quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Heraclides thoas brasiliensis (rothschild & jordan 1906)

Heraclides thoas brasiliensis.

Adulto vista ventral

Adulto vista dorsal


Adultos, macho e fêmea em cópula.

Adultos, macho e fêmea em cópula.


 Suas lagartas têm seu corpo coberto de protuberâncias.  As cores são em tons de marrom e branco, que se alternam em faixas diagonais no corpo. Essa coloração lhes confere uma ótima camuflagem.



Lagartas

Muitas vezes podem passar por  excrementos de pássaros,

e ser deixadas em pás por inimigos naturais.




Contudo, e se tudo isto não funcionar contra possíveis predadores, a outra estratégia  pode ser a guerra química .

pois podem exalar um cheiro muito fétido pelos osmetérios,


que são estruturas longas e finas, retráteis  localizadas no primeiro segmento torácico, na cabeça.


Normalmente dá resultado.


Têm hábito diurno, solitário e se alimentam basicamente de plantas da família Rutaceae, em especial dos gêneros: Citrus, Esenbeckia e  Zanthoxylum (Brown, 1992), contudo, constantemente registramos uma maior  preferência por Em Limão-cravo, Citrus bigaradia


Limão-cravo, Citrus bigaradia


Contudo, hospedeiros alternativos fazem parte de nossos estudos, pois  conhecendo  e cultivando estas espécies,  se tem a possibilidade de optar e ou variar o (cardápio) dos indivíduos.

São principalmente espécies das famílias Piperaceae  , entre elas e a mais apreciada é a conhecida popularmente por Pariparoba, Capeba - Piper umbellatum L.
Ainda, dentro  de Rutaceae, a conhecida  Arruda, do gênero Ruta e espécie  graveolens é bem apreciada pelas lagartas. É conhecida como arruda-fedida ou arruda-doméstica e seu cultivo é simples.

 OvoS de Heraclides  possivelmente parasitado.


 Ovos de Heraclides possivelmente parasitado.

Nas fases de ovo, lagarta e pupa, podem  sofrer parasitismo  por vespas e micro vespas da ordem hymenoptera, e as pupas podem ser parasitadas também por díptera (moscas).
Adultos, se não predados por lagartos, aves entre outros, seguem em busca de plantas com flores para se alimentarem e em seguida ocorre a cópula que após o ato, as fêmeas procuram plantas hospedeiras de suas lagartas em onde irão por seus ovos.

Lagartas em Pariparoba, Capeba - Piper umbellatum L.


Lagartas em Pariparoba, Capeba - Piper umbellatum L.


Em uma criação controla e assistida, podemos conseguir uma grande porcentagem de adultos, pois são puladas as fases de parasitismo e ou predação por este material estar  protegidos por telas finas.



Lagartas protegidas em galho de Limão-cravo, Citrus bigaradia



Lagartas protegidas em galho de Limão-cravo, Citrus bigaradia


Lagartas protegidas em galho de Limão-cravo, Citrus bigaradia


Lagartas protegidas em galho de Limão-cravo, Citrus bigaradia

O sistema de criar lagartas protegidas em galhos da planta hospedeira, já era usada e divulgada pelo grande mestre * Sr. Ivo Rank, que é reconhecidamente tradicional na atividade e relacionamento com borboletas.
Devo fazer uma pequena homenagem a tal homem, *Meus respeitos e apreço a esta pessoa que me iniciou nas minhas conquistas na arte de criar estes que são os mensageiros da paz, também conhecidas como (borboletas).

Muito obrigado Sr. Ivo Rank.

O sistema de criação de lagartas na própria planta, protegida de possíveis inimigos naturais pode ser feito no campo onde estas são cultivadas e após a coleta do material, a planta se regenera.



Criação de lagartas na própria planta


Criação de lagartas na própria planta



Planta não tão danificada pode se regenerar.



Nem todo material é sempre perfeito


Pode ocorrer alguns defeitos,
contudo o adulto emerge normal



Na grande maioria as pupas são perfeitas.


Na grande maioria as pupas são perfeitas.

O resultado de uma criação bem conduzida sempre se obtém ótimo resultado concluindo com a soltura de muitos indivíduos adultos.




Pupas coletadas em criação.




Pupas nos galhos de gaiola protegida



Resultado final 


emergindo...


quase lá...

E pronta para o voo.
Boa sorte.


O segredo é não correr atrás das borboletas…
É cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar,
não quem você estava procurando,
mas quem estava procurando por você!


45 comentários:

  1. Como vai João! Antes demais, quero dar-lhe os parabéns pelo seu trabalho. Acho o seu blog muito interessante. Devo dizer que também eu me interesso bastante e sou fascinado por lepidópteros. Também tenho uma página sobre o assunto, onde publico todas as semanas. Se quiser fazer uma visita esteja á vontade! (joias-da-natureza.blogspot.com) Abraço e bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, vou sim lhe fazer uma visita. Obrigado pelas palavras.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Boa Noite!

