Em Foz do Iguaçu, no Paraná, o repórter cinematográfico Zito Terres registrou lindas imagens desta época do ano.
Terminou o período de inquietude do inverno e o sol trazido pela primavera é um estímulo à reprodução de muitas espécies. Os guaxos estão fazendo a maior algazarra. A agitação é em torno dos ninhos bem diferentes em formato de bolsas.
A fêmea leva quase 20 dias para fazer um ninho. E depois ainda tem que se preocupar com a alimentação dos filhotes. Para despistar os predadores, os guaxos fazem condomínio de ninhos e deixam alguns vazios. Ao macho cabe o papel de avisar quando alguma ameaça se aproxima.
Muitos desses pássaros escolhem como refúgio a árvores dos canteiros de avenidas bastante movimentadas. Nessa época do ano, as cachoeiras que formam o espetáculo das Cataratas do Iguaçu ganham um reforço colorido e bastante agitado. Milhares de borboletas despertam com a chegada da primavera.
Com tantas flores e com uma paisagem belíssima para ser visitada, foi difícil suportar o confinamento do casulo. Além disso, a mata do Parque Nacional do Iguaçu é um banquete para as borboletas.
Nessa região quase 300 espécies de borboletas foram catalogadas. Uma variedade que encanta os visitantes. A fartura de cores, de formas e tamanhos é parte da história das Cataratas do Iguaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário