quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Borboletas em frente e verso

Finalizando a série de fotos da galeria de imagens de 19/04/2010 da revista Fapesp, segue as ultimas fotos e texto de © André Lucci Freitas.
Abraços e boa leitura.

Diaethria clymena – Esta é a famosa “borboleta 88”, por causa do desenho típico na face inferior das asas traseiras. A espécie é muito comum em todas as regiões do Brasil, até nas áreas urbanas bem arborizadas.
Episcada hemixanthe – Borboletas de asas transparentes, as “asas de vidro”, são conhecidas por quem costuma caminhar por florestas tropicais. As lagartas desse grupo comem plantas da família do tomate.

Memphis glaucone – As borboletas desse grupo têm vôo forte e rápido. Como estão sempre nas copas das árvores, é raro avistá-las. Os adultos descem apenas para se alimentar dos frutos fermentados no chão da floresta.

Pareuptychia ocirrhoe – É comum ver essa borboleta nas clareiras e manchas de sol no interior de florestas úmidas da América do Sul. Seu vôo rápido causa um efeito de rápidos flashs brancos, resultado do abrir e fechar de suas asas. Leia também a reportagem Cores ao vento sobre as borboletas ninfalídeas







© Revista Pesquisa FAPESP - Todos os direitos reservados.É proibida a reprodução total ou parcial de textos e imagens sem prévia autorização

Fotos e texto do Prof. © André Lucci Freitas


Dircenna dero

3 comentários:

  1. AMO BORBOLETAS ! Pena que não consegui pra impressão frente e verso?!!...
    Mas adorei as q vc postou aqui ! Linnndas de VIVER !
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  2. Olá. De qual coleção é essa foto de Episcada hemixantha?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno como vai> Trata se de um trabalho feito pelo Prof. André Lucci Freitas da Unicamp. Possivelmente a foto foi feita por algum de seus orientados ou de alguma coleção a qual não sei lhe informar. Por favor, entre em contato com ele, caso seja prioritário.

      Excluir