quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O espetáculo da transformação das borboletas

http://www.consa.com.br/


De repente uma lagarta horrorosa e perigosa se transforma em uma linda e deslumbrante borboleta.Metamorfose. Uma fase de profundas mudanças por que passam alguns animais. Essas transformações são tão fortes que muita gente acredita que são espécies diferentes, que um bicho não tem nada a ver com o outro. “O que o pessoal chama de borboleta é aquele bichinho bonitinho com asa, colorido. Borboleta não é isso, borboleta é aquela fase desde quando emergiu do ovo, eclodiu do ovo, passou por lagarta, e virou borboleta. Isso é borboleta. A fase que ela vai morrer daquela espécie é simplesmente a fase reprodutiva”, Elas existem a milhões de anos e resistiram a mudanças radicais na temperatura da terra. Hoje, elas fazem parte de um grupo de animais que possui a segunda maior diversidade de espécies da terra. Nós estamos falando das borboletas.As asas das borboletas são formadas por milhares de microescamas. São elas, dispostas como telhas sobrepostas, que dão cor e formam uma imensa variedade de desenhos em seu corpo. Toda essa beleza atrai a nossa admiração. Mas acaba atraindo também a cobiça de alguns seres humanos.
“Nós temos mais de 3,5 mil espécies de borboletas, na Amazônia são mais de 2,4 mil espécies e só aqui do Pará, com certeza, são mais de 1,8 mil. Aqui por exemplo, um material da mesma espécie, mesma localidade, foi apreendido pelo Ibama. Tudo fruto de apreensão? Tem pessoas fissuradas por possuir beleza, sabe? Essa é a verdade. Eu sempre digo que a melhor maneira de você apreciar a borboleta é ir para a natureza, anda com a borboleta. Não mate”, alerta Willian Overal, pesquisador do Museu Emilio Goeldi, do Pará.
Se para você somente cobras aranhas e escorpiões são sinônimos de animais venenosos, é melhor você começar a mudar esses conceitos, afinal uma simples mariposa pode ser fatal, quando ela é uma taturana, ou, uma lagarta.
“Essas lagartas, apesar do tamanho, as pessoas que tem contato com ela podem evoluir para uma hemorragia e pode causar a morte. Normalmente essas lagartas urticantes, elas tem cerdas, espinhos, e as pessoas quando tem contato com esses espinhos de imediato tem uma sensação de queimação, inchaço, ínguas. Normalmente esses sintomas regridem”, explica o pesquisador do Instituto Butantã, Roberto Henrique Pinto Moraes.

3 comentários:

  1. Gostei das informações. Gostaria de deixar uma observação: lagartas não são feias nem horrorosas. Beleza é subjetiva. Nós que sentimos paixão pela natureza, como um todo, jamais devemos nos deixar levar pela tentação de comparar as formas de vida em feias ou belas. Lagartas são, simplesmente.
    Moisés Perecin

    ResponderExcluir
  2. Apoiado!!! Ha belezas diferentes!!!! Mas valeu pelas informacoes, muito definidas, so nao sabia que em contato com a pele poderia haver hemorragia e ser fatal em alguns casos. Bom saber!!!!

    ResponderExcluir
  3. É sim Lu, algumas lagartas de (mariposas) são urticantes e podem causar
    sérios risco, como as lagartas de Lonomia obliqua que são muito venenosas.
    Até mais.

    ResponderExcluir