas por mim primeiro pequenas lagartas brancas bem peludas que depois mudam para amarelo e aí entram em dormência sem perder a pelugem depois disso nascem pequenas jóia azul marinho com muitos filetes verde brilhantes no corpo , não sei mas elas têm pequenas asas como as de vespa . Eu penso será nova espécie?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitoria, como vai, lamento informar, que provavelmente suas lagartas foram parasitadas por hHMENÓPTERO, que são PEQUENAS VESPAS. Isso se chama controle bioloigico.

      Excluir
  4. posso ter uma borboleta dento de casa?
    obs:trato dela como se fosse nenem da familia

    ResponderExcluir
  5. Complicado, não sei de ninguém que tentou. Penso que a casa deve passar por adaptações...

    ResponderExcluir