    Gostaria de saber quanto tempo demora a faze de pupa pois tenho uma em meu bonsai de limão cravo, acompanhei seu desenvolvimento desde quando a larva era pequena.
    desde já agradeço pela informação!

    Atenciosamente
    Sônia Dellabiglia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nasceu uma em casa aqui faz duas semanas! ela ficou mais de 3 semanas no casulo (pupa, né? rsrsrs) a gente até achou que não ia sair mais... mas saiu :)

      Excluir
    2. Legal.
      Demora para emergir caso esteja numa estação fria.

      Excluir
  3. Boa noite quanto tempo ela vive na condição de lagarta?

    ResponderExcluir
  4. Oi Sonia e Alex, desculpa a demora. A lagarta, após emergir do ovo, passa por vários istares até se tornar pupa. Normalmente pode levar de 25 a 30 dias dependendo da temperatura. Após tornar se Pupa, de 9 a 12 dias emerge o adulto (borboleta) *Pode ser que ela vá emergir mais tarde como tática de sobrevivência. Observar se não tem nenhum furo circular, pois pode ter emergido um parasitoide de Pupa, hymenoptero.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Olá João, que incrível esta postagem!

    Estou observando uma pupa que se formou dia 15 de maio e até hoje (02 de julho) ela não completou a metamorfose. Notei algumas pequenas "rachaduras" no casulo, isso pode indicar que a borboleta está próximo de emergir ou ela está tempo demais nessa fase? É possível que ela não complete a transformação?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão Fernanda por não ter visto antes seu comentário.
      Pode ter sido parasitada por micro hymenopteros ou está aguardando mudar para a estação mais quente para emergir o adulto. Seria legal se tivesse uma foto. :)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Imagina João, muito obrigada por responder.

      Segue fotos da pupa: https://plus.google.com/u/0/photos/115415209595893153374/album/6598140484003205313?authkey=CJyVz5KupdnfCA

      Excluir
    4. Oi Fernanda, como vai.
      Não observei nas fotos nenhum orifício de saída que caracterize ataque de parasitoide. Pode ser que na próxima estação, com o aumento da umidade, emerjam os adultos. É uma característica de Papilionidae, sobrepor uma geração ou outra. Fica de olho. Abraços.

      Excluir
  6. Ola, gostaria de saber se depois que virar pulpa eu posso manusea-la pra algum lugar seguro, pois tenho gatos e caso as borboletas nasçam no jardim elas podem correr risco

    ResponderExcluir
  7. Oi Eduardo. Penso que irão correr mais riscos se removê las. Deixe a mãe natureza dar seu (jeitinho), ela é sábia. Não seria toxico para os gatos caso as coma. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. oi querido! lindo trabalho...aqui em casa cuidamos tudo...e temos uma visitante linda....duas semanas já...está protegida e esperamos ansiosamente a transformação! meu filho tem 4 anos e 10 meses...curte muito! o nome dela é Marta a lagarta kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Aqui nasceram várias lagartas, fiquei preocupada com a saúde da minha laranjeira, mas estou acompanhando o desenvolvimento delas, pois quero ver as borboletas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente elas podem causar um certo dano na planta, contudo não chega a matá la. Abraços.

      Excluir
  10. Como faço pra te enviar uma foto de umas do meu pé de limão? Já estão em estado de pupa

    ResponderExcluir
  11. Bom dia João. Otimo blog! Quando tem lagarta aqui, minha mãe mata elas, então sempre eu tento retirar elas antes da minha mãe notar. Retiro cada uma na sua folhinha e fico diariamente alimentando elas. So que fica algo mais artificial digamos assim.

    Eu sabia que elas trocavam a estrutura da frente (cabeça, boca, ocelo) igual uma cobra mudando de pele e dessa vez notei que uma delas trocou a pele também.

    Uma está bem menor que as outras e tenho medo que ela não consiga sobreviver ao que a vida ainda espera dela. Pra piorar, hoje notei que ela está com essa estrutura da frente enganchada. Desde ontem ela não ta conseguindo trocar. E ela não vai conseguir comer enquanto não fizer isso. Eu não sei como ajudar ela. O que eu faço? Esperar mais, tentar arrancar? Molhar ou passar algum oleo mineral? Nos ajuda por favor!? Obrigadinha!

    ResponderExcluir
  12. Olá, como vai? Pois é, quando isso acontece, provavelmente por falta de umidade, a cápsula cefálica fica presa na muda de pele impedindo que ela se alimente. Pouco ou quase nada a pra se fazer. Detectado já no momento da muda, um algodão umedecido ajudaria, mas ao passar do tempo, torna se impossível ajudar. Sinto muito por sua lagarta.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde João. Sabe me falar o tempo de vida ja na fase de borboleta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, agora me apertou. Em cativeiro, sua vida como adulto é mais curta que as que estão livres e também se conta, a estação do ano. Peço que faça esta pergunta aos mestres que estudam estes e outros comportamentos em: https://www2.ib.unicamp.br/labor/site/ .
      Obrigado, espero ter ajudado.

      Excluir
  14. Tem 2 anos que crio elas aqui na minha varanda,todos os anos elas vem e depositam os ovos,eu faço a proteção com telas e já conseguir até gravar a saída de uma delas do casulo. Amo cuidar delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, parabéns pelo empenho.
      Muito inspirador.

      Excluir
    2. Aprendir por aqui como cuidar delas,é a mesma espécie que fala aqui,todos os anos conseguem completar todo o ciclo cerca de 10,a planta que tenho é pequena.
      Amanhã sairá a última desse ano.

      Excluir
  15. Aprendir por aqui como cuidar delas,é a mesma espécie que fala aqui,todos os anos conseguem completar todo o ciclo cerca de 10,a planta que tenho é pequena.
    Amanhã sairá a última desse ano.

    ResponderExcluir
  16. Minha lagarta de h. Thoas pupou uns 5 dias antes que as duas lagartas Battus polydamas... Em duas semanas as Battus já eclodiram e foram libertas...a h. Thoas nem deu sinais de romper a crisálida... será que tá tudo bem? Deixei fechado com uma telinha para evitar parasitação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alêh, perdão ver só agora seu comentário. Algumas pupas, mesmo pupando em mesma data, acabam emergindo bem mais tarde que outras. Isso pode ser uma estratégia de sobrevivência. Parabéns pela dedicação.

      Excluir
  17. Oi João Tenho uma planta aqui que está sempre cheia de lagartas mas nunca vi as borboletas,pois elas crescem e depois somem,queria muito acompanhar até o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim elas abandonam a planta hospedeira para se fixarem em um lugar seguro para se transformarem em pupa e depois emergir o adulto. Para acompanhar o ciclo você deve coletar uma ou mais lagartas, nunca todas, e alimentar com as folhas da planta em um pote de tamanho médio. Com sorte ira ter um adulto. Procura aqui no Blog como criar uma lagarta. Abraços.

      Excluir
  18. Boa tarde! Estou criando duas lagartas em casa. Elas tinham o mesmo tamanho quando as encontrei, mas com o tempo uma foi crescendo mais que a outra. Hoje notei que o corpinho da menor está diferente, parece inchado e notei duas manchinhas na lateral que parecem furos. É possivel que ela tenha sido parasitada mesmo dentro de casa? E pode haver algum risco pra outra lagarta?

    ResponderExcluir
  19. Oi Tamires. Estes furinhos caracteriza saída de alguma larva. Provavelmente você trouxe esta lagarta do campo já parasitada, infelizmente ela não irá sobreviver.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Estou com um casulo aqui faz 3 semanas e nada da borboleta sair. Quanto tempo elas aguentam ficar no casulo sem se alimentar? Vi que elas podem demorar a sair no inverno, isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, perdão estava em férias e só vi agora seu comentário.
      Sim, podem entrar em dormência e ficar até um ano para emergir. Toque ela e veja se não está dura e seca. se estiver um pouco (flexível) ao toque ela ainda está viva aguardando o momento certo.

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Olá, a minha está em fase de pupa tem alguns dias e todos os dias a coloração estava marrom, mas hoje está preta. Pode significar o que? agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  23. OLÁ COLEGA, PERDÃO, ESTAVA EM FÉRIAS E SÓ VI AGORA SEU COMENT. PODE SER QUE ELA ESTEJA PROXIMA DE EMERGIR, PROCURE ASPERGIR AGUA PARA AJUDAR ELA.

    ResponderExcluir
  24. Olá, é possível manter essas borboletas em cativeiro em casa?
    Consegui três lagartas dessa espécie, todas fizeram casulo, duas já nasceram, belíssimas, uma maravilha, a terceira ainda está pra nascer, parece saudável.

    ResponderExcluir
  25. Fiquei muito admirada com seu trabalho, inspirador

    ResponderExcluir
  26. Olá! Percebo que você tem muita experiência com essa espécie, talvez possa me ajudar. Depois que a lagarta entra na fase de pupa existe algum cuidado que deve ser tomado ou apenas esperar que ela saia da crisalida? Pergunto isso porque já cuidei de algumas lagartas dessa espécie e todas chegaram a empupar, mas nenhuma delas concluiu e virou borboleta. Penso que posso estar fazendo algo de errado que fez as pupas morrerem. Lagartas de outras espécies que eu acompanhei concluíram a metamorfose, mas essa não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi como vai. Em alguns Papilionideos, pode acontecer de algumas pupas de mesma geração, deixarem de emergir ao mesmo tempo das outras criando assim uma estratégia de sobrevivência. Outro fato é a falta de umidade, corrigida com burrífos de água, caso esteja em gaiolas de criação. Tateie nas pupas, para perceber se elas apresentam uma certa articulação ou opte em sacrifique uma das pupas quebrando ao meio para observar se estão ainda vivas ou se estão secas. Boa sorte.

      Excluir
  27. Hoje uma das borboletas emergiu da crisalida, mas suas asas não esticaram direito e ela não consegue voar. Existe alguma coisa que eu possa fazer para ajudá-la?

    ResponderExcluir