quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Plumeria rubra ou Jasmim manga, alimento da lagarta

12 comentários:

  1. Alguém pode me ajudar? meu email é neusamattos.rj@gmail.com
    Eu moro na ilha de Paquetá e tenho uma árvore, Jasmim de São José (Plumeria rubra).
    Desde o ano passado estamos com sérios problemas.
    No mês de novembro começam a nascer umas lagartas pequeninas, que se alimentando das folhas em mais ou menos um mês elas crescem muito, ficando com aproximadamente 10cm. Esta árvore fica na entrada da minha casa. As lagartas com esse tamanho pesam e caem, e ninguém quer passar com medo. Se fossem algumas só, estaria tudo bem, o problema é que do ano passado para cá o número de lagartas aumentou muito!

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe com elas. Não são um problema, aqui em casa elas aparecem a cada dois anos, comem todas as folhas, fazem uma sujeira danada e depois completam o ciclo. Não conheço as borboletas que nascem; estava procurando sobre elas e caí aqui no seu blog. Algumas alcançam mais de 10 cm mas parecem inofensivas. Engraçado é que só "atacam" o jasmim manga branco, temos um outro cor de vinho e elas não gostam dele, rsrs.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não se preocupe com elas. Não são um problema, aqui em casa elas aparecem a cada dois anos, comem todas as folhas, fazem uma sujeira danada e depois completam o ciclo. Não conheço as borboletas que nascem; estava procurando sobre elas e caí aqui no seu blog. Algumas alcançam mais de 10 cm mas parecem inofensivas. Engraçado é que só "atacam" o jasmim manga branco, temos um outro cor de vinho e elas não gostam dele, rsrs.
    Achei mais material em http://borboletasbr.blogspot.com.br/2010/09/ocorrencias-depseudosphinx-tetrio-l.html

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, mas detesto elas =( me dão arrepios...acabam com minha linda arvore...tem algum jeito de espanta-las?

    ResponderExcluir
  5. O ciclo da arvore e da lagarta sempre estiveramo em harmonia com a natureza pois o ataque nunca é suficiente para matar a planta hospedeira.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.Aqui em casa,elas devoram os meus Jasmins Manga...(rosa).Elas sao pretas listradinhas de amarelo.Sao lindas,mas sao lagartas ne, e como tenho crianças pequenas, quando aparecem nos incomodam bastante....e e sempre nessa epoca do ano...Alguem sabe como prevenir a sua chegada?Obrigada Wilmara

    ResponderExcluir
  7. Me esqueci de mencionar que elas ficam enormes...

    ResponderExcluir
  8. Essas lindezas da natureza são inofensivas, seu único perigo é se você ingerir elas. Tenho um jasmim manga, todo ano recebo a visita delas. Tenho filhos que desde pequenos apreciam esse processo junto comigo e nunca aconteceu nada de perigoso, elas são diferentes da maioria, não queimam e nem tem espinhos. Pessoal, elas viram mariposas, é um processo natural. Sejam a favor da vida!

    ResponderExcluir
  9. Tenho um jasmim manga branco
    Espero ansiosa pela chegada das lagartas !!!
    Nunca vi na minha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Vou ganhar uma muda de uma na cor laranja. Amo esse jasmim. Só não sei se vou saber lidar com as lagartas. Será que elas só ficam no jasmim ou atacam outras plantas ao redor?

      Excluir
  10. Quanta ignorância, as lagartas fazem parte da evolução do jasmim manga a centenas de anos. É natural. Elas só nascem por causa do jasmim É ciclo da vida se repetindo.

    ResponderExcluir