quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cosmosoma teuthras


ESALQ PESQUISA INVASÃO DE LAGARTA EM PIRACICABA.


Lagartas Cosmosoma em planta hospedeira 



ESCLARECIMENTO SOBRE AS LAGARTAS INVASORAS NO BAIRRO JUPIÁ


            No dia 08/01/2010 a Gazeta de Piracicaba publicou um artigo sobre centenas de lagartas que invadiram algumas casas na rua Umberto Provenzano, no Jupiá. Interessados no assunto, entramos em contato com o Senhor Nivaldo Basso, 67, morador da casa 218, uma das residências invadidas pelas lagartas. O senhor Nivaldo nos recebeu gentilmente e em uma rápida vistoria, percebemos que as lagartas não estavam atacando as plantas do quintal da casa, embora houvesse uma grande variedade de vegetais no local. No entanto, como já publicado na matéria anterior pela Gazeta, no final da rua há um terreno onde são criados cavalos e bois, além de uma área verde, local de onde, segundo o senhor Nivaldo, as lagartas teriam vindo. Assim, juntamente com o morador, fomos até a área indicada e pudemos constatar a presença das lagartas, agora já em menor quantidade, localizadas ainda na planta hospedeira, semelhante a uma trepadeira.
            As lagartas foram coletadas e criadas na planta hospedeira, identificada pelo Prof. Dr. Lindolpho Capellari Junior, professor de Depto de Ciências Biológicas da ESALQ/USP, como pertencente ao gênero Serjania, possivelmente tratando-se da espécie atrolineata, da Família Sapindaceae (mesma família do guaraná). Após a obtenção das pupas que ficam abrigadas dentro de um casulo de seda, foi possível obter as mariposas, para posterior  identificação da espécie.
Pupas Cosmosoma.

            As mariposas pertencem a uma família chamada Arctiidae e foram identificadas pelo Prof. Dr. Sinval Silveira Neto, professor do Depto de Entomologia e Acarologia da ESALQ/USP, como pertencentes à espécie Cosmosoma teuthras, espécie comum em todo país e de hábitos noturnos.
Mariposa Cosmosoma

            As lagartas desta família de mariposa não causam queimaduras, e ocorreram às centenas, devido à falta de inimigos naturais como fungos entomopatogênicos (fungos que só matam insetos) e outros patógenos, mesmo com a abundância de chuvas e calor, condições propícias a proliferação destes agentes de controle. Além disso, os ovos colocados pelas mariposas e, posteriormente as lagartas e pupas, não foram parasitados ou predados por uma série de outros inimigos naturais tais como: vespinhas, tesourinhas, aranhas, pássaros, etc, o que possibilitou a explosão da população de lagartas desta espécie que não é praga, mas que pode ocorrer, pelos motivos expostos, em “surtos”. 
            Devido à alta população de lagartas, a quantidade de folhas da planta hospedeira existente no local foi insuficiente, o que levou os insetos a procurarem por mais alimento. Nesta procura, acabaram por invadir as casas e não encontrando alimento nestes locais, morreram de  fome.
            [Patrícia Milano, Dra em Entomologia pela ESALQ/USP e, Fernanda Barbosa Lima, graduanda em biologia pela ESALQ/USP]

Pat, grande abraço do amigo. :)
.


10 comentários:

  1. acabo de ser picado na perna por uma mariposa dessas. ficaram 2 marcas (como se fossem ferrões) e não achei nada no Google a respeito de se ela possui alguma toxina. O local da picada ficou com leve inchaço da pele e dou um pouco (como uma ferroada de abelha). Se tiver algum contato pra eu enviar as fotos (do inseto e da picada) eu agradeço

    ResponderExcluir
  2. ah, foi na cidade de Florianópolis-SC, após 1 semana de chuvas intensas

    ResponderExcluir
  3. Vaner Bertoluzzi, mil perdões, minha conta google entrou em conflito e não consegui ver este comentário. Se ainda for do seu interesse, me envie as fotos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Ola, essas mariposas tem dimorfismo sexual? Eu tô com um pouco de dificuldade com a identificação de um exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, como vai?
      Por favor, faça algumas fotos e envie para o
      Prof. Sinval Silveira Neto
      Professor Titular (Colaborador Sênior)
      E-mail: sinvalneto@usp.br
      Ele poderá lha ajudar mais que eu.
      Felicidades.

      Excluir
    2. Muito obrigada, João Ângelo!

      Excluir
  5. Tem uma agora na minha janela, acabou de nascer. Percebo que o casulo eh coberto por pêlos.

    ResponderExcluir
  6. Achei uma aqui no portal da minha. Casa gostaria de saber se ela tem e venenosa pra nós seres humanos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? Na foto que me enviou, confirmo que se trata de um adulto de Arctiini (Erebidae: Arctiinae), infelizmente, por ser um grupo enorme, não posso confirmar a espécie. Abraços.

      Excluir
  7. Foi aqui em Campos Gerais Minas Gerais

    ResponderExcluir