segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BORBOLETÁRIO FLORES QUE VOAM, CAMPOS DO JORDÃO/SP/BRASIL

Desde que montei este blog penso em postar link´s e textos que possam falar e informar pessoas a respeito de borboletas e Borboletarios.
Com o devido respeito  aos que como eu admiram estes seres, gostaria de postar algum dos sites de assuntos relacionados ao tema.
Boa leitura.



Estamos situados em uma fazenda de preservação ambiental, em uma área de 10.000 m².
Ao chegar no Flores que Voam, os visitantes são convidados a assistir a um vídeo de aproximadamente 13 minutos, onde relembramos as fases de metamorfose da borboleta, falamos de sua importância para o meio ambiente, como as criamos e como devemos proceder dentro do viveiro das borboletas.
Logo em seguida faz-se a visita acompanhada por um monitor. Onde além de caminhar em um lindo jardim de 500m², em meio às borboletas os visitantes contam com um grande deck de observação e a possibilidade de ver a "casa de criação", através de um vidro espião.


Os objetivos do "Flores que Voam" são:

- Escolher espécies de borboletas para criação e conduzí-las para um aumento do número de indivíduos, dentro do borboletário;
- Repovoar, através de um plano de manejo espécies de borboletas existentes e que já existiram nas imediações da Cidade de Campos do Jordão proporcionando a revitalização parcial da flora da região;
- Criar um banco de dados da Fauna de Lepidópteros da região de Campos do Jordão.
 - Criar um ponto turístico de caráter ecológico-pedagógico, para atingir turistas, moradores da região de Campos do Jordão e estudiosos de todo o Brasil;
- Propiciar às escolas municipais e particulares, e as universidades da região, mais um pólo para a Educação Ambiental;
Enfim, além de ser uma atração turística para a cidade de Campos do Jordão, ser um local de estudos, pesquisas e preservação do meio ambiente.
O Borboletário propriamente dito é um viveiro que isola as borboletas do meio externo, permitindo observação e visitação facilitadas. Este isolamento é mantido com tela de sombreamento em um arcabouço de metal pouco oxidável. Neste local existem espécies de plantas ornamentais nativas e exóticas que servem para proteção do ambiente interno (contra vento e frio), como alimento (para as borboletas e lagartas) e para oviposição (plantas onde as borboletas colocam os ovos).


A "Casa de Criação" é o espaço onde as lagartas e pupas são mantidas e alimentadas até chegarem a adultos (borboletas).  Este ambiente, para o bom desenvolvimento de cada espécie de borboleta possui:

- Armários para o acondicionamento dos potes e do material utilizado no 
   tratamento criação das borboletas;
- Caixas para as pupas (pupário) uma para cada grupo de borboletas 
- Temperatura controlada para que existam sempre borboletas nascendo;
- Controle de umidade em épocas secas;
- Controle de parasitoides e fungos;
O tratamento alimentar das lagartas é realizado através de coleta de plantas alimento, para tal, foi implantado um viveiro de mudas para produção de plantas de alimento larval e flores para os adultos.
Esse viveiro é de grande importância porque é nele que são produzidas novas espécies de plantas hospedeiras e plantas alimento para novas espécies de borboletas.
No borboletário se concentra diferentes espécies de borboletas, oferecendo um ambiente adequado para a reprodução e alimentação, com plantas cultivadas, aumentando com este procedimento a oferta de alimento para as borboletas e larvas.
Elaboramos uma lista de espécies para criação em cativeiro, que foi realizada através de levantamentos com pesquisadores de lepidópteros que desenvolveram pesquisas na região de Campos do Jordão.
 Venha nos Visitar !!!
Click no link abaixo,  para ver o Borboletário em 360°
Cortesia de Luciano Corrêa (Campos do Jordão  360°)



Abraços e boa semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário