terça-feira, 26 de julho de 2011

Um Borboletário na Amazônia?

Consultoria para implantação de um
 borboletário.

Foto: Borboletário da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte.

POR FERNANDA FARIAS


Na tarde de quarta-feira (13) aconteceu a palestra “Borboletários: Implantação, Manejo e Perspectivas”, no auditório do Programa de Pós Graduação em Entomologia, no Instituto Nacional de Pesquisa do Amazonas (Inpa/MCT). O pesquisador Fernando Correa apresentou suas idéias para a implantação de um borboletário na área do Jardim Botânico Adolpho Ducke, em parceria com o Museu da Amazônia (Musa).
Correa veio a Manaus prestar uma consultoria para o Museu da Amazônia, onde ajudará na definição das características que terá o borboletário do Jardim Botânico, como os tipos de espécies de borboletas, que plantas serão criadas e ainda sobre o treinamento adequado para a equipe que irá compor.


Existem várias expectativas na formação de um borboletário, uma delas é o lazer que proporcionará à sociedade, e também o conhecimento que irá agregar, pois estimasse um espaço agradável e lúdico para quem o visitará. “Fora o lazer contemplativo que as pessoas terão, o borboletário atuará na educação ambiental, onde poderão aprender sobre a biodiversidade da sua região, a preservação do meio ambiente, reciclagem e tudo ligado às questões ambientais”, explica.

Durante a visita ao borboletário, as pessoas terão mais informações não apenas sobre as borboletas e plantas da região, mas de insetos em geral, pois a intenção também é fazer um insetário. Outro aspecto importante, destacado na palestra, foi sobre a demanda de pesquisa, que aumentará com sua implantação. “É preciso estudar e conhecer muito bem as plantas e as borboletas da região, com o borboletário pronto, é possível realizar várias novas pesquisas”, completa o pesquisador.
Fernando Correa presta consultoria na implantação de borboletários há 15 anos. Foi responsável pela implantação dos borboletários da Fundação Zoo-Botânica  (FZB/BH) e da Fundação Pólo Ecológico de Brasília, do Borboletário do SESC (Pantanal/Poconé/MT)  e no Parque Temaiken (Escobar/ Argentina). E ainda trabalhou como assistente de pesquisa na Elaboração de Plano de Manejo para Parides burchellanu.

Foto da chamada: Eduardo Gomes
Veja também:

Inpa realiza ”Feira de Ciências Indígena” em Roraima

Conferência de Meio Ambiente da Região Norte contará com a participação do Inpa

Aprovados no Processo Seletivo de Mestrado do PPG CLIAMB 2011/2

Foto: Borboletário da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário