terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como arranjar asas de borboleta


Palitos, pó talco, cola de contacto e cartão são alguns itens necessários.

Borboleta monarca (Foto: acrylicartist).

O jornal inglês The Guardian publicou um pequeno vídeo que ensina a arranjar uma asa de borboleta partida, sem magoar o insecto, para que volte a funcionar.


A ‘lição’ é dada pela Live Monarch Foundation's e os métodos demonstrados funcionam com qualquer espécie, apesar do ‘paciente’ demonstrado ser uma borboleta monarca macho. Esta espécie (Danaus plexippus) é nativa do Continente Americano e famosa pelas suas migrações extraordinárias em extensão e número de indivíduos. Já foi considerada migrante de passagem em Portugal até se descobrir colônias residentes na Madeira, por exemplo.

Segundo o ‘médico’ do vídeo, quando os estragos nas asas de uma borboleta não são superiores a 40 por cento, como por exemplo, faltar uma ponta numa das asas, pode-se alinhar as duas asas e cortar o excesso para que voltem a ficar simétricas. Mas, como no caso demonstrado, o macho monarca perdeu grande parte da asa e vai precisar de uma nova.

Para arranjar o estrago ou a falta de uma asa são necessárias 10 ‘ferramentas’ de trabalho: uma toalha, um cabide, palitos, cotonetes, asas extra, uma pinça, pó talco, uma tesoura, cola de contacto e cartão.
Com estes itens o ‘médico’ passa a demonstrar como fazer o arranjo passo a passo.

http://youtu.be/ah0SBALIc0o




http://www.youtube.com/watch?v=ah0SBALIc0o&feature=player_embedded#!

2 comentários:

  1. você deu uma passadinha no meu blog e eu vim conferi o seu!! adorei!!! amo borboletas e adoro aprender um pouquinho mais delas!!!! beijos

    ResponderExcluir