quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como insetos encontram o amor ?

Você já parou para observar insetos? Imagine quantas milhares de espécies de insetos há no mundo. Não deve ser fácil achar alguém da mesma espécie, do sexo oposto e ainda disposto a acasalar



Você já parou para pensar como insetos se reproduzem? Como será que eles fazem para diferenciar-se entre espécies? Sexo entre insetos é mais complicado do que parece. Afinal, como eles encontram parceiros? São 3 maneiras, através da visão, da audição e de sinais químicos.

Crédito: Julien Tromeur / Shutterstock.com)


Insetos que usam sinais visuais para atrair um parceiro


Alguns insetos começam sua procura por parceiros sexuais procurando ou dando sinais visuais. Borboletas, moscas e vaga-lumes são exemplos. Algumas espécies masculinas de borboletas passam a tarde procurando fêmeas com asas coloridas.
 
Já as moscas pousam em algum lugar que lhes deem uma boa visão da área. Se encontram uma mosca fêmea da mesma espécie, levam-na a um lugar apropriado para acasalar - como uma folha de um galho ali perto.
 
Os vaga-lumes são os insetos mais famosos que flertam usando indícios visuais. As fêmeas mandam sinais para seduzir o macho. Ela envia luzes com um código específico que explicam aos machos passantes sua espécie, sexo e que ela está interessada em acasalar. O macho responde com seu próprio sinal e os dois continuam enviando luzes até se encontrarem.
 
 

Insetos que usam sinais auditivos para atrair um parceiro


Se você já escutou a cigarra "cantando", você a ouviu chamando parceiros. Normalmente, são 3 espécies diferentes fazendo barulho e, mesmo assim, a fêmea responde às canções e conseguem diferenciar machos da mesma espécie para se acasalarem.
 
Grilos machos esfregam suas asas para produzir um barulho áspero e alto para atrair as fêmeas. Quando elas se aproximam, os grilos começam a fazer um barulho mais suave e cortejador.
 
Outros insetos produzem suas canções de amor batendo em superfícies duras. Alguns tipos de besouros batem a cabeça na madeira para chamar fêmeas.
 
 

Insetos que usam sinais químicos para atrair um parceiro


É nesta situação em que o amor está no ar. Mariposas procuram pela fêmea correta cheirando feromônios (hormônios soltados pelas mariposas para atrair parceiros) no ar. Esta substância é tão poderosa que pode ser sentida a quilômetros de distância.
 
As abelhas masculinas usam feromônios para atrair a fêmea a um poleiro, onde eles possam acasalar. O macho voa marcando plantas com seu perfume. Uma vez instaladas as "armadilhas", ele patrulha o território esperando uma fêmea pousar em um de seus poleiros.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário