segunda-feira, 18 de abril de 2011

Borboletas e jardins




Afinal, o segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.

No caso as borboletas são as pessoas com que gostamos e o jardim nós, se apenas corrermos atrás das borboletas a tendência são elas se afastarem cada vez mais de vc, mas se vc se cuida e se valoriza, atraímos boas companias.



Quando ainda em nossas vidas, o conhecimento tinha nome de inocência, corríamos e caçávamos borboletas pelos jardins. Não nos preocupávamos com os jardins, mas se haviam borboletas; não nos preocupávamos com as flores, mas com as cores aladas das asas das borboletas, que mexiam em movimento harmonioso para receber o sol.

Passou o tempo, os jardins tornaram-se exceções e as borboletas se foram dos jardins e das lembranças, porém aqui sentado, onde o barulho me traz o silêncio e a recordação veio à inspiração, que desde o nascer do dia falava em minhas palavras silenciosas, aliadas às palavras proferidas pelo sacerdote, amigo de todas as manhãs, quando tomo café ouvindo rádio.

Não quero dizer que deixamos de correr hoje, porém corremos por aquilo que nos mata. Muitas vezes são motivos vãos. A pressa e o estresse nos fazem correr, correr e nos exaure, geralmente a paz de um novo dia. E nessa luta, nessa batalha desigual, para onde estamos indo? Nem sabemos para que, mas corremos.

A verdade é que perseguimos borboletas, mas estas não têm asas e nos escravizamos nessa procura para satisfazer compromissos e a horários marcados. Tudo na pressa morre! Morre a inspiração, a razão de ser e sepultamos nossa humanidade.

Estamos realmente na contramão e abalroamos o que nos faz bem: a simplicidade, o amor às borboletas (aos filhos e a companheira), ao jardim (vida), ao canteiro (a família), as flores (os amigos) e ao trabalho como fonte e semente de felicidade e partilha.

Enfim, não confundamos borboletas com mariposas, elas diferem, principalmente, no momento do voo. Borboletas voam somente de dia, e as mariposas, voam a noite. Borboletas são leves e graciosas, pois o colorido de suas asas agrada. Embora em menor número, não importa; espalham-se pelo mundo onde existem flores e árvores.

Borboletas voam em bandos, mas exigem que o jardim onde estejam o ar seja puro. O jardim de sua vida tem deixado às borboletas voarem? Você tem caçado ou colecionado borboletas? Você tem respeitado a diversidade das borboletas ou as tem selecionado?
 Reflitamos!

Gerardo Lima
gerardolima19@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário