segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Parceria entre borboletas e formigas

Parceria entre borboletas e formigas

As primeiras liberam açúcar enquanto as lagartas são protegidas


O biólogo Lucas Kaminski, foi um dos grandes colaboradores que fizeram muito  para o sucesso do nosso livro de borboletas.

Abraços amigo Lucas.

Segue texto publicado no EPTV.com-noticias, em 21/01/2011 - 10:10
 

O velho ditado de “uma mão lava a outra” parece ser bastante apropriado para a faceta apresentada por duas famílias de borboletas (Lycaenidae e Riodinidae) e as formigas do Cerrado, conhecidamente agressivas com intrusos em seu território.  
Mas aqui, desta vez, a parceria descoberta entre elas pelo biólogo Lucas Kaminski, em sua pesquisa de doutorado na Unicamp, provou que as borboletas possuem glândulas que produzem uma substância doce, das quais as formigas se beneficiam. Quase que instintivamente, o trato está feito.  

Sabe-se que as formigas são tão abundantes no planeta que interferem na vida de praticamente todos os animais e plantas. E apesar de atuarem como predadoras e acarretarem efeito negativo na comunidade dos insetos herbívoros, no caso dessas borboletas, não. O açúcar produzido por elas é o componente de sedução para mantê-las vivas.
Em outras palavras, numa relação mútua, quando essas borboletas têm suas “filhas” (as lagartas), elas são protegidas contra os ataques de outros inimigos naturais e podem se alimentar das plantas ocupadas pelas formigas sem correr risco de serem atacadas.

“Ninguém chega perto para fazer mal às larvas, pois as formigas são agressivas e agem como guarda-costas das lagartas”, explica Paulo Oliveira, coorientador da pesquisa e especialista em ecologia comportamental de insetos.
Em resumo, as borboletas, que geralmente não têm como lutar contra outros herbívoros, no caso dessas famílias, têm nas formigas as guardiãs das larvas.
A tese de doutorado está inserida dentro de uma linha de pesquisa consolidada na Unicamp, que aborda a interface da interação entre plantas, formigas e herbívoros no Cerrado, coordenado por Oliveira.

Parabéns amigo  Lucas Kaminski



Nenhum comentário:

Postar um comentário