sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

De olho no tempo ...

Maior enchente em 10 anos castiga Piracicaba (SP)


O Rio Piracicaba começou a transbordar no início da noite de terça (29) e até agora já subiu mais que o dobro do normal, chegando a 5,7 metros e causando a pior cheia dos últimos 10 anos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, a CPFL, que fica em Americana, teve que abrir as comportas do Rio Atibaia e por isso a vazão aumentou, embora a Defesa Civil garanta que esse não tenha sido o principal motivo das cheias. Até às 19h dessa quarta, cinco pontos de alagamento eram registrados, incluindo a badalada Rua Porto. O rio Corumbataí, afluente do Piracicaba, também está acima da capacidade, piorando ainda mais a situação. Famílias já deixam suas casas com medo das enchentes. A prefeitura retirou moradores de sete residências ameaçadas. O Piracicaba transbordou também em Santa Bárbara D'Oeste, desabrigando quatro famílias do bairro Cruzeiro do Sul. Os móveis das casas foram levados para uma escola. A Defesa Civil está ajudando as pessoas que precisam mover bens por medo de alagamentos. Para receber o auxílio basta ligar para o telefone 153. A chuva também tem causado problemas em outras regiões do Estado e no Sul de Minas Gerais.
 
(Fonte: De olho no tempo, com informações EPTV)
 
Segue algumas fotos...
 















Piracicaba mobiliza força-tarefa para enfrentar enchentes.

Para reforçar o atendimento à população e também garantir a fluidez do trânsito, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Defesa Civil e suas secretarias municipais, colocou em prática a mobilização de sua “força-tarefa” para enfrentar a enchente, principalmente na rua do Porto, Vila Rios (IAA), Pau D`Alhinho e outros pontos alagados.
Desde a forte chuva da noite do último dia (5), a Defesa Civil incrementou o seu trabalho, com homens, veículos e máquinas, atendendo moradores de áreas de risco. O mesmo aconteceu com os agentes de trânsito, porque parte da avenida Dr. Paulo de Moraes foi interditada próximo ao rio. Isso impede a passagem de veículos pelas pontes do Morato, nos dois sentidos.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) também enfrentou problemas com atraso de ônibus urbano. Os bairros mais prejudicados foram do Jupiá, Pau D´Alhinho e Bongue. As linhas de ônibus destes bairros estão indo pela Estrada da Nova Suissa, Estrada do Pau D’Alhinho, chegando ao Jupiá. O motivo é que o principal acesso ao Jupiá está interditado. As águas cobrem toda a Estrada do Bongue.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário