quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Biblis hyperia (Cramer, 1779), em Tragia alienata

Biblis hyperia


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






Biblis hyperia (Cramer, 1779)


Biblis hyperia (denominada popularmente, em inglês, Red Rim) é uma borboleta neotropical da família Nymphalidae, considerada a única espécie de seu gênero (gênero monotípico). É nativa do México até o Paraguai, incluindo as Índias Ocidentais (exceto Cuba, Ilha de São Domingos e Jamaica); raramente indo parar na região sul do Texas. Foi classificada por Pieter Cramer, com a denominação de Papilio hyperia, em 1779. Varia de pouco mais de 5 a 7.6 centímetros de envergadura e se caracteriza por possuir, vista de cima, coloração quase negra (um pouco mais pálida no canto das asas anteriores), com bandas em vermelho na proximidade inferior das asas posteriores. Ambos os sexos são idênticos, não havendo qualquer variação na padronização, embora a largura da banda vermelha sobre a asa posterior varie ligeiramente entre indivíduos. A parte inferior das asas é idêntica à sua vista superior, exceto por ser um pouco mais pálida.

Hábitos

Biblis hyperia é geralmente encontrada isoladamente, em altitude variando entre o nível do mar e cerca de 1.000 metros, porém mais freqüentemente abaixo de 500 metros; vivendo em ambientes alterados, incluindo clareiras de floresta, florestas secundárias, ao longo das estradas ou caminhos e margens de rios. Seu voo é lento e os machos tendem a continuamente agitar suas asas quando se assentam na folhagem de arbustos ou árvores, ou quando absorvem a umidade mineralizada de pedras ou seixos.

Ciclo de vida



Lagartas encontradas em planta de Tragia (Euphorbiaceae), contendo dois prolongamentos como chifres em sua cabeça e uma série de protuberâncias espiniformes em seu corpo, sendo amarronzadas como um galho em sua fase final. Crisálida com prolongamentos alares.O ovo eclode após uma semana, com a lagarta passando por diversas transformações. O ciclo, de crisálida a adulto, leva de 10 a pouco mais de 20 dias em média.


Mimetismo e toxidade


Segundo Andrew V. Z. Brower, embora a banda vermelha nas asas posteriores esteja posicionada de forma diferente, Biblis hyperia poderia se constituir em um possível caso de mimetismo Mülleriano; imitando borboletas do gênero Heliconius em áreas onde estas borboletas exibam asas negras, com uma banda vermelha nas asas anteriores. Também têm uma semelhança mimética com vários Papilionidae do gênero Parides. Adrian Hoskins afirma que seu voo lento poderia ser indicativo de que esta espécie é desagradável para as aves e que as plantas da qual se alimentam suas larvas, Euphorbiaceae, contêm toxinas que poderiam ficar retidas nos órgãos das borboletas adultas.











A planta Tragia,  pertence a um gênero botânico da família das Euforbiáceas, com distribuição nas regiões tropicais e subtropicais.

Tragia alienata (Didr.) Múlgura & M.M. Gutiérrez


Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata


Tragia alienata

Tragia alienata

Tragia alienata


Agradeço a colaboração da colega Inês Cordeiro do Instituto de Botânica/ Herbário de São Paulo  identificação desta espécie.

2 comentários:

  1. Olá! Estava lendo seu blog e vi que você precisa de identificação dessa planta. Você já tentou postar no DetWeb no facebook? Acho que lá você encontrará alguém para ajuda-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rafas.
      Obrigado pela dica. Vou lá pedir permissão para participar do grupo e ver oque consigo.
      Obrigado.

      Excluir