terça-feira, 19 de outubro de 2010

Borboletas e lagartas na natureza

André Lucci Freitas, em publicação no site da FAPESP, nos presenteou com lindas fotos de várias espécies de borboletas nativas.© A Revista Pesquisa FAPESP - Tem todos os direitos reservados.É proibida a reprodução total ou parcial de textos e imagens sem prévia autorização.
Em e-mail enviado, me foi dada a autorização onde dou os devidos créditos a autores e link que compartilho.

Obrigado Prof. André.
Aproveitem o espetáculo que são as borboletas...


Anartia amathea – Esta espécie é muito comum em áreas alagadas, onde cresce a planta que alimenta suas larvas. Em alguns lugares mais perturbados pode ser a espécie mais comum. 


Anartia jatrophae – Parente próxima da A. amathea, esta espécie é comum em áreas bem abertas. É fácil vê-la voando baixo na vegetação rala das dunas próximas ao mar.


Caligo teucer – Esta é apenas uma das borboletas conhecidas como “olhos de coruja” ou “corujão”. São espécies de hábitos crepusculares, que voam bem cedo pela manhã ou no final da tarde. Entre elas estão algumas das maiores borboletas do planeta.


Catonephele numilia (borboleta) – Esta espécie, comum em quase toda porção tropical da América do Sul, é comum nas bordas e clareiras das florestas. As fêmeas são bastante diferentes dos machos, sem as marcas laranja nas asas.


Catonephele numilia (lagarta) – Esta espécie, comum em quase toda porção tropical da América do Sul, é comum nas bordas e clareiras das florestas. As fêmeas são bastante diferentes dos machos, sem as marcas laranja nas asas.


Dynamine artemisia – Esta borboleta pequena tem lagartas que se alimentam em folhas da urtiga trepadeira.


Junonia evarete – Comuns em toda a América tropical, estão presentes em diversos ambientes abertos, incluindo áreas urbanas, praias e pastos.


Melanargia sp. – Esse grupo de borboletas é bastante conhecido por ser abundante em florestas da Europa e da Ásia, voando apenas nos meses do verão.


Tegosa claudina – Uma borboleta comum e presente em diversos ambientes desde clareiras de florestas até jardins urbanos. As lagartas vivem em grandes grupos e se alimentam em plantas da família das margaridas. Leia também a reportagem Cores ao vento sobre as borboletas ninfalídeas

Abraços " alados ",
como costuma falar uma amiga querida.


2 comentários:

  1. Olá!Encontrei esse blog procurando lagartas de certos tipos de borboletas,embora aki eu não tenha encontrado a que queria, as que postaram me foram úteis pois tenho uma coleção de fotografias(minhas e algumas da internet) de lagartas borboletas e mariposas e a fase larval da borboleta Catonephele numilia e a Dynamine artemisia eu ainda não tinha. Se tiverem mais postagens como essas serão de grande ajuda. Estou criando um blog bem específico com fotografias e informações do tipo da borboleta(ou mariposa) sua fase larval, informações sobre que folhas a lagarta come e tudo o mais que puder reunir sobre cada espécie, isto porque é muito difícil encontrar um site específico, então resolvi fazer um blog. Obrigada pelas informações postadas aqui sobre o inseto que mais adoro: AS LINDAS BORBOLETAS CRIADAS POR JEOVÁ!

    ResponderExcluir
  2. Você pode identificar uma lagarta para mim?

    ResponderExcluir