segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Como criar borboletas.

 

O primeiro passo para se iniciar a criação amadora de borboletas é a captura dos ovos e das lagarta.





As borboletas são insetos que, junto às Mariposas, constituem a ordem dos Lepidópteros, palavra grega que significa asas cobertas por escamas microscópicas imbricadas (como telhado) que, na verdade, são pelos modificados e achatados. O Brasil conta com mais de 3.200 espécies já identificadas, mas a extensão imensa de nossas florestas, em boa parte virgens ou pouco conhecidas, indica que a descoberta de numerosas outras espécies é apenas uma questão de tempo, estudo e pesquisas – e proteção, naturalmente.

Onde há borboletas, o meio ambiente pode ser considerado normal, restaurado, ou melhor, saudável. Já onde elas diminuem ou desaparecem é um indicador sério e evidente de que o meio ambiente da região se encontra ameaçado ou mesmo condenado. A conscientização em defesa e proteção do meio ambiente passa pela defesa e proteção das borboletas, pois sua existência é o mais precioso indicador para essa avaliação.

Os gregos chamavam a borboleta de psyché (alma). Muitos povos ainda acreditam que as borboletas são as almas das pessoas mortas, procurando, assim, explicar a visita desses antepassados em determinadas épocas. As histórias de todas as épocas e regiões são muito ricas em sentimento, procurando explicar a presença das borboletas no aniversário da morte de algum ente querido ou de outro acontecimento marcante da família.


“As borboletas sempre exerceram especial fascinação em todos os povos, inclusive, atualmente, talvez devido a seu voo livre majestoso, de seu formato e cores maravilhosas, aproximando-as dos céus”, afirma o professor Osmar Salles de Figueiredo,(in memoriam) do curso Criação de Borboletas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.


Na dura luta pela sobrevivência, as borboletas enfrentam uma multidão de predadores. São eles: as formigas, as aranhas, os louva-a-deus, as vespas, os sapos, os macacos, os lagartos, os ratos, os passarinhos, as lagartixas, os fungos e o homem, este seu pior predador. Enfim, parece até que todos os animais são seus predadores. Isso ocorre pelo fato de as borboletas serem inocentes, puras, indefesas, livres e, principalmente, belas.


Captura


O primeiro passo para se iniciar a criação amadora (não profissional) de borboletas é a captura dos ovos e das lagartas, procurando-os nas plantas dos bosques, jardins, pomares, enfim, onde haja plantas e flores, pois as flores são um grande atrativo para as borboletas. Em geral, os ovos e as lagartas estão localizados na parte inferior das folhas, como forma de proteção aos predadores. Os ovos podem estar dispostos em conjunto, em grandes quantidades, ou espalhados, um ou poucos ovos, por várias folhas e mesmo várias árvores, variando de cor e tamanho. Muitos são bem pequenos, difíceis de serem observados.


Coleta 


Ovos de borboleta do gênero Caligo sp.


Lagartas de  Morfo aquiles 


Encontrados os ovos, são eles recolhidos, com cuidado, sendo ideal cortar a folha inteira ou um pedaço, para não machucá-los. Se preferirem, usar um pincel de pintura para retirá-los das folhas. Em ambos os casos, colocá-los em uma vasilha de plástico com tampa, de tamanho variável entre 250cc, 500cc até um 1.000cc (um litro). Furar a tampa com um estilete, com vários furos, para proporcionar a entrada do ar. É indispensável colocar folhas, principalmente, os brotinhos novos, no caso dos ovos, pois são preferidos pelas pequenas lagartas, quando picam os ovos para nascer.

Após comerem o próprio ovo, rico em nutrientes, as lagartinhas passam a comer as folhinhas novas. Somente após uma ou duas semanas, passarão a comer as folhas mais velhas. No caso da coleta de lagartas, proceder da mesma forma, procurando identificar a planta hospedeira, pois para cada espécie de borboleta há uma planta hospedeira específica, muitas vezes única. Se forem novinhas, brotinhos novos maiores, alimentá-las com folhas normais. Se forem muitos os ovos ou as lagartas, distribuí-los por várias vasilhas.


Tratos diários das lagartas


Lagarta de  Morfo aquiles 

Importante precaução é a de limpar, diariamente, as fezes que as lagartas expelem. Como a alimentação é feita, especialmente à noite, aproveitar o período da manhã para essa limpeza, trocando-se as vasilhas por outras lavadas e limpas, com folhas da planta hospedeira, ou pedaços de folhas novas. Os ovos eclodem em poucos dias. Muitas vezes, os ovos são de outros insetos, talvez até de predadores, moscas e vespas. É preciso cuidado!

As vasilhas de plástico devem ser colocadas em lugar bem iluminado, sem ser com sol direto, e protegidas de predadores. Calor e umidade são indispensáveis. Observar, constantemente, o crescimento das lagartas, pois algumas espécies são de hábitos canibais. Nesse caso, colocar poucas lagartas para cada vasilha. Após várias trocas de pele (ecdises), ao atingirem o tamanho adulto, as lagartas procuram a parte superior da vasilha, a tampa, para se transformarem em pupa, coladas por cola que segregam. A transformação da pupa em borboleta demora entre 6 e 20 dias normalmente.


Manejo das pupas

Pupa de  Morfo aquiles 


Nessa fase de pupas, elas podem ser retiradas e dependuradas por um alfinete, em uma superfície mole, como espuma. Depois de um período pequeno, de poucos dias, de 4 a 12, as borboletas rompem a casca da crisálida e nascem, ficando de cabeça para baixo, para que a força da gravidade ajude na expansão das asas, que estão moles e úmidas, injetando hemolinfa e ar nas veias das asas. Após algumas horas, com as asas secas e distendidas, a borboleta está apta e voar.


Alimentação


Fruto fermentado

Néctar.

Ao iniciar o voo, a borboleta vai procurar se alimentar do néctar das flores. Para isso, é importante que o local contenha flores. Algumas espécies, como a olho de coruja, alimentam- se de frutas em decomposição. Pode-se fazer a alimentação artificial, com pires rasos, onde se coloca uma mistura de água, açúcar e mel. Pode-se recorrer também aos conhecidos bebedores para beija-flores.


Acasalamento

acasalamento é a principal função da borboleta adulta. As fêmeas procuram , imediatamente, a planta hospedeira para fazerem a oviposição. Os machos também procuram as plantas hospedeiras, pois sabem que é lá onde as fêmeas irão. Muitas vezes, a borboleta fêmea está ainda nascendo, na fase de distender e secar as asas, quando é fecundada pelo macho. O esperma é depositado em uma bolsa no interior do abdome.

Por ocasião da oviposição, a fêmea expele um ovo e comprime essa bolsa para que haja a fecundação. Assim, a fecundação ocorre um segundo antes de ser botado. Convém observar que, às vezes, os ovos são colocados próximos, e não na planta hospedeira, mas sempre facilitando para que as lagartinhas possam encontrar o seu alimento.

Temos aí todas as fases da criação, desde a coleta dos ovos e lagartas, o nascimento das borboletas e a repetição do ciclo de acasalamento e oviposição. 

Mas, cumpre lembrar que cada espécie de borboleta possui um ciclo diferente de vida, tanto na fase de lagarta, como da própria borboleta, variando o ciclo de um mês, para o caso da borboleta da couve, até mais de seis meses, ou mais, para outras.


Publicação Original IPT.

https://www.cpt.com.br/cursos-pequenascriacoes/artigos/como-criar-borboletas


Fotos Borboleta Capitão do Mato:

https://borboletasbr.blogspot.com/2015/06/borboletas-da-representacao-mistica.html

........................................................................................................................................................

Meus respeitos e devidos créditos ao nosso querido mestre e  mentor o Sr. Osmar Salles Figueiredo. 

Sr. Osmar Salles Figueiredo. 


Como montar um borboletario?













6 comentários:

  1. Adorei o post João! Muito bem exemplificado. A montagem de um borboletário já é mais complexa, requer muita informação, conhecimento e claro algum investimento. Mas vale muito a pena, e é um dos meus sonhos ainda por concretizar. Quanto á criação de borboletas, já faço criação amadora desde a infância até aos dias de hoje. Com espécies comuns europeias claro...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, João! Ótima matéria! Estou com 3 pupas de Dione Juno Juno em um aquário desativado. Torcendo pra que virem logo borboletas. Moro no Rio de Janeiro, quais outras lagartas vc poderia me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem. Logo voce vai ter adultos sim. Na mesma planta hospedira, pode ocorrer outras espécies de borboletas do maracujá, dá uma boa olhada. Em hortas, nas couves, é possivel encontrar lagartas de Ascia monuste. Boa sorte e boas festas.

      Excluir
    2. Muito obrigada! Boas Festas pra vc também!
      Obs.: A primeira saiu hoje!!!

      Excluir
  3. Como vai Joao? Existe algum material ja publicado com borboletas brasileiras e suas plantas hospedeiras?

    ResponderExcluir
  4. Sim, tem alguma literatura, sendo uma delas o nosso livro Borboletas.
    Veja em: https://pt-br.facebook.com/FealqOficial/photos/borboletasobra-apresenta-algumas-das-esp%C3%A9cies-de-borboletas-que-ocorrem-no-brasi/2338117436246006/

    ResponderExcluir