segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Borboleta da Amazônia se protege das aves.

 Um super gene permite a borboleta da Amazônia se proteger das aves.


A borboleta 'Heliconius numata' (abaixo) imita o padrão da 'Menilae Mneme' (acima) para se proteger dos predadores (AFP, Mathieu Chouteau).


PARIS — Como uma borboleta da Amazônia pode imitar nas asas os desenhos de congêneres venenosas para se proteger de deus predadores? Este misterioso mimetismo acaba de ser desvendado por cientistas, graças à análise de um "supergene", destacou um estudo publicado esta sexta-feira na edição online da revista Nature.
"Este fenômeno tem intrigado cientistas há séculos, inclusive o próprio Darwin", afirmou Richard Ffrench-Constant, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.
"Nós realmente ficamos impressionados com o que descobrimos", completou Mathieu Joron, do Museu Nacional de História Natural de Paris, que chefiou as pesquisas da equipe franco-britânica.
Os desenhos complexos que a borboleta amazônica 'Heliconus numata' ostenta em suas asas permitem a ela imitar seis espécies de borboletas venenosas, de sabor amargo, desagradável para as aves.
As borboletas 'Heliconus' capazes de imitar suas congêneres venenosas ('Melineae') transmitem à suas descendentes esta proteção contra os predadores.
Mas, como todas as características necessárias são transmitidas?
O "supergene" situado em um único cromossomo compreende cerca de 30 genes que controlam, juntos, muitas características como a cor das asas, que são "herdadas em bloco" pela geração seguinte, explicou Mathieu Joron.
A "manutenção de boas combinações", que permite imitar diferentes espécies de borboletas venenosas, se deve a um "mecanismo quase inesperado", explicou à AFP.
Dentro do "supergene", a ordem dos genes varia nas borboletas 'Heliconus' que ostentam desenhos diferentes. Alguns genes se encontram "de costas uns para os outros", o que "suprime o processo natural de recombinação" genética no âmbito da reprodução sexuada, afirmou.
Desta forma, "os genes se comportam como blocos colados", o que evita, segundo o pesquisador, a formação de formas intermediárias de borboletas que perderiam, assim, a vantagem do mimetismo.
A existência de grupos coordenados de genes que formam um supergene já era conhecida em outras espécies, como as flores primaveras ou na camuflagem de mariposas.



Copyright © 2011 AFP. O texto, fotografias, imagens e logótipos da AFP não serão utilizados para efeitos comerciais, reproduzidos, publicados, difundidos, reescritos para difusão ou publicação, redistribuídos directa ou indirectamente através de qualquer meio. A AFP não será responsável por quaisquer atrasos, imprecisões, erros ou omissões em qualquer conteúdo da AFP ou por quaisquer acções tomadas em consequência dos mesmos. Os materiais da AFP não poderão ser armazenados num computador, no todo ou em parte, excepto para utilização pessoal não comercial. Como serviço de notícias, a AFP não obtém autorização por parte dos sujeitos, indivíduos, grupos ou entidades contidos nas fotografias, imagens ou citadas no texto. Além disso, não é obtida qualquer autorização por parte dos proprietários de quaisquer marcas comerciais ou material sujeito a direitos de autor relativamente às marcas e material apresentados nas fotografias ou no conteúdo da AFP. O utilizador será o único responsável pela obtenção de toda e qualquer autorização necessárias da parte de qualquer indivíduo ou entidade relativamente a toda a utilização do material da AFP. O utilizador concorda em indemnizar a AFP por quaisquer perdas, danos e despesas (incluindo honorários razoáveis resultantes da representação legal) incorridos em resultado de qualquer queixa baseada na utilização por parte do utilizador do material da AFP em violação dos presentes termo


Nenhum comentário:

Postar um comentário