segunda-feira, 18 de abril de 2011

DUVIDAS MAIS FREQUENTES...


DÚVIDAS OU QUESTIONAMENTOS MAIS FREQÜENTES RELACIONADOS A LEPIDOPTERA. 

O que significam feromônios, osmetério, dimorfismo sexual e dicromatismo sexual?

Feromônios - São substâncias químicas usadas por animais de uma mesma espécie para o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos.

Osmetério – Órgão de defesa protátil em forma de ipsilon ( ) no primeiro segmento torácico das lagartas de Papilionidae, que exala um odor desagradável.

Dimorfismo sexual – Quando o macho e a fêmea têm formas diferentes nas asas, nas antenas, ou nos abdomes. (Di= dois, Morfo = forma).

Dicromatismo sexual – Quando o macho e a fêmea têm  colorações diferentes. (Di = dois, cromo = cor).

O que são lepidópteros?

    São insetos representados pelas borboletas e pelas mariposas, que têm as asas cobertas por escamas coloridas Como todo  inseto têm o corpo dividido em cabeça, com um par de antenas, um par de olhos compostos e o aparelho bucal na forma de um canudinho enrolado (espirotromba) usado para sugar alimentos líquidos; tórax, com seis pernas e dois pares de asas; abdome, com sistemas digestivo, respiratório e reprodutor.

Qual a diferença entre borboleta e mariposa?

    Borboletas são diurnas, têm asas com cores brilhantes e variadas, e as antenas são clavadas, parecendo cabeça de fósforo. Mariposas são noturnas, têm cores escuras, embora haja exceções, e as antenas são filiformes (em forma de fio) nas fêmeas ou pectinadas (em forma de pente) nos machos.

Quanto tempo dura uma borboleta?

    Varia com a espécie.  Em média uma borboleta pode viver cerca de duas semanas.  Uma espécie da Costa Rica vive dois dias.  Algumas espécies tropicais vivem de seis meses a um ano.  A borboleta monarca, que migra do Canadá para o México, pode viver até nove meses.

Por que as borboletas têm asas coloridas?

    Cores brilhantes podem sinalizar aos predadores, geralmente pássaros,  que determinada borboleta é impalatável ou tóxica.  Espécies que não são tóxicas podem ter cores que imitam (mimetizam) as espécies tóxicas e escapam da ação dos predadores. Algumas borboletas e mariposas têm cores semelhantes ao do ambiente onde vivem, ficando camufladas e, portanto, menos notadas pelos predadores.

Existem borboletas e/ou mariposas ameaçadas de extinção?

    Borboletas, mariposas e suas lagartas necessitam de plantas e ambientes específicos para sua sobrevivência e, assim, são especialmente vulneráveis à degradação ambiental.  Em todo mundo há várias espécies em risco de extinção.  No Brasil, segundo o IBAMA (1992), a lista oficial  de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção inclui várias borboletas, algumas já consideradas extintas.

É seguro tocar uma lagarta ou borboleta?

    Algumas lagartas de mariposa têm pelos urticantes que podem causar queimaduras de diversos graus.  A maioria das lagartas é inofensiva, mas algumas podem até matar, como a lagarta macaquinho, espécie de Lonomia. As lagartas de borboletas são inofensivas ao toque.  As asas dos lepidópteros, borboletas e mariposas, são recobertas por escamas, que se soltam como um pó e podem causar irritação nos olhos das pessoas, mas a crença que este pó pode cegar não é verdadeira.

COMO SE ALIMENTAM AS LAGARTAS E AS BORBOLETAS ? 

As lagartas são mastigadoras e se alimentam  das  plantas hospedeiras, que geralmente são da mesma família botânica.  Quando se transformam em borboletas elas passam a ser sugadoras e se alimentam de néctar de flores, sucos de frutas fermentadas e outros líquidos de várias origens.

Tudo isso e muito mais será mostrado na nossa Exposição e tudo pode ser encontrado em nosso livro "BORBOLETAS".


VENHAM CONFERIR




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário