quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Algumas curiosidades dos insetos.


Formigas x Árvores , Insetos galhadores x carvalhos, Insetos x Flores, Insetos que recrutam outros como babás, Insetos que recrutam outro para o serviço diário...




- Nas florestas da América do Sul existem clareiras onde só crescem determinados tipos de árvores, que são especiais (Embaúba). Elas tem protuberâncias nos galhos  que servem de lar para as formigas, as protegendo. As formigas, em troca, defendem as árvores dos insetos que tentam dela se alimentar e mantêm as plantas concorrentes a distância. Por isto existem estas clareiras.

Insetos galhadores x carvalhos 

- A larva de uma pequena vespa galhadora que vive na bolota de um carvalho. Quando as bolotas tem esta larva, elas mudam geneticamente e desenvolvem-se não em bolotas, mas em uma protuberância muito diferente, a galha, que protege e alimenta a larva. No inverno esta galha cai. A larva vive 9 meses no tecido do carvalho. 

Um único tipo de carvalho pode ser atacado por mais de 70 tipos diferentes de insetos galhadores.

Mas as galhas, mesmo duras, tem vulnerabilidades. Uma vespa aproveitadora tem uma broca no abdômen e injeta seu ovo em galhas com larvas. Como você prevê, a larva desta vespa vai se alimentar da larva que existe dentro da galha.

Insetos galhadores existem no mundo inteiro. Vamos a Califórnia conecer uma galha que fica pulando durantes 3 dias. Na Hungria uma outra galha se protege recrutando insetos, que a defendem e em recompensa recebem doce néctar

Insetos x Flores 

Algumas orquídeas recrutam uma mariposa para levar seu grão de pólen em forma de ferradura ou a   aranha caranguejo que fica quase invisível em uma flor branca. Ela tira vantagem da propaganda que a flor faz. As abelhas melíferas são mais propensas a visitar um flor que tem a aranha.

Insetos que recrutam outros como babás. 

- Formigas na Austrália carregam sementes para estocarem em seu formigueiro. E o bicho-pau derruba um ovo no chão. Este ovo parece uma nutritiva semente, com cápsula gordurosa e tudo. As formigas logo começam a levá-lo para o formigueiro. Seus ovos podem ficar três anos nele e permanecem intactos. Quando nasce o filhote de bicho-pau adulto, ele corre, sobre um uma árvore e leva a vida que seu pai levou.

- Os Desertos na Califórnia possuem uma espécie de besouro que recruta outros insetos para cuidar de seus filhotes. O besouro faz um buraco e põe os ovos. Seis semanas depois eles eclodem e sobem em uma planta até o topo, ficando todas juntas em uma bolota. O que elas querem é uma carona, que será uma abelha. O macho acha que essa bolota é uma fêmea e tenta acasalar. Todos os besouros sobem nele. Ele então percebe que não encontrou uma fêmea e que tem peso extra, mas vai em busca de um fêmea verdadeira. Ele encontra uma e os besourinhos se agarram a ela. A abelha vai então para seu ninho, onde os besouros saem e alimentam-se do pólen que ela trouxe.

Insetos que recrutam outro para o serviço 

- A Mosca do Berne do Brasil se alimenta de sangue e tecidos de gados. Ela é pesada e se pousar em um animal ele vai senti-la e a espantará. Então ela recruta uma mosca doméstica para fazer o serviço, capturando-a e colocando 30 ovos em seu corpo, com 1/3 do tamanho e leves o suficiente para não serem notadas pelo gado. Ela então vai até o gado e pousa nele para beber seu suor. O calor do corpo da vaca faz eclodir os ovos e as larvas nascem e se infiltram em sua carne. Depois de 2 anos, elas caem no solo, enterram-se para passar pelo estágio de crisálida e se tornarem moscas adultas.

Insetos que usam animais ou larvas de outros insetos como alimento para suas larvas 
- A aranha partilha seu alimento com uma larva parasita que está sugando seus fluidos. A hóspede passa cerca de 2 semanas grudada no abdômen da aranha e então injeta um hormônio que deixa a aranha louca e a faz morre. A larva suga os fuídos que restam em seu corpo e tece um casulo, onde seu corpo é desmontado e remontado em uma forma muito diferente, uma vespa.

- Algumas vespas parasitas, micro Hymenoptera, passam quase a vida inteira dentro da água. Os besouros colocam seus ovos na dentro do caule de uma árvore. As micro vespas colocam seus ovos seus dentro destes ovos que servirão de alimento.

- Vespas maiores perderam suas asas e parecem uma formiga. A cencídela é uma ótima predadora de formigas. Mas quando é larva não pode correr, por isto desenvolveu uma técnica especial de capturá-las. Ela faz um buraco na terra e fica dentro esperando um formiga passar. Mas a vespa metócha é uma refeição mais complicada e rápida. A vespa agarra o corpo da larva e a pica, sai do túnel e aguarda o efeito do veneno, que a paralisa. A vespa agora coloca seu ovo e fecha a entrada da armadilha da larva, para evitar interferência. Sua larva agora vai crescer e se alimentar do corpo paralisado da larva de cencídela.

- Os ninhos subterrâneos são os mais difíceis para os insetos parasitas. A larva da borboleta cuco vive dentro do formigueiro. Como elas conseguem isto? Na primavera, após a reprodução, as borboletas colocam seus ovos em uma planta chamada genciana. As larvas nascem e caem. As formigas a encontram e como ela tem um cheiro químico igual ao das larvas do formigueiro as levam para o berçário onde serão alimentadas e cuidadas, apesar de serem maiores e de cor diferente dos ovos do formigueiro.

Uma vespa parasita também quer colocar seus ovos no formigueiro. Mas ela tem uma intenção mais sinistra. Ela localiza um formigueiro que tem as larvas da borboleta cuco. A vespa entra e libera um feromônio que faz as formigas brigarem entre si e localiza a larva da borboleta cuco, onde ela colocará um único ovo em cada uma que localizar. A vespa faz o serviço e vai embora. A larva se transforma em crisálida, que contínua sendo tratada no formigueiro. De uma crisálida sai uma borboleta cuco, de outra, uma vespa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário