segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Lycorea halia cleobaea

Espécie muito comum no Brasil, já dá para intuir a razão de seu nome comum: borboleta-tigre, tem as asas nos tons e desenho muito semelhantes à pelagem de um tigre.

Esta borboleta costuma ter como planta hospedeira pés de mamão (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)

Nome CientíficoLycorea halia cleobaea
Família: Nymphalidae
Ordem: Lepidoptera
Alimentação: Néctar
Reprodução: Ovos cônicos-ovais, de base achatada, com caneluras longitudinais divididas por cristas transversais. Lagartas cilíndricas, lisas. Crisálidas suspensas, ovoides, relativamente curtas, com a parte média um tanto contraída.

Curiosamente, tem como planta hospedeira o pé de uma fruta muito comum nos cafés da manhã, o mamão (Carica papaya). Em razão disso, é frequente vê-la neste tipo de plantação.
Vale dizer: borboletas são consideradas excelentes indicadores biológicos. Em outras palavras, sempre acusam problema quando há algum tipo de perturbação ecológica (sobretudo nas florestas).
Aliás, no mundo, existem mais de 17.500 espécies de borboletas. No Brasil, estima-se que este número passe de 2.500 espécies, das quais 1.900 habitem a Amazônia.
Uma das características da borboleta-tigre, que pertence à subfamília Danainae, é ter a asa anterior com forquilha na base e antenas aparentemente nuas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário