segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Fiocruz inaugura Jardim das Borboletas no RJ

Por Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky - 01/09/2010 - Planeta Sustentável.



Em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade, anunciado pela ONU – Organização das Nações Unidas, a Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz inaugurou nesta terça-feira, dia 31 de agosto, o Jardim das Borboletas, um espaço destinado à visitação e divulgação científica de algumas espécies americanas desse tipo de inseto.

Com mais de 80m² de área verde, o jardim conta com plantas belíssimas – como a palmeira-rafis, os arbustos camarão-azul e a dracena vermelha –, além de quatro espécies de borboleta. São elas:
– Olho-de-coruja, que é encontrada em toda a América do Sul tropical, incluindo o sul do Brasil;
– Ponto-de-laranja, que habita a região da América Tropical;
– Borboleta-Brancão, vista no sul dos EUA e México e nas Américas Central e do Sul, além do Caribe e
– Júlia, que, entre outros lugares, é encontrada na América do Sul, do leste dos Andes ao Uruguai.

Os visitantes da Fiocruz podem conhecer o Jardim, gratuitamente, durante o circuito do Museu da Vida, uma iniciativa que a Fundação está realizando para permitir que os brasileiros conheçam e valorizem um pouco mais a fauna e flora do país. Durante o percurso, monitores treinados passam informações sobre cada uma das espécies de borboleta que habitam o local, incluindo dados sobre o tempo de vida, hábitos alimentares e, ainda, estratégias de defesa.

A intenção da equipe da Fundação é despertar nos visitantes a vontade de preservar a biodiversidade e, ainda, estimular nas crianças a vontade de se tornarem naturalistas quando crescerem para proteger e estudar, de forma profissional, a nossa fauna e flora.

A manutenção do Jardim ficará por conta de uma equipe de jardinagem da Fundação, que receberá a ajuda de jovens da comunidade onde está localizada a Fiocruz. Como forma de homenagem, o espaço foi construído em frente ao Pavilhão Lauro Travassos – que foi um renomado especialista brasileiro em borboletas –, no campus de Manguinhos.

Jardim das Borboletas
Local: Fiocruz – Museu da Vida
Endereço: Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Entrada gratuita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário