quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Prefeitura de São José dos Campos inaugura do Borboletário Municipal no Parque da Cidade Roberto Burle Marx | Jornal Joseense News



Prefeitura de São José dos Campos inaugura do Borboletário Municipal no Parque da Cidade Roberto Burle Marx


A Prefeitura de São José dos Campos inaugura na quinta-feira (27), às 10h30, as instalações do futuro Borboletário Municipal, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, ao lado do estacionamento da Secretaria de Meio Ambiente.
O Borboletário é um viveiro para criação e exposição de borboletas para atividades de pesquisa, lazer e, especialmente, educação ambiental. Por meio de visitas monitoradas, a população poderá conhecer todas as fases da vida das borboletas, desde a postura dos ovos, o nascimento das lagartas, sua transformação em pupa/crisálida até a eclosão com o surgimento da borboleta.
O Borboletário “Asas de Vidro” (referência às diversas espécies de borboletas com asas transparentes que ocorrem no Parque da Cidade) tem um viveiro de 190 metros quadrados, sala de apresentação, berçário e um amplo jardim externo para atrair as borboletas livres. Os jardins, interno e externo, foram cuidadosamente projetados com plantas que servem de alimento para as borboletas e outras onde elas depositam seus ovos, chamadas de plantas alimento e plantas hospedeiras. Parte das borboletas criadas em laboratório serão soltas para repovoar o Parque.



O projeto do Borboletário vem sendo desenvolvido há cerca de dois anos pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que realizou um estudo preliminar e identificou cerca de 30 espécies existentes no Parque da Cidade. A bióloga Rosana Oumura, que coordenou o levantamento, explica que o borboletário é uma excelente ferramenta de educação ambiental, além de ser um atrativo turístico. “As borboletas, com o seu processo delicado de metamorfose, encantam crianças e adultos, e isso pode ser explorado para demonstrar a importância da biodiversidade e da preservação ambiental.”
Visitação
A previsão para abertura do borboletário à visitação é fevereiro de 2013. Com a conclusão da obra, será expedida a licença de manejo pelo IBAMA, após vistoria, o que possibilitará o início da criação das borboletas e sua ambientação ao espaço do borboletário. O atendimento ao público será gratuito.



O projeto do borboletário envolveu a aprovação de diversos órgãos como o Conselho Municipal Patrimônio Histórico (COMPHAC), seguida do licenciamento junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e IBAMA. A bióloga Rosama Oumura esclareceu que o processo de licenciamento desta atividade é rigoroso, similar ao de um zoológico, já que se trata do manejo de espécies silvestres vivas. Para desenvolver o projeto de São José, a  equipe visitou os borboletários do Parque Mangal das Garças, em Belém (PA), de Campinas, Osasco, Diadema e Campos do Jordão.  
Foto: Charles de Moura/PMSJC   

Prefeitura de São José dos Campos inaugura do Borboletário Municipal no Parque da Cidade Roberto Burle Marx | Jornal Joseense News

Nenhum comentário:

Postar um comentário