quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

BORBOLETAS – QUESTIONÁRIO


Nome do entrevistado: João Ângelo Cerignoni/Evoneo Berti Filho
Empresa: ESALQ/USP
Cargo na empresa e/ou profissão: Técnico e Professor
Cidade: Piracicaba, SP

Perguntas mais frequentes sobre borboletas:


O livro Borboletas, é uma produção científica lançada ,pelo professor Evoneo Berti Filho e o técnico de laboratório João Ângelo Cerignoni.


- Quantas espécies de borboletas existem no mundo? E no Brasil, qual o número?
Calcula-se que existam cerca de 150.000 espécies de borboletas e mariposas no mundo, incluindo o Brasil

- Qual a importância ecológica das borboletas? (avaliação tanto para o ecossistema em geral como para o jardim)
As borboletas são agentes polinizadores muito importantes nos mais diversos ecossistemas.  As borboletas visitam jardins muito floridos para se alimentar do néctar das flores e a gama de cores das muitas espécies tornam esses jardins  mais atraentes.Entretanto, jardins em áreas urbanas densamente povoadas, e consequentemente com altas taxas de  poluição, é  raro encontrar borboletas.

- Quais elementos podem atraí-las para o jardim? Por que?
Borboletas são atraídas  para os jardins localizados em área abertas, próximas de parques e bosques, porque tais áreas têm vegetação exuberante com diferentes espécies de plantas, portanto uma biodiversidade vegetal, que pode atrair muitas espécies de borboletas.

- E em relação às espécies vegetais (frutíferas e floríferas), quais atraem sua visita ao jardim? E por que elas se sentem atraídos por essas plantas?
As espécies vegetais que produzem flores atraem as borboletas para os jardins, onde elas buscam se alimentar do néctar.

- Algumas floríferas são bastante coloridas, como azaléia e primavera, mas não atraem borboleta. Por que isso ocorre?
Possivelmente devido a  baixa  quantidade ou atratividade do néctar dessas flores. Não existem informações precisas sobre este assunto.

- É correto manter comedouro no jardim para borboletas? Caso positivo, quais os cuidados necessários para não prejudicar esses insetos? O que pode ser “servido” a esses ilustres visitantes? Qual o melhor lugar do jardim para colocar os comedouros?
É possível colocar frutas abertas para alimentar muitas espécies de borboletas. O local mais adequado seria no centro do jardim e  deve ser sombreado.

- As borboletas podem estar presentes no jardim o ano todo ou existe um período de maior freqüência? Explique.
As espécies têm exigências térmicas e hídricas para o seu bom desenvolvimento. Normalmente as borboletas, e os insetos em geral, ocorrem nos meses do verão, quando a umidade é alta.

- Quais espécies de borboletas comumente visitam os jardins? Há aquelas que dificilmente se aproximam de áreas residenciais? Comente.
Depende da localização dos jardins.  Espécies que nunca se aproximam de áreas urbanas são aquelas cujos hábitos estão ligados à proteção, ao abrigo e à disposição de alimento em áreas de densa vegetação como os bosques e as florestas.

- Há elementos ou plantas que podem afugentar as borboletas do jardim? Quais? Por que?
Aves que nidificam próximo às áreas de parques e jardins podem predar borboletas adultas, e outros insetos, para alimentar seus filhotes.


- Quantas espécies existem de borboletas? 
Estima-se que em todo o mundo, existam aproximadamente 24.000 espécies de borboletas e 140.000 espécies de  mariposas.  A região tropical registra a maior densidade desses insetos, devido às condições propícias que oferece, com uma grande variedade de plantas, enquanto nenhuma ocorrência é verificada na Antártida.

- Quanto tempo de vida tem uma borboleta? 
As borboletas são a fase adulta das lagartas, que passam pelas fases de ovo, lagarta, pupa e adulto. Viram borboletas depois desta "metamorfose". Nesta fase, seu objetivo é unicamente a reprodução. Dependendo da espécie o tempo de vida em todo o ciclo, pode variar. Existe sim,  espécies que vivem  somente por 24 horas (na fase adulta), tempo suficiente para que se acasalem e coloquem seus ovos.

- Qual o papel da borboleta para a natureza? 
“Borboletas são indicadores de ambiente em equilíbrio”. Alem de que as borboletas são seres polinizadores importantíssimos, pois sem elas teríamos graves prejuízos à flora.

- Quais os locais que as borboletas vivem? 
Todos os ambientes naturais, podendo ocorrer também na zona urbana e podem ser criadas em criadouros especializados.

- O desmatamento afeta algumas espécies de borboletas. Porque?  
Infelizmente, chegamos a conclusão de que a ação do homem está dizimando os habitats naturais",  Os painéis  mostram uma floresta nativa e outro  ilustra uma área reflorestada. "Quanto menor a diversidade da flora, menor será a da fauna",
O resultado do desmatamento é o risco de extinção de algumas espécies até então comuns na região, como a Parides Neophilus, cujas asas pretas são marcadas por manchas vermelhas. "Elas se alimentam de plantas que só existem na ‘borda’ da mata. Quanto mais o homem avança, maior a dificuldade delas para sobreviver".

João Ângelo Cerignoni.


Um comentário